quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Pérolas da Bíblia
Coré questiona a liderança de Moisés e Deus faz a terra se abrir e engolir seu povo, homens, mulheres e crianças
Números 16
20. Então Javé falou a Moisés e Aarão:
21. "Afastem-se desse grupo, porque vou destruí-lo num instante".
27. Eles se afastaram das tendas de Coré, Datã e Abiram, enquanto Datã e Abiram saíam com suas mulheres, filhos e crianças, para esperar na entrada da tenda.
32. A terra abriu sua boca e os engoliu com suas famílias.
Deus ameaça punir os israelitas forçando-os a comer a carne de suas crianças•
Lev 26:27-29. E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.
Jer 19:9. Farei que eles devorem a carne dos próprios filhos e filhas. Eles se devorarão entre si por causa do cerco e da angústia que seus inimigos vão impor a eles.
Deus mata centenas de crianças inocentes
Esta é a história em que Deus mata os primogênitos dos egípcios para castigar o faraó, cujo coração ele próprio havia endurecido (para poder depois justificar a matança)•
Êxodo 11:10.
Moisés e Aarão fizeram todos esses prodígios diante do Faraó. Javé, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país.
12:29. À meia-noite, Javé feriu todos os primogênitos do Egito: desde o primogênito do Faraó, que iria suceder-lhe no trono, até o primogênito do prisioneiro que estava na cadeia e até os primogênitos dos animais.
Os judeus continuam a sacrificar crianças mesmo depois de autorizados a substituí-las por animais. Deus permite que eles o façam para que eles saibam que ele é o Senhor•
Ezequiel 20:26. Permiti que se manchassem com suas oblações, quando para expiação de seus pecados ofereciam seus primogênitos em sacrifício, para que soubessem que eu sou o Senhor.
Deus permite que crianças judias sejam cortadas em pedaços e mulheres grávidas judias tenham seus ventres rasgados•
Oséias 13:16. Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.
Deus ameaça enviar animais selvagens para levar as crianças dos israelitas embora•
Levítico 26:21-22. Se vocês ainda se opuserem a mim e não me obedecerem, eu os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Mandarei as feras do campo contra vocês. Elas deixarão vocês sem filhos, reduzirão seu gado e dizimarão vocês, a ponto de lhes deixar desertos os caminhos.
Deus tem ciúmes dos outros deuses e castiga inocentes pelo pecado dos pais "até a quarta geração"
(Nota: ele não diz que os outros deuses não existem, apenas exige exclusividade em troca de proteção)•
Êxodo 20:5. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos.
Uma punição bárbara para a mulher que se mete numa briga para defender o marido•
Deuteronômio 25:11-12. Quando homens estiverem brigando, um homem contra seu irmão, e a mulher de um deles se aproximar para livrar o marido dos socos do outro e estender a mão, agarrando o outro nas partes vergonhosas, corte a mão dela. Não tenha piedade.
Crianças chamam Eliseu de careca e ele manda ursos, em nome de Deus, para matá-las•
II Reis 2.23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"
24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.
A Bíblia manda matar as crianças desrespeitosas•
Êxodo 21:17. Quem amaldiçoar o seu pai ou sua mãe, torna-se réu de morte.•
Deuteronômio 21:18-21.
Se alguém tiver um filho rebelde e incorrigível, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve, nem quando o corrigem, o pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade para ser julgado. E dirão aos anciãos da cidade: 'Este nosso filho é rebelde e incorrigível: não nos obedece, é devasso e beberrão'. E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo.
Realmente a Bíblia é o padrão e a revelação de Deus, infalível e perfeita. Ela realmente é a lei de Deus a ser seguida sem questionar.
Wagner
Assinar:
Postar comentários (Atom)
wagner, excelente texto. e ainda tem muito crente que acha que realmente deus era assim, que tudo isso era vontade dele e tentam fazer malabarismos exegéticos para explicar esses episódios.
ResponderExcluirabraços
Edu, realmente tem que ter muita "fé" para acreditar somente na possibilidade dos textos serem inspirados por Deus.
ResponderExcluirA coisa é tão absurda, que eu ainda posso colocar mais uns cem versículos piores do que esses.
Só as crianças acreditam em contos de fadas e papai noel.
Um abraço
Meu querido! Coloque sem dó!
ResponderExcluirEssa pequena compilação já é excelente para aperitivo.
E aí Julio
ResponderExcluirSerá que você é mais um chamado de herege?
Sempre bom tê-lo por aqui
Sim... e herege é pouco! hahaha
ResponderExcluirO problema quanto a Bíblia é justamente seu "absolutismo". Que na verdade não é exigido nem por ela mesma! A Bíblia não pede para si mesma qualquer ato de fé absoluta, não tenta se passar pelo livro de Deus... Cada qual escreveu lá - em épocas diferentes, políticas diferentes, culturas diferentes, etc - suas próprias concepções.
As pessoas passaram a acreditar de que pelo fato de livros tão antigos terem se preservado (e hoje sabemos que não tão bem assim) eles possuem algum tipo de valor mágico.
Os escritores-pregadores - digamos assim para desconsiderar aqueles históricos, de fábulas, líricos, etc - tinham pontos centrais em si... objetivos comuns... mas interpretações diferentes sobre determinados aspectos. No novo testamento percebemos essa semente da relatividade no que antes era absoluto (e nem tanto assim).
O problema do relativismo é que ele é desconfortável para toda forma de controle social. Isso é... o governo, a igreja, e demais instituições são baseadas em estados fixos... de leis fixas, condições fixas, etc.
Um pastor sofre com o relativismo dos conceitos doutrinários e morais assim como um fabricante de computadores sofre com a relativização do valor dos seus equipamentos.
Relativizar a bíblia e/ou mostrá-la como um conjunto de livros com suas relatividades particulares é um "absurdo" inaceitável para o pastor que é idólatra do seu próprio título-nome-condição.
Eu só passei a ganhar com a Bíblia quando deixei de ver sua magia e passei a ver seu conteúdo. Há muita coisa boa na bíblia, aplicável a nossa realidade, revelações maravilhosas, etc... mas quem se importa com isso?
Legal mesmo é sair por aí vendendo medo... falando de Diabo... falando de leis e mais leis... daquilo que agrada a Deus e NÃO agrada a Deus (como uma série de fetiches divinos)... do que um VERDADEIRO crente deve fazer (uma amiga falou que na igreja dela tem o slogan: "Sou feliz, sou dizimista", acredite... e por aí vai.
A Bíblia serve na medida em que mantiver o status quo. A Bíblia não cria nossa realidade... ela é uma pobre ferramenta na mão manipuladora de pessoas sem escrúpulos e interessadas unicamente em manipular quem pouco sabe sobre tais coisas.
Muito maduro o teu comentário. Não quero entrar em questões teológicas, mas o problema maior até daqueles que dizem conhece-la, é o literalismo que é infantil.
ResponderExcluirGente, ninguém quer cair na real nua e crua da enorme probabilidade de não existir nenhum Ser espiritual... De que nenhum Livro qual se diz sagrado mereça nossa boa atenção. Atuais livros, revistas e sites de auto ajuda é bem vindo. Psicólogos etc, também. Difícil aceitar tal situação, com convicção, porque incluirá uma consequência amarga, muito indigesta.. é termos de também estarmos cientes que esta tua vida e a dos que vc tanto ama hão de morre(separarem-se) para todo sempre! assim como ocorre c/ as plantas do teu jardim.
ResponderExcluirBíblia "Sagrada": Livro dos Disparates.
ResponderExcluirSó cego não vê que isto foi escrito pela igreja afim de dominar o homem, no concilio de niseia foi tirado a maioria dos textos originais e colocaram o que era conveniente para a dominação da igreja.
ResponderExcluirComo pode a maioria acreditar que deus e deuses existe com tantas cruedades.
ResponderExcluir