sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Na Casa de Meu Pai há Muitas Moradas


Na casa de Meu Pai há Muitas Moradas


O Capítulo 14 do Evangelho de João é muito mal interpretado. Na maioria das vezes as pessoas isolam o texto do seu contexto, não percebendo a simplicidade do mesmo. Isso acontece também quando pensamos sobre Maria Madalena. Muitos acreditam que ela era uma prostituta, sem a Bíblia nunca se referir a ela como tal. Nem sempre a interpretação dada pela ordodoxia está correta, mas sofreu influência que visavam interesses daquele momento histórico.
Vamos navegar no texto de João 14 e tentar entende-lo? Vamos?
Em primeiro lugar a palavra grega para morada no versículo 2, só se encontra no versículo 23 do mesmo capítulo. A primeira pergunta que podemos fazer ao texto é: Se morada no versículo 2 é literal, e se for interpretado como uma casa literal, como conciliar com o versículo 23 que não é uma casa física mais espiritual? O versículo 23 fala do nosso corpo como morada de Deus. É importante verificar que o versículo está no plural “viremos para ele e nele faremos morada.” Como isso aconteceria? Jesus precisava ir para o Pai para (preparar lugar) que o outro consolador (Espírito Santo) viesse. Foi isso que ele foi preparar, e não outra coisa que ainda não estava pronta no céu. O fato de estar no plural é importante porque Jesus também volta para morar em nós, mostrando o que realmente ele queria dizer "vou e volto"
Os versículos estão todos na primeira pessoa mostrando que Jesus se referia a ele mesmo vindo morar em nós. Como ele viria morar em nós se não fosse pela vinda do outro consolador?
É fundamental lembrarmos do fato que para a teologia de Paulo, casa do Senhor, morada de Deus, pedras vivas, colunas do templo, somos nós e não algo físico.
O texto grego não tem divisória. Na tradução de João Ferreira, colocaram uma divisória entre os versículos 14 e 15, atrapalhando muito a interpretação.
Os primeiros versículos claramente introduzem sobre o assunto morada do Espírito, que será explicado nos versículos seguintes. Vamos ver?
No versículo 3 ele diz: E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.
No versículo 4 ele diz: Vós conheceis o caminho para onde eu vou.
No versículo 17 diz: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós.
No versículo 18 diz: Não vos deixarei órfãos, virei para vós.
Note que ele está falando do Espírito habitando em nós, usando o verbo na primeira pessoa.
O versículo 23 diz: Se alguém me amar, guardará a minha palavra. Meu pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada. Veja: Mais uma vez ele usa o verbo na primeira pessoa para falar do nosso corpo como morada, e ainda fala no plural, significando que ele também viria morar em nós. Se ele também estaria em nós, e claro que a onde ele estiver, nós estaremos, porque ele habita em nós.
Veja que tudo isso aconteceria com eles vivos, segundo os versículos 25 e 29. Eles veriam acontecer. Se fosse algo no céu, como eles poderiam ver?
25 – Tenho-vos dito isto, estando convosco.
29 – Eu vos disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

O que quer dizer “A casa do meu pai tem muitas moradas”
Casa é a plenitude da igreja. Somos pedras vivas, colunas do templo e etc. A igreja invisível está a cada dia fazendo com que essa casa alcance essa plenitude.
As moradas são todos aqueles em que o Espírito habita individualmente, já que a própria carta de Paulo aos Coríntios diz que nós somos essa morada, e que o Espírito Santo habita em cada um de nós.

Que cada um de nós reflita.
Wagner

86 comentários:

  1. Bastante razoável e desmistificadora a sua interpretação. Sem qualquer propósito revisionista, julgo importante, para o adequado exercício da fé, uma nova versão, mais precisa, do texto grego para o idioma português. Infelizmente, não domino o grego, pois teria grande satisfação em participar de uma pesquisa de tal importância.

    ResponderExcluir
  2. Tentei colocar o texto grego mas não consegui postar aqui. Tinha separado para te ajudar .. vou tentar de novo mais tarde.

    Já temos uma interpretação comum, que é uma casinha no céu. O texto grego que está em destaque quer dizer morada, que no versículo 2, é uma morada física; no versículo 23 a mesma palavra não pode ser interpretada como morada física.
    Vamos devagar, leia João 14 inteiro, com cuidado, sem dividir o capítulo e percebendo detalhes.
    Agradeço teu comentário.
    Vamos continuar refletindo sobre isso
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. eu entendo que jesus quiz dizer que para cada ser vivo do universo, de acordo com seu grau de adiantamento moral,inteligencia , fisico existe um mundo apropriado para ele, nem todos os mundos e seres do universo precisam das mesmas condiçoes da natureza planetaria para existir, o ser humano nao e unico no universo ele faz parte de uma cadeia de evoluçao divina, ser deus e justo o nosso mundo não pode ser unico, pois a pobreza e parte dele, logo ela faz parte de uma prova ou ensinamento divino.. abraços..

    ResponderExcluir
  4. 1ºA ONDE O PAI ESTÁ?
    R- NO CÉU.
    2ºE JESUS AGORA?
    R- ENTERCEDENDO POR NÓS AO LADO DO PAI
    3ºE O ESPIRITO SANTO?
    R- É CONSOLADOR SIM MAIS AJUDANO A CHEGÁ
    4ºE CIDADE DE OURO E CRISTAL
    R- É A DO APOCALIPSE

    ResponderExcluir
  5. Anônimo

    Vou comentar ainda mais quando houver uma identificação

    Primeiro: O pai, pode ser mãe segundo a Bíblia.
    O Pai ou a Mãe ou um Espírito, ou uma Divindade maior, ou o Criador, pode estar em qualquer lugar, o reducionismo nos faz colocá-lo em algum lugar.
    Jesus está onde alguém está. Está em todos os lugares sem precisar estar.
    O Espírito Santo, é Jesus em nós sem precisar ser.
    A cidade, é apenas uma figura sem precisar figuradamente ser, porque se concretiza na crença, sem necessáriamente ser pela imterpretação literalista e infantil de alguns.

    Tem muitas parábolas, quem entender que entenda.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. confira com II pedro 3.

    creio que toda a biblia,refere-se a um lugar fisico. há mais textos para confirmar.
    meu nome é Levy

    ResponderExcluir
  7. Levi, Que bom tê-lo por aqui

    Irmão eu li o capítulo inteiro e não encontrei nenhum tipo de contradição ao meu pensamento.
    O texto não fala de morar no céu e sim do juízo que virá sobre a terra.

    Se possível, seja mais específico para juntos tentarmos desenvolver melhor o assunto.

    Um abraço amigo
    seja sempre bem vindo

    ResponderExcluir
  8. Jesus estava se referindo a divindade que vive em todas as formas de vida, terráqueas ou não, deste universo ou de outros.

    Deus está onde mora a comunhão.

    Onde há vida, isso é, energia também, lá está o endereço da casa do Pai.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  9. NÃO PENSEIS QUE DEUS SEJA UMA PESSSOA, UM SER VIVENTE TERRESTRE,NÃO QUEIRAS FALAR DE DEUS COM A NOSSA INTELIGENCIA,VAMOS PARA UM OUTRO PLANO QUE DE FATO TRARAS A VERDADE DESSAS COLOCACAO ESCRITA NA BIBLIA. IMAGINE DEUS NO SEC 1 INSPIRANDO OU ILUMINANDO AOS APOSTOLOS DIZER QUE O SER HUMANO FOI PRODUTO DE DEUS QUE NAO PODERAS CRUZAR COM OUTROS HUMANOS,POIS COM ISSO PERDERAS A SEMELHANCA DELE ( DEUS)OU SEJAS VIVER ETERNAMNETE,POREM DEIXOU PARA TODO SER TERRESTRES RACIONAL A CONDICAO DE INTELIGENCIA CAPAZ DE IR A OUTROS PLANETAS, CURAR ATRAVEZ DA MEDICINA , POSSUIR PODERES FISICO DE CURAS ,ETC
    A PAZ DE DEUS, SUPREMO , REI , LUZ, SUBSTANCIA NAO DESCOBERTA A TODOS NOS...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, coloque o seu nome.

    Não entendi a relação do teu comentário com a postagem, mas creio numa coisa: A Bíblia não é de particular interpretação, por isso não podemos interpreta-la de qualquer maneira, dando o sentido que queremos. Para isso, temos as ciências de interpretação da biblica que são a exegese e a hermenêutica que nos ajuda a descobrir a origem da mensagem, entendendo o significado para os seus ouvintes originais.

    Mais é sempre muito bom tê-lo por aqui.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Com certeza Levy estamos as portas do tempo em que não haverá apenas interpretações, mas tudo estará claro como o sol que ilumina o raiar de uma nova consciencia! Ivone Leão

    ResponderExcluir
  12. A biblia passou por varias traduções ! A fala, escrita, pronuncia etc. Creio eu, que não era tão complexa e perfeita como é nos dias de hoje. Pra mim, não existia uma gramatica local. Por esse motivo a minha opiniao é a seguinte . . . A casa de deus é o universo e as moradas são lugares abtaveis ao ser humano. haverao muitos escolhido e poucos salvo. Esses que serao levados a terra prometida. Pois nenhum ser humano e digno de moradia no céu.

    ResponderExcluir
  13. NAPPAH
    Bom tê-lo por aqui

    Um dos princípios de interpretação da Bíblia é a exegese, que nos ajuda a entender o sentido do texto para os seus ouvintes originais.

    Exatamente contrário ao que você disse,a mensagem era muito simples para eles.

    A hermenêutica também nos ajuda na interpretação e contextualização dessa mensagem. Portanto não podemos dar qualquer sentido a mensagem sem respeitar os princípios de interpretação.

    Então a casa de Deus no texto não pode ser o que você disse.
    Se o céu não existe, então ninguem vai para lá.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que diz a Bíblia sobre o céu? A Bíblia diz em João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
      O conceito de céu é fora do alcance da nossa comprensão. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:9 “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”
      Como descreveu Isaías o céu? A Bíblia diz em Isaías 65:21-23 “E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos: Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.”
      Haverá paz até no reino animal. A Bíblia diz em Isaías 65:25 “O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.”
      Os deficientes serão curados. A Bíblia diz em Isaías 35:5-6 “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria.”
      Deus viverá com o Seu povo e não haverá mais morte, lamento ou dor. A Bíblia diz em Apocalipse 21:3-4 “E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

      Excluir
  14. Convido os amigos à visitarem meu blog.
    www.faceteque.blogspot.com
    Aceito ajuda e colaboração.

    ResponderExcluir
  15. Que exegese é essa me amigo!

    Estude mais um pouco e tome cuidado para não dar um sentido ao texto que ele não tem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. OLA!
    UM COISA NÃO FICOU CLARA NA SUA POSTAGEM.QUERO ANTES ESCLARECER QUE CONCORDO COM O SEU RACIOCÍNIO,MAS NÃO SE RESUME SOMENTE A NÓS COMO TEMPLO.EM HEBREUS FALA-SE SIM EM UM LUGAR NO CÉU(HB 12:22E23).E VC SABERIA ME DIZER QUAL A DIFERENÇA EM REINO DE DEUS E REINO DOS CÉUS?
    REPARE QUE HÁ SIM UM LUGAR´PREPARADO E RESERVADO PARA NÓS NO CÉU.MAS TBM ENTENDO QUE A IGREJA(COMO UNIDADE-CASA HÁ MUITAS MORADAS-MEMBROS).
    NA REALIDADE NÃO SEI SE O IRMÃO CONCORDA COMIGO
    DE QUALQUER FORMA SE DISSE ALGUMA BOBAGEM POR FAVOR ESCLAREÇA-ME...RSRSR
    DA SUA IRMÃ EM CRISTO
    PATINHO

    ResponderExcluir
  17. Oi Patinho ou Patinha

    O texto de Hebreus fala no presente e não no futuro. Fala da nova aliança na qual Jesus é o mediador. Não fala de morar no céu amiga.

    Reino de Deus e Reino dos céus é a mesma coisas.

    Um abraço amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pastor e escritor Dr. Steven J. Lawson escreveu sobre o céu:

      Não se enganem, o céu é um lugar real. Não é um estado de consciência. Nem uma invenção da imaginação humana. Nem um conceito filosófico. Nem abstração religiosa. Nem um sonho emocionante. Nem as fábulas medievais de um cientista do passado. Nem a superstição desgastada de um teólogo liberal. É um lugar real. Um local muito mais real do que onde você está agora... É um lugar real onde Deus vive. É o lugar real de onde Deus veio para este mundo. E é um lugar real para onde Cristo voltou na Sua ascensão – com toda a certeza![1]
      A Bíblia não nos diz tudo o que gostaríamos de saber sobre o céu, mas nos dá vislumbres do futuro para nos encorajar no presente.

      Excluir
  18. paz!
    antes de mais nada eu NÃO SOU TEIMOSA...sou convicta(rsrs).
    qdo Yeshua diz:é chegado a vós o Reino de Deus em mt 12:28 Ele quis dizer exatamente o que o irmão afirma na sua postagem;porém a palavra também diz que"carne e sangue não herdarão o reino dos Céus"
    como entender isso?
    SE UM REINO NOS É CHEGADO E OUTRO EM CARNE NÃO PODEMOS HERDAR OU POSSUIR(DAÍ ENTENDEMOS PQ O NOSSO ENCONTRO COM YESHUA NÃO ACONTECE SEM QUE ANTES TENHAMOS NOSSO CORPO TRANSFORMADO PQ MESMO COM O REINO DE DEUS EM NOS NÃO PODEMOS ESTAR NO REINO DOS CEUS EM UM CORPO CORRUPTIVEL HAJA VISTA QUE NEM CARNE NEM SANGUE IRÃO HERDA-LO.
    E SE ASSIM NÃO FOR...ONDE ESTÁ ELIAS?
    OU O QUE OI FEITO DE ENOQUE?
    NA PALAVRA DIZ QUE DEUS O TOMOU PARA SI(assim como será o arrebatamento da igreja num abrir e fechar de olhos ) E A MESMA PALAVRA DIZ QUE A TERRA NÃO PODE CONTE-LO(DEUS).QDO SE DIZ QUE DEUS ESTA EM TODOS OS LUGARES NÃO QUER DIZER QUE ELE ESTÁ DIVIDIDO EM MILHÕES DE PARTICULAS INDIVIDUAIS MAS QUE DE ONDE ELE ESTA PODE VER TUDO EM TODO TEMPO.E PELO SEU ESPIRITO HABITAR EM NÓS.
    TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM AS EQUAÇÕES(rsrs).
    ALIÁS ONDE ESTAVA DEUS ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO?
    PAZ AMADO(desculpe minha insistencia mas sou um pouquinho obstinada...os professores do meu seminário que o digam )que bom que achei seu blog,amo ler as suas postagens.
    abraço grande da Patinha

    ResponderExcluir
  19. Já te respondo amiga.

    Eu te chamei de teimosa?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Oí Patinho "feio"

    Não acho vc teimosa rsrsrs

    Para habitarmos na terra restaurada, precisamos realmente que nosso corpo seja teransformado.
    Elias e Enok, antes de serem pessoas históricas são representações. Elias principalmente aparece como figura em toda bíblia.
    Hebreus 11.13, fala que todos morreram e Enok estava na relação. Elias, a biblia diz que todos pecaram. Se a redenção veio por Jesus e Elias foi arrebatado, como ele foi redimido? Como ele chegou antes de Jesus no "céu" se Jesus é o primogênio? Como ele chegou antes de todos juntos se todos chegaremos juntos?
    Vamos continuar refletindo>

    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi Wagner adooooooooooooooooooro seu blog!! Me divirto lendo quando tenho tempo, (principalmente os comentários)
    Beijos Amigo
    Risos
    Shalon
    Sheila

    ResponderExcluir
  22. Oí Sheila!

    Depois que eu acabei com a tua casinha no céu, você fica rindo?

    Beijos amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o ‘mega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas" (Apocalipse 22.12-14).(Thomas Ice e Timothy Demy - http://www.ajesus.com.br)

      Excluir
  23. EU ENTENDO QUE JESUS QUIZ DIZER QUE QUANDO ELE VOLTASSE NOVAMENTE AO CÉU IRIA PREPARAR MORADA LÁ, ISTO É A NOVA JERUSALEM CELESTIAL.

    ResponderExcluir
  24. Oí Paulo, bom tê-lo por aqui.

    O texto original não é dividido, portanto a primeira parte do capítulo está introduzindo a morada do espírito que somos nós.
    Leia o texto com esses olhos e você verá que os verbos estão todos na primeira pessoa quando se refere a Jesus.
    Jesus tinha que ir para que o outro consolador viesse morar em nós.
    Se você notar,João 14.29 diz: Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
    Como seria casa no céu se eles veriam acontecer?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu e Eternidade

      Thomas Ice e Timothy Demy
      Há muito tempo atrás, em meio ao sofrimento e à morte, Jó perguntou: "Morrendo o homem, porventura tornará a viver?" Séculos se passaram antes de haver a resposta certa e final dada por Jesus Cristo: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" (João 11.25,26). Na véspera da Sua crucificação, Jesus disse aos Seus discípulos: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também" (João 14.2,3).

      Excluir
  25. wagner, meu nome é vagner.
    Fico felis ao ver sua busca pela sabedoria,no entanto meu imão e xara fico triste pois comessou de um modo erronio, se tornado um incredulo. Se vc tem tanto conhescimento biblico como não pratica oque sabe, não leste q o principio da sabedoria é o temor a Deus? tambem não leste q sem fé não se pode agradar a Deus?
    No livro de jó,e tambem em proverbios de Salomão, a sabedoria é um item indispensavel. Porem o livro de jó deixou claro q a sabedoria do homem não se compara se com a de
    Deus. Um dos salmistas confirma essa ipotse quando ele diz: Quiz eu anunciar seus pensamentos senhor, mas não pudi porque eram muitos e inumeraveis.
    vamos falar de Elias, tu dizes q ele foi apenas um personagem de uma hestoria um conto. Temos uma opinião contraria e vc ja vi; tem algo q nós concordamos q Jesus veio ao mundo e fez oq ja lemos serto? Se Elias era apenas um personagem de uma historia qual quer igual vc diz, me diga quem aparesceu para Jesus e 2 de seus dicipulos no monte das Oliveiras? espero q não me interprete mau pois não quis ser astuto mas apenas claro e objetivo.

    ResponderExcluir
  26. Wagner,

    Primeiro, Raramente eu vejo um texto tão mal escrito como o teu.

    Com relação a sabedoria o próprio Deus dá aos simples, mas parece que nào deu a você.
    O que tem haver o teu comentário com a postagem?

    Amigo, estude um pouco porque você ofende até o mais indouto dos idiotas.

    Elias, eu disse que ele era um personagem? Tú é louco.

    Não entra mais aqui não. Você não sabe nem o que fala.

    Obs: Só para tentar te ensinar alguma coisa: Se você interpretar que Elias apareceu literalmente na transfiguração, você terá que aceitar que Moisés apareceu também. Como Moisés pode ter aparecido se a Bíblia diz que depois da morte segue-se o juízo. Como ele pode ter aparecicido se ele morreu?

    Amigo, procura a tua turma.

    ResponderExcluir
  27. Se não existe uma segunda vida após a morte, Jesus morreu em vão; e em vão sofreram seus apóstulos correndo de aldeia à adeia para anulcia-lo.

    E quanto ao IDE de Jesus? onde Ele diz: IDE e anuncia o evangélio a toda criatura quem cre será salvo...

    Se não existe uma morada para todos os salvos onde Deus vai coloca-los?

    De que maneira Deus vai consolar os que chorão?

    ResponderExcluir
  28. Anônimo, é a última vez que respondo a anônimo

    Leia pelo menos o texto com atenção.

    Onde eu disse que não existe vida após a morte?

    Pelo amor de Deus!!!

    ResponderExcluir
  29. Denis,
    provavelmente você não conhece qualquer princípio de interpretação da Bíblia.

    Eu disse que o Senhor não está nos céus? O texto do Salmo não está dizendo que nós moraremos lá, isso é uma dedução tua e equivocada.

    Você nem consegue interpretar o básico. Será que você consegue entender pelo menos o português?

    Em todos os versículos Jesus usa os verbos na primeira pessoa (deve estar difícil para você entender). Quando Ele volta, volta na pessoa do Espírito para fazer de cada um de nós sua morada. É por isso que no versículo 20 diz: "Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós".

    E nem por isso somos parte da trindade!

    A palavra grega traduzida como morada é Monai, que significa uma morada física. No versículo 23 a mesma palavra não pode ser interpretada como uma morada física porque fala de nós como morada não é?. (eu sei que você não vai entender, mas hoje estou com paciência).

    O que Jesus foi preparar foi à vinda do Espírito Santo, para isso ele precisava ir para que o outro consolador viesse habitar. Paulo disse que nós somos casa de Deus, habitação de Deus, morada de Deus e etc.

    Se for uma casinha no céu, como Jesus disse no vers.29: “Eu vos disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

    Se vai acontecer com eles vivos, a morada do versículo 2 é uma introdução ao assunto que se inicia no versículo 15. Como pode ser casinha no céu se eles iam ver acontecer?

    Para tua informação, no Grego não existe separação no capítulo, tudo é uma coisa só.

    Me faz um favor, entra numa boa faculdade de teologia e se dedique bastante, porque você precisa, pode acreditar!

    ResponderExcluir
  30. Oi Abner

    Vou acessar o site e o blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  31. Todos querem entender o que é o que não é
    Primeiro deus é uma palavra titulo,como presidente-rainha-imperador...
    O Pai também,vejamos o ser humano,vamos por nome. Claudio teve um filho e o filho foi criado,foi criado por quem por Claudio ou pelo pai,sim a pergunta é criado pelo claudio pai.Então vejamos,
    nós também fomos criados por JESUS no PAI.
    Nós temos que ajudar as pessoas a entender não complicar as coisas de deus que é JESUS.
    Repararão que eu coloco a palavra pai e deus em minuscolas e JESUS em maiusculas porque o nome dado sobre todos os nomes para ser adorado no céu na terra e embaixa da terra CRISTO JESUS.
    Reparou que através da humildade,amor e verdade conseguimos entender a CRISTO JESUS mas nunca entenderemos a energia criadora de tudo que esta em CRITO JESUS não em nós.
    Sou pessímo em português se tiver alguma coisa fora de contesto me desculpe,mas também nem ligo que a sabedoria não vem de estudo de teologia ou psicologia,por isso que JESUS fez um jumento falar.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo,

    Eu não respondo mais a anônomos. Publiquei o teu comentário porque senti pureza e
    sinceridade nas tuas palavras.

    Coloque o seu nome e um link para contato.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  33. Boa sorte Wagner,que JESUS Ilumine a sua caminhada.Eu sou o anonimo que escreveu todos querem entender o que é,oque não é.
    Ai vem a minha reflexão,todos nós queremos no final é sermos felizes,encontrei a solução em CRISTO JESUS a este senhor eu entrego toda a minha vida,tão deslumbrante qual vejo maravilhoso é a palavra do Pai.Eu encontro tanto abisurdo em livros,internet,programas de televisão até nas relegiões,vejo as pessoas dando tapas na boca de cristo.
    No inicio da criação do homem no jardim do édem
    quando adão e a eva foi expulso JESUS ja se representava nas vestis de ambos(o cordeiro que tira o pecado do mundo).
    Em Abrão representava JESUS,o filho com um feixe de madeira e Abrão o pai na frente com uma adaga subindo a montanha para crucificar o filho.
    Em Moises representava JESUS,para os
    primogenitos não morrerem,Jesus mandou sacrificar cordeiros e derramar sangue sobre as portas de madeiras.
    A mais de 2000 AC a representação total de JESUS em varios pontos da biblia.
    Vejamos hoje,a felicidade esta aonde,na exaltação(elevação)do nome de CRISTO JESUS atraves das nossas obras não dos louvores somente.
    Se alguem esta com frio de um agasalho
    Se alguem esta com fome de algo de comer
    Se alguem esta doente de o remédio pra curalo
    Em Mateus dis voceis me louvão em vão mas as suas atitudes não são pra mim,as religiões que hoje falam que serve a Deus digo não importa que eu diminue sim que ele cresça falado por João Batista.Interessante que a palavra de Deus que é JESUS CRISTO disse que eu sei da onde vim e pra onde vou ninguem sabe da onde veio e nem pra onde vai,JESUS disse que ninguem sabe pra onde vai,então pra que descutir sobre pra onde vamos.
    Todos em união vamos exaltar o nome de CRISTO JESUS para que todos encontremo-nos em algum lugar em cristo e seremos todos filizes.
    O meu nome é josé maria o servo de JESUS.
    O meu email é josemaria@estampacron.com.br

    ResponderExcluir
  34. José Maria,parabéns pela sua entrega.

    Me referindo ao teu comentário, os absurdos são ditos por pessoas que falam e escrevem mais não conhecem.

    Uma coisa é você estar maravilhado (isso é bom), outra coisa é falar D'ele com conhecimento.

    Mei irmão, seja fiel naquilo que você alcançou.

    Leia Mt 25 a partir do versículo 31, onde concordo com você no sentido de que devemos cuidar das pessoas.

    Um abraço e fique na paz

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de rsponder a um anônimo, já estava até com a resposta pronta, mas não respondo a anônomos.
    Se quiser ler a rsposta, reescreva se identificando.

    ResponderExcluir
  36. Olá Wagner,

    Não se preocupe com muitos dos comentários subscritos aqui, contrariando sua reflexão, afinal você acaba de destruir a casinha de muitos nos ceus, (inclusive a minha)rsrsrsrsrs!

    De acordo ao pouco que entendo nesse e em outros textos da própria palavra, estou de acordo com a sua reflexão.

    Queridos, se ficarmos atentos nos três primeiros versos do texto em reflexão, entenderemos que Jesus não estava afirmando que iria mesmo preparar um lugar (casa, um cantinho ou coisa parecida para cada um de seus santos), pois os aposentos ou moradas já existem. e são os seus próprios santos (filhos), olhando para a estrutura do texto, ("...se não fosse assim. eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar"), entendemos que Jesus coloca a frase no condicional e não na forma afirmativa.

    Por outra, eu não acredito que nos céus (ou no lugar aonde está Deus) exista ainda alguma coisa que precise de preparação pois, a bíblia ensina que ali é um lugar perfeito.

    Para terminar, gostaria de fazer uma pergunta às pessoas que insistem em pensar que Jesus tenha ido preparar um lugar nos céus:

    Se os santos forem morar nos céus (nesse lugar que vós dizeis que Jesus tenha ido preparar), quem habitaria a terra depois de restaurada? E como vós entendeis os textos de isaias 65:17, 65:22, 2Pedro 3:13 e Apc. 21:1.

    Meu nome é Adriano e eu sou Angolano.
    Deus abençoe a tua vida Wagner
    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. A PAz do Senhor irmão! Eu achei muito interessante a sua abordagem (do texto de João 14)e a explicação da sua opinião, acho que é bastante coerente e que foi muito bem colocada. A minha opinião difere um pouco porém, embora não creio que você esteja errado. Na minha opinião Jesus estava se referindo a habitação que temos em Deus, não feita por mãos do homem (2 Co 5:1), e portanto ele estava se referindo ao novo corpo que seremos revestidos quando esse tabernáculo (nosso corpo) se desfizer. Gostaria que você comentasse essa minha opinião, para que eu possa tentar chegar a uma definição sobre essa passagem. Obrigado, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  38. Lelo Toledo,
    Obrigado pelo comentário.

    A interpretação de 2Cor, está num contexto diferente.
    No texto citado por você, é preciso morrer para que o mortal seja revestido da imortalidade.

    Se você reparar o versículo 29 diz: Eu vos disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

    Pode notar, essa morada seria uma realidade para eles vivos.

    O texto citado por você, está em outro contexto.

    Vamos tentar avançar
    Um abraço

    ResponderExcluir
  39. Ola vagner, parabens pelo seu Blog..

    amigo, nao sou estutado da palavra, mas tenho sede de conhecer tudo..
    li muitas coisas sobre morada e a mais aceitavel é essa aqui.. em fim....
    Seja em qualquer lugar na terra ou no ceu..
    eu quero é ta com JESUSSSS...

    abração amigo, q Deus estaja na sua vida tornando a internet um lugar mas agradavel de se visitar. ^^

    ass: Eloy

    ResponderExcluir
  40. Oí Eloy,
    Obrigado pelo teu comentário.

    Exatamente, as pessoas estão esperando uma casinha no céu, trabalham para "Jesus" para ver se transformam essa casinha numa manssão.
    Capitalismo até no céu.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  41. Irmão Wagner:Graça e paz seja com vc. Li sua inrtpretação sobre a ideia de na casa de meu pai há muita moradas.
    E tenho meditado muito sobre isso. e achei bem válida, pois na atualidade muito têm mistificao varias passagens bíblicas.
    Quanto aos demais irmãos que o criticam eu lamento, pois muitos estão cheio de conhecimento inútil conforme seu bel prazer, é lamentável que a palavra de Deus traga tanta divisão.Um abraço
    Fraternalmente em Cristo.

    ResponderExcluir
  42. Romulo.
    Muito bom tê-lo por aqui.

    As pessoas colocaram chifre em cabeça de cavalo e eu estou tentanto tira-los.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  43. Irmão Wagner: Graaça e paz seja com o amigo.Depois se possível vc me manda seu email, pois desejo lhe enviar alguma coisa que tenho escrito sobre o evangelho e saber a sua opinião.
    meu email é:
    hetisu@yahoo.com.br. Um abraço, tenha um final de semana abençoado.

    Fraternalmente em Cristo.
    Rômulo

    ResponderExcluir
  44. Oí Rômulo

    O e-mail está na página inicial do blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  45. Recebi um comentário de um anônimo que não mereceu nem ser publicado.

    O cara pediu para ser burro e entrou na fila 10 vezes.

    O indivíduo de orelha grande e cérebro pequeno, não entra mais aqui não.

    Se vc não sabe, eu sou cristão e mestre em teologia. Se você não conhece do que fala, por favor não fala tanta besteira que você está envergonhando o quadrúpede.

    Suma daqui e nunca mais apareça!

    ResponderExcluir
  46. Wagner
    Graça e Paz.
    Irmão gostei muito de sua interpretação para o texto.
    E pelo que estou vendo através dos comentários,(comentários embasados, não os estúpidos), que a sua proposta sempre foi dialogar...
    Baseando-me nisso o que você pensa sobre uma ideia que tenho:
    Independente do simbolismo particular, tenho um profundo apresso pelo judeus e noto uma ideia da multiplicidade das habitações celestiais nas entrelinhas... A ideia de sete céus de Deus ditos como completos e perfeitos (sete o numero da plenitude tão difundido em toda a Biblia) tao falado pelos judeus em que cada um era um região distinta e cada qual com seu numero de galardões. No Novo Testamento temos Paulo falando sobre o terceiro ceu em IICor 12.2 e o proprio Senhor Jesus em Mateus 6.9 "Pai Nosso que estais nos ceus" (versao atualizada) e em Hebreus 8.1. Talvez com o trono de Deus na parte central da gloria. (no B'rit Hadashash e apenas ceu nao esta no plural, o que deixa toda minha ideia em xeque)
    Em Hebreus 6.20 fala do nosso Salvador Jesus como o nosso predecessor na entrada do Santo dos Santos o que antecipa o fato de nós como seus discipulos acompanharem Ele (isso se torna ainda mais claro tenho a versao do B'rit Hadashash - o Novo Testamento judaico) ate ali o que nos da a certeza do elevado destino de nós homens de chegarmos até Deus por intermedio de Jesus.
    Nesse caso então seria moradas realmente como casas...
    O que tem a disser sobre isso?

    Em Jesus que nos dá infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (inclusive a sabedoria vindo dEle)

    ResponderExcluir
  47. Ah perdao qcabei nao colocando meu nome:
    Rodrigo e sou membro da Igreja Crista Casa de Oração

    ResponderExcluir
  48. Oí Rock obg pelo teu comentário.
    Jaja te respondo
    Um abraço

    ResponderExcluir
  49. Rock,
    Uma coisa é a afirmação dos sete céus outra coisa é fundamentar biblicamente que nós vamos morar lá.
    Os judeus acreditam numa nova terra e não morar no céu
    Paulo diz que foi arrebatado (como um sair do corpo, mostrando a influência helênica do texto), e mesmo assim não fala de morar no céu.
    Jesus falou que o Pai está no céu, isso eu não nego no meu texto. Não diz também sobre morarmos lá.
    O texto de Hebreus quando fala de Santo dos Santos, está falando de intercessão.
    Chegarmos a Deus por intermédio de Jesus está correto.
    Obs: Já tem a venda a Bíblia Judaica completa.

    Um abraço mano

    ResponderExcluir
  50. Rodrigo
    Sim ja tem a venda a Biblia Judaica Completa e a tradução e muito agradavel. Irmao voce e de alguma denominação ou um simples pensador???
    Voce e do ES??? EU moro em Barra de Sao Francisco.

    Saudaçoes fraternas em Jesus em quem somos alicerçados.

    ResponderExcluir
  51. Rodrigo,
    Sou membro do corpo de Cristo, pastor, me reuno em casas, professor de teologia a 20 anos e moro no Rio de Janeiro.

    Um abraço mano

    ResponderExcluir
  52. davitakamine.es@hotmail.com21 de novembro de 2011 às 19:11

    wagner amei seus comentarios muito maneiro mesmo. mas tira-me uma duvida,reino dos céus é encontrado só em mateus, nao é pelo fato de ser escrito para os judeus e esses respeitarem dizer o nome Deus, entao o autor prefere com respeito aos...escrever céus simbolizando Deus.e outra dúvida com respeito a casa de meu pai, quando jesus disse isto(se é que foi jesus)ao povo, ele nao se referia as moradas do templo onde viviam os sacerdotes, levitas...etc.porque, penso era onde ficava a arca representando Deus certo? e poucos podiam entrar, entao jesus esta querendo mostrar aos discípulos que todos terao agora a oportunidade de acesso junto ao pai na pessoa do ESPRITO que é o proprio JESUS? e por favor explique-me o texto:quando este tabernaculo se desfizer tens um preparado nao por maos humanas mas por maos eternas.wagner ja virei seu fã desde a primeira leitura me amarro nestas paradas sou fã da biblia e gosto do conhecimento crítico fique ou seja continue nesta paz e continuamos sendo MORADA DE DEUS!

    ResponderExcluir
  53. Cada cristão tem a liberdade de interpretar os textos bíblicos. Como são escritos em metáforas, parábolas e ouatros textos simbólicos, eu deixo aqui a minha interpretação. HÁ mais de 30 anos faço esta pergunta: Na casa de meu Pai há muitas moradas. Creio que nos últimos dias recebemos uma resposta interessante. A NASA descobriu um planeta há 600 anos luz e este astro possui condições reais de existir vida por causa da água líquida e temperatura semelhante a da terra. Além desse planeta a NASA está de olho em outros mil astros que podem oferecer condições semelhantes. Então: NA CASA DE MEU PAI TEM MUITAS MORADAS. No universo há muitos lugares em que há vida, criação do mesmo Deus.

    ResponderExcluir
  54. Ola wagner,
    Minha irmã está doente e estou mt triste. Esta frase " a casa de meu pai tem muitas moradas" não sai da minha cabeça e tenho encontrado mts significados. Gostaria de compreender o significado bíblico e o que deus está tentando me dizer.
    Obg
    P.

    ResponderExcluir
  55. Não costumo responder anônimos mas vou abrir pra vc.

    A casa do Pai não é uma casa no céu. O texto se refere ao nosso corpo como habitação do Espírito Santo. A nossa esperança é estarmos reinando com Cristo numa terra restaurada, que será essa aqui totalmente restaurada como foi no princípio. Leia os texto e principalmente os meus comentários. Há sempre uma esperança. Deus pode reverter qualquer situação, e seja como for, estaremos com ele para sempre ... lá não haverá choro, pranto ou qualquer tipo de dor. A casa somos todos nós, e as moradas somos nós individualmente. Que o eterno te abençoe e guarde a todos na tua casa.

    ResponderExcluir
  56. Jose Luis ( portugal)29 de março de 2012 às 03:21

    Alguem me pode explicar porque muitas crianças sofrem logo quando nascem? Doenças,maus tratos,etc... se Deus as ama?

    Nas religioes (TEOLOGIA) só se debatem dogmas, nunca a realidade do ser humano? Nós deveriamos sofrer por causa dos nossos pecados mas, já teremos pecados na fase da inocencia?! Fruto do pecado original? E o Batismo nas aguas n o ilimina? Me batizaram com uma semana de vida mas n deixei de sofrer Tive uns excelentes pais muito devotos catolicos, sobretudo minha mãe, mulher de grande fé e dedicação a Deus e aos filhos . Meu irmão foi sempre homem com saude desde criança e feliz na vida eu nunca pude ser!

    Não terão razão os Espiritas dizendo que já tivemos vidas passadas nas quais cometemos muitos erros e agora estamos aqui para redimilos?

    Abraço fraterno a todos irmãos, paz e amor !

    ResponderExcluir
  57. A maioria esmagadora dos que comentam no blog, gostam ou fazem comentários inteligentes. Um quadrupede defendendo seu irmão,entrou por aqui sem ser convidado falando coisas sem nenhuma relevância para a postagem em questão.

    Defensor da família dos orelhudos, não vou postar a tus mediocre escrita porque eu nem te quero por aqui ... vai procurar teu irmão e fica com ele.

    ResponderExcluir
  58. Sei lá, acho a bíblia meio complicada de interpretar, já que ela foi interpretada e reescrita diversas vezes por monges copistas e outros profissionais da época, que com certeza adicionaram ou excluíram elementos. Ela dá vazão a muitas interpretações diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta certo. Exatamente por essas e por outras que não podemos definir nada.
      Eu apenas interpreto o texto no que ele diz dentro do seu contexto, respeitando os princípios de interpretação, sem levar em consideração o q vc disse, porque isso não teria fim.

      Excluir
    2. Em 2Co.11:3, entendemos que o diabo tenta a todo custo, nos afastar da simplicidade e pureza que há em Cristo, e nas suas Escrituras.Enquanto estamos na terra, mundo ( coisa fisica) o Pai vem, e habita nos seus servos. Quando a Igreja for arrebatada, nós habitaremos no Pai. Foi isto que Cristo disse.

      Excluir
  59. Olá José Luiz,

    a pluralidade das existências, ou reencarnação com queira não é uma particularidade dos espíritas, mas sim um conceito milenar compartilhado por budistas, hinduístas também no judaísmo, espiritismo, taoismo, cientologia, cristianismo primitivo, renovação cristão, confusionismo, umbandistas etc.
    Minha participação neste fórum é apenas por curiosidade, e por admirar muito o conteúdo aqui presente. Minha intensão não é portanto, impor nada apenas esclarecer um ponto que foi mencionado por nosso irmão.
    Muita paz para todos!

    ResponderExcluir
  60. Prova de que a morte do homem na terra e apenas uma passagem para outra existencia de vida no universo. A morte propriamente dita nao existe, pois ha vida em abundancia no universo.

    ResponderExcluir
  61. Essas moradas são literalmente outros planetas habitáveis.
    O Reino de Deus é físico espiritualizado, teremos um corpo glorificado, onde reina o amor.
    Na sequência do versículo, Jesus disse que ia preparar um desses lugares para nós e depois viria nos buscar. Simples assim! Aleluia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que revelação!
      Vc sabe o que é exegese e hermenêutica?

      É tão simples q vc não entende.

      Vc tem alguma formação teológica? conhece algum princípio de interpretação bíblica? conhece a cultura da época? conhece o texto Grego?

      Se não, seja humilde para aprender e não falar do q não conhece.

      Excluir
  62. Oi Wagner, vc acabou comigo sabia? Eu que estava arrumando minha casinha imaginária lá no céu vem vc dizer que ele ( o céu )não existe? Agora vou ter que fazer analise, sabia? rsrsrs

    Brincadeiras a parte nunca em toda minha vida li algo tão convencedor. Eu não tenho religião mas gosto de ler a Bíblia. Virei mais vezes aqui beber desta fonte cristalina.

    Parabéns pelos seus conhecimentos nota 1000 pra vc!

    Beijos carinhosos!

    flor de cristal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, Obg por vir aqui.

      Beber da Fonte? Vc nunca foi evangélica não? Já ouvi muito isso no meio evangélico. kkkkkkk

      Brincadeiras a parte,se possível, entre no face que estou publicando tudo lá agora.

      Procure: Wagner Carvalho ... a foto é de um beija-flor negro na mão.

      Beijo e apareça sempre

      Excluir
  63. Flor, Obg por vir aqui.

    Beber da Fonte? Vc nunca foi evangélica não? Já ouvi muito isso no meio evangélico. kkkkkkk

    Brincadeiras a parte,se possível, entre no face que estou publicando tudo lá agora.

    Procure: Wagner Carvalho ... a foto é de um beija-flor negro na mão.

    Beijo e apareça sempre

    ResponderExcluir
  64. Como é possível acreditar que só possa haver vida neste planeta?
    Por isso que Jesus afirmou: na cada do Pai (Universo), há muitas moradas (os outros planetas habitados por outras formas de vida).
    Bilhões de galáxias, trilhões de estrelas! Universo é gigante!
    O próprio Sistema Solar está na "periferia" da Via Lactea, que não é uma das maiores galáxias conhecidas...
    Simples!

    ResponderExcluir
  65. Não sei de onde vc tirou isso. Vc sabe a visão de mundo no tempo de Jesus qual era? Sabe o que é a matéria de teologia chamada exegese? Vc sabe o que é texto e contexto? Vc pode até acreditar nisso, mas ninguém provou nada. Mas dizer que morada quer dizer os planetas é piada.

    Mesmo assim foi bom tê-la por aqui.

    ResponderExcluir
  66. qual era a visao de mundo no tempo do messias

    ResponderExcluir
  67. Leia o texto que postei para ver que para paulo quem é a casa. A sequência do texto de João 14 vc vai ver que a morada somos nós e não outra coisa. A bíblia não se interpreta assim.
    Vamos por parte.

    ResponderExcluir
  68. Analisando algumas palavras dos seus comentários que quando você fala sobre visão de mundo, se referindo ao período histórico contemporâneo de Jesus, mostra com exatidão uma análise histórica sem anacronismos, mas em compensação acaba revelando um Jesus de conhecimento temporal, e não é isso que esperamos de alguem que é filho de Deus. Saindo das escrituras e tecendo uma linha raciocínio a respeito de um poder divino, Jesus como filho de um Deus, teria sim capacidade de ter conhecimento atemporal, algo além das capacidades humanas. Deus como criador, poderia sim revelar segredos que estavam naquela época além da capacidade humana de entender, do contrário jesus e deus estariam sempre presos nos limites da mente dos homens!
    Obs: Quanto aos quadrupdes, mas especificamente o Burro,uma curiosidade, é um animal que erra apenas uma vez para aprender!

    ResponderExcluir
  69. A vontade do Pai é que nós sejamos habitação dEle, sermos Casa de Deus. No momento que nos arrependemos, nos convertemos ao Senhor Jesus, Ele faz morada em nosso coração. Agora imagina quantas moradas existem neste mundo, sendo habitação do Espírito Santo. Mas o lugar que foi preparado, será um só para todos nós que o aceitamos, onde seremos uma grande família, em comunhão com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, sendo um só corpo, uma só igreja.

    ResponderExcluir
  70. Com moradas infinitas ou nao; DEUS esta no comando de tudo.

    charlesvilla60@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Apoc 21:1-Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2-Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. 3-Então ouvi grande voz vinda do trono dizendo: eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
    A Paz Senhor.

    ResponderExcluir
  72. Wagner,a PAZ do Senhor!Gostei muito de sua exposição do texto,vc mostra muito conhecimento sobre as coisas do Senhor,porém, para se fazer entendido não será pela força,pela brutalidade,pela humilhação e diminuição dos teus irmãos e visitantes quanto escrita e pensamentos.É necessário que pessoas pense diferente para aguçar o aprendizado.Sabedoria plena só quem a criou!
    Se não me engano a Bíblia diz que os mansos herdarão a face da terra.Não é o seu caso,pois mostrou muita arrogância nas respostas,fazendo-se pesssoa que não respeita crítica.Tenho medo!Se como blogueiro se manifesta desta forma,fico imaginando se tiver chamado minísterial,vai querer da tiro na cara de todos que falarem errado,escrever fora dos padrões de escrita,e expressar pensamentos e opiniões divergêntes à sua.Não se esqueça que vivemos em um país subdesenvolvido,onde pessoas são ignorantes quanto á educação em todos os níveis ,incluindo você.Um abraço!Que a PAZ e MANSIDÃO de Nossos SENHOR JESUS esteja daqui pra frente contigo!

    ResponderExcluir
  73. Na minha opinião, exegese e hermenêutica são métodos indispensáveis para a TENTATIVA de interpretação de qualquer livro sagrado muito antigo, onde o sentido literal seria absurdo. Por outro lado, de nada valem se a pessoa que as utiliza já partir de algum ponto onde acredite de antemão nisso ou naquilo. Nesses casos, obviamente, toda e qualquer interpretação estará apenas buscando a acomodação daquilo que a pessoa já acredita. Alguém que dedique sua vida a estudos e observações sobre a existência de vida inteligente fora da Terra vai imediatamente associar a frase "Na casa de meu Pai há muitas moradas" com aquilo que ele acredita saber. Já um cristão que ainda cultive a antiga ideia de que a Terra é o centro do universo (o que já foi motivo para a igreja matar na fogueira gente que pensava diferente), jamais vai interpretar a frase incluindo a possibilidade de que ela TAMBÉM se refira a outros planetas ou dimensões. Apenas a pessoa que tenha a humildade de reconhecer que NADA SABE, pode ser honesta nessa TENTATIVA de interpretação.

    ResponderExcluir
  74. Morada é um lugar real e para chegar lá, Jesus Cristo é o caminho, se não fosse isso ele nos teria dito. Da mesma forma as moradas aqui na Terra são reais, não é ilusão. Do modo como escreveu o tal Wagner, fica uma tremenda confusão.

    ResponderExcluir
  75. Me chamo Renato, Wagner, queria saber se você crê que Jesus ressuscitou e ascendeu ao céu ....

    ResponderExcluir
  76. Meu Deus! Me sinto envergonhada perante algumas discussões que li... Você poderia ter se expressado de diversas maneiras para algumas pessoas, das quais se manifestaram, expondo suas opiniões. O fato de muitos serem ignorantes por não ter um estudo ou o seu "entendimento"... Isso não faz de você, superior! perante a Deus somos todos iguais, cada um no seu grau de evolução! Se não tem nada a acrescentar, o silêncio seria sua melhor escolha... Oremos!

    ResponderExcluir
  77. Na visão biblica, existe Reencarnação? e em que local da Biblia encontro esta passagem. Se a resposta for negativa; Como explica a visão de Alan Kardec em relação aos espiritos após a morte?

    ResponderExcluir
  78. Alguém já cogitou a hipótese de que ele estava falando ao discípulos que eles teriam um lugar junto dele usando como figura as morada que tinham na terra, e no mais ele disse que já haviam moradas e que se não existissem ele as iria preparar , a questão não é se elas existem . mas se ele as foi preparar coisa que ele não afirmou

    ResponderExcluir