quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Tempo e a Eternidade



Trabalhar é cooperar com Deus para colocar ordem no caos. Na verdade, qualquer boa ação é um gesto solidário ao coração de Deus, que sempre desejou que esse mundo fosse um jardim. Dizem que quem não faz parte da solução, faz parte do problema, e, nesse caso, todo cristão deve agir como parte da solução para que o caos social, político, econômico, ético e ecológico seja revertido o máximo possível. Existe uma lógica para isso. Aliás, uma lógica que nem todo cristão alcança.

Por exemplo, quem acredita que haverá um dia quando Jesus substituirá esse mundo por um novo e uma nova terra, não tem muita razão para trabalhar para que este mundo seja melhorado e transformado. Por que gastar tempo, recursos e dedicar a vida a manter e aperfeiçoar algo que vai acabar? Talvez, no mínimo para evitar que o caos inviabilize nossa vida nesse mundo ou acabe batendo à nossa porta: até quem pensa que esse mundo vai acabar mesmo não deseja ficar sem água, ter um filho vítima da violência urbana ou ser usurpado por um governo corrupto. Talvez para anunciar que o reino de Deus virá em breve, e que é bom que as pessoas comecem a se preparar para viver nele, que, aliás, já dá os seus sinais. De fato, cuidar do mundo enquanto vivemos nele e promover sinais históricos do reino de Deus na história são duas excelentes razões para que todo cristão se comprometa a cooperar com Deus para colocar ordem no caos.

Mas, consideremos uma terceira razão. E se o novo céu e a nova terra não forem "outro mundo", mas esse mundo, levado, por Deus, à sua plenitude? E se nosso trabalho e boas ações repercutirem na eternidade como matéria prima que Deus usa para a transformação desse mundo em novo céu e nova terra? Você já imaginou a possibilidade de que, assim como você vive para sempre, seu trabalho e suas boas obras também subsistam por toda a eternidade, e que os sinais históricos do reino de Deus não cairão no vazio do nada, mas continuarão testemunhando a graça e a glória de Deus para todo o sempre?

Jesus disse que as pessoas abençoadas por nós na história nos receberão na eternidade. Paulo, apóstolo, disse que no juízo final Deus colocaria fogo na casa que construímos na história e preservaria apenas o que fosse ouro, prata e pedras preciosas. João, apóstolo, disse que a Nova Jerusalém desce do céu: desce para onde? O "fim do mundo" no Novo Testamento é mais parecido com uma mudança de tempo ou era (este século e o vindouro) do que uma mudança de endereço ou lugar. Os rabinos acreditam que "as boas ações dos homens são as sementes que Deus usa para plantar as árvores do paraíso". É possível que não estejam muito longe de ter razão.


Ed René Kivitz

5 comentários:

  1. Gostei muito da frase: “Trabalhar é cooperar com Deus para colocar ordem no caos”.

    De fato, Deus não está na desordem e destruição do planeta, e nem é algoz da vitimas inocentes que são destroçadas pela injustiça.
    Deus se coloca do lado daqueles que estão por trás do caos, não como geradores da destruição, mas como reconstrutores da ordem que gera vida.

    Uma das mais belas expressões bíblicas, sem duvida nenhuma é a de que somos cooperadores de Deus, ou seja, somos responsáveis por um futuro melhor e mais digno para nós e nossos filhos.

    Sendo que todos nós somos o sujeito da historia, e Deus está ao nosso lado, nos interpelando, cooperando conosco por um mundo melhor e mais bonito.
    Deus não é o nosso inimigo, como pintou a teologia clássica, que vai nos destruir, pois ele mesmo amaldiçoou o universo, não!!!

    Deus é nosso amigo, está ao nosso lado, ao lado da justiça e da paz.
    E espera desejoso que todos nós venhamos cumprir a nossa missão de cuidar e preservar da terra, ajudando uns aos outros, para que o nosso futuro seja um futuro belo e significativo!!!

    A resposta de Deus para o drama humano de dor, injustiça e sofrimento, somos nós, instrumentos de Deus na reconstrução do caos em pró da vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcio

    Boas as tuas palavras
    Se realmente acreditarmos nisso, esta aí um bom projeto de vida.
    Só prova que existem coisas que são muito mais pertinentes.

    ResponderExcluir
  3. Nós, e somente nós, somos responsáveis em colocar ordem no caos, deus deve ter coisas mais fáceis para fazer...

    (da série: provocações eduardianas)

    ResponderExcluir
  4. somos alguém dentro de uma esfera de persuasão de palavras pelas quais o finito tenta desvendar o infinito absoluto ou abstratro;mediante perguntas e questionamentos do viver diario em que chamamos de tempo;vivendo numa certeza de obtermos uma eternidade! onde? com DEUS em algum lugar onde o tempo não será importante e sim a eternidade.

    ResponderExcluir
  5. Kairos, quem sabe nossas expectativas não deveriam se voltar para promoção do bem nesta terra?

    Um abraço

    ResponderExcluir