terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vendo o Evangelho, mas Enxergando a Mensagem




Vendo o Evangelho, mas Enxergando a Mensagem



Marcos foi o primeiro a lançar no papel a tradição a respeito de Jesus. Nele a figura do Jesus histórico aparece com maior nitidez. De todos os evangelistas, foi ele quem contou o maior número de milagres e as histórias de cura com mais detalhes. Seu Evangelho nos descreve e interpreta a história de Jesus.
Marcos mostra Jesus como Filho de Deus, como aquele que tem autoridade para anunciar uma nova doutrina e realizar milagres, e também como o homem impotente que é entregue aos pecadores. ''Se precisasse resumir minha visão da mensagem mais profunda do Evangelho de Marcos, diria simplesmente: confiança contra toda angústia, esperança contra todo desespero, luz contra toda escuridão, amor contra todo ódio.

Jesus não exige mais de mim do que posso dar; ele não me impõe um sistema de mandamentos. Ele não me chateia com ideologias piedosas.

Em Marcos, Jesus com seus embaraços e com sua maneira diferente de ser, ele me desafia constantemente a seguir o meu caminho, sem ter medo dos conflitos que me esperam, nem mesmo do fracasso que pode vir destruir a imagem que tenho de mim mesmo. Esse Jesus completamente desarmônico que acaba pregado na cruz me transmite uma confiança abismal: meu caminho desembocará na glória e no amor de Deus, seja qual for o julgamento e a avaliação que os homens fizerem do meu caminho''.

Para Mateus, ser cristão significa ser discípulo. Dessa forma, assim como os discípulos, os cristãos correm o risco de trair Jesus, de não o compreender, de vê-lo sob um ângulo errado ou de querer adaptá-lo à sua própria imagem e semelhança. Considerando que a lei de Deus foi interpretada de maneira errônea por alguns mestres judaicos, Mateus vê Jesus como aquele que interpreta autenticamente a Torá, para que os homens conheçam a vontade verdadeira de Deus. Em grande parte do mundo, reina hoje o medo.

Muitos se sentem dominados e paralisados pela angústia. Como Jesus, nós também podemos sentir a amargura da solidão, do abandono, do desespero, do medo e da impotência da morte. O Jesus do Evangelho de Mateus quer encorajar-nos, para que confiemos, como ele, no Deus em cujas mãos estamos. Em seu escrito, Mateus acentua o desafio ético da mensagem de Cristo: são sobre tudo o amor aos inimigos e a nova justiça que mostram ao mundo que Cristo trouxe a novidade capaz de transformá-lo e de saná-lo.

Hoje, quando o ódio só produz mais ódio, quando a violência se baseia freqüentemente em razões religiosas, o Evangelho de Mateus nos mostra como a inimizade pode ser superada pelo amor, como a violência pode ser vencida pela não-violência. Incentivando uma nova convivência segundo o espírito de Jesus, a Igreja poderá transformar-se em sinal de esperança, mostrando que a paz é possível...

Lucas, um homem culto, versado na filosofia e na literatura dos gregos, e conhecedor da tradição judaica, sentiu-se pessoalmente emocionado pela mensagem de Jesus e conseguiu descrevê-la de tal maneira que judeus e gregos entenderam o novo caminho para a vida que ele abriu na história humana e aprenderam a amá-lo.

O que Lucas conseguiu em seu tempo é tarefa da teologia de qualquer época: verbalizar a mensagem de Jesus de tal maneira que os contemporâneos se sintam atingidos e interessados por ela. Por isso, fascinado pela tentativa de Lucas de transpor a mensagem de Jesus para o horizonte de compreensão dos gregos, por ter sabido pintar de Jesus uma imagem atraente, muitos conseguem e prosseguem nesse esforço, interpretando os textos bíblicos preocupados com as necessidades e aspirações das pessoas e fazendo sua transposição para o caminho espiritual de cada um.

O Evangelho de João não pretende dar apenas informações sobre Jesus, mas apresentar sua figura como aquele que nos introduz na experiência mística do ''Deus Ternura'' no Meio de nós. João diz que Jesus é aquele que nos revela Deus, que o torna visível e experimentável neste mundo.

Na linguagem da mística de hoje, diríamos: Jesus nos introduz na experiência mística do Reino. Ele nos leva além da realidade imediata, revelando-nos a realidade propriamente dita, aquilo que realmente interessa, no visível ele quer fazer aparecer o invisível. João está convencido de que o homem se afastou de Deus e que, com isso, acabou-se afastando também de si próprio de seu núcleo divino, essa alienação fez com que ficasse preso dentro de si mesmo, tornando-se assim incapaz de amar.

A cura do homem consiste em sua religação com o divino, com a vida divina, ela o torna capaz de sair de si mesmo e de amar a Deus e ao homem juntamente com a Natureza.


Texto de Damasceno Penna

Precisamos repensar algumas afirmações nossas.

Nele,
De quem o Evangelho fala.

Wagner

5 comentários:

  1. Wagner permita-me:

    A pedido do verdadeiro Nureda; Segue o comentario que fez no meu Blog:

    Jair dos Santos, ou deveria chamá-lo de furacão?

    Jair, houve um propósito para eu o verdadeiro Nureda, iniciar esta despedida justamente contigo.

    Estou saindo do meio de vocês, pessoas tão magníficas, pois minha missão, acredito, já fora cumprida.

    Peço-lhe Jair dos Santos:

    Não desista de escrever seus poemas, pois embora eu nos os comente mais, sempre estarei lendo-os.

    Não deixe o Esdras se perder em seus pensamentos tão "subjetivos",pois aquele garoto ainda será um grande escritor. Eu ficarei orgulhoso de vê-lo dando autógrafos no lançamento de um de seus livros, talvez ele até assine um pra mim, mas não saberá que sou eu.

    Busque mais almas para essa CONFRARIA Jair! Não deixe que eles se dispercem, não permita que se agridam, não tolere que não se amem.

    Vou para outras salas tentar dar continuidade à minha missão. Talvez não encontre o amor que encontrei nesta, mas vale à pena tentar.

    Adeus Jair!

    Copie este comentário e passe aos outros confraternos, pois não mais voltarei.

    Ass. Noreda Somu Tossam

    ResponderExcluir
  2. É um Jesus tão visceral, tão plenamente confiante no significado da sua missão, que está disposto a dar a vida por ela; sim, se para trazer o Reino ele teria que sacrificar-se,então o sacrifício valeria a pena.

    ResponderExcluir
  3. Jair meu amigo
    Eu tenho uma posição diferente a respeito do Nureda, Noreda ou seja quem for.
    Estou escrevendo e mais tarde vou colocar por aqui.

    Um abraço pra você meu amigo e irmão

    ResponderExcluir
  4. Eduardo
    Esse é o Evangelho a-religioso

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. A mensagem do evangelho, ou o evangelho da mensagem, tem sua gênese do chão existencial humano, sua fonte de paz, confiança, humildade e amor.
    Pois em Jesus, vemos, sentimos e cremos o que era, é, e, sempre será para nós, exemplo de vida, verdade, amor e solidariedade.


    Quem consegue em Cristo olhar e se vê como em um espelho, em um constante processo de mudança introspectiva, que jorra uma fonte de um puro e cristalino manancial de águas vivas, para a vida, vivendo o trilhar de seu caminhar caminhante em humanização, encontrou de fato consigo mesmo e com Deus, pois o encontro com Ele é encontrar com nós mesmos!!!

    ResponderExcluir