quinta-feira, 20 de agosto de 2009

HOMEM: FE-DOR OU PERFUME?


HOMEM: FE-DOR OU PERFUME?



Uma das maiores dificuldades do homem reside na área da auto-percepção.
Os cientistas nos dizem que se nos mesmos nós dissociássemos de do ponto de vista sensorial, e, assim, fossemos Capazes de sentir o nosso próprio cheiro, não suportaríamos o odor de nosso mal-cheiro, visto que, na Terra, apesar de nossos banhos e perfumes, em razão de todo o lixo variado e diversificado que comemos e bebemos, somos as criaturas mais fétidas do planeta.
E como assim é com o nosso próprio cheiro, sentimos que não, o é com nossa auto-imagem; com nossa auto-audição, e com nossa auto-imagem, sem falar que se não nos enxergamos a nós mesmos, e se não sentimos o nosso próprio cheiro e nem nós mesmos nos um ouvimos, é ainda pior a nossa condição ao pensarmos que vemos, entendemos e discernimos o nosso próximo, especialmente os mais próximos.
Sim! Do mesmo modo como nossa proximidade de nós mesmos impedem que sintamo nosso próprio cheiro, do mesmo modo, a proximidade do próximo mais próximo, muitas vezes, nos impedem completamente de enxergá-lo e ele, a nós.
Daí os inimigos do homem quase sempre virem de dentro de sua própria casa!
Ora, o saber é que assim já é vantagem grande, pois, de fato, nos põe no caminho da verdade e da realidade e, desse modo, nos faz mais Receptivos ao que nos outros possamos ver um espelhado nosso respeito.
O que os outros, no entanto, mais uma espelham nosso respeito, não é o que dizem sobre nós, ou pensar sobre nós POSSAM.
Não! O outro se torna nosso espelho por aquilo que nós não gostamos nele.
Sim! São as coisas que nós mesmos confessamos não gostar nenhum outro as coisas que, muitas vezes, Revelam significativamente a mesma realidade presente em nós, com outra cara, ou, ainda, nossa maior luta, ou uma das maiores, posto que o outro que nenhum me indigna, certamente é aquilo que importa muito em mim.
Ora, quem, pela revelação da Graça, discerniu sua Queda, e, assim, também aprendeu a discernir seu próprio mal-cheiro e odor, consequentemente não andará mais achando alguma coisa ou alguma pessoa mal-cheirosa neste mundo.
Quem sente seu próprio cheiro já não julga alguma coisa como sendo mais mal-cheirosa do que a si mesmo.
Por isto Paulo diz:
"Não há maior pecador do que eu!"
Afinal, ele foi dos poucos que aprendeu a sentir seu próprio odor natural.
Ora, também nasce o oposto de tal constatação na Graça.
É porque conheço o meu próprio mal-cheiro, e sei acerca da incurabilidade dele, alternativa, sem que, me rendo ao cheiro de Deus, à justiça de Cristo, e, assim, me torno bom perfume de Cristo no mundo.
Mas nem isto será bom-cheiro para todos. Afinal, até nosso fedor é sentido por nós como bom-cheiro.
Por isto, não é de admirar que os sentidos adoecidos sintam o bom perfume de Cristo no próximo, e, ainda assim, diga: "Sai pra lá, seu nojento!"

Nele, que na Palavra e na vida assim me ensina,
Caio


Se não fosse a graça de Deus!
Bom seria que todos nós soubéssemos discernir a nós mesmos e não somente os outros.
Wagner

Um comentário:

  1. Meu amado irmão, estou aquí para deixar minha pequena e humilde palavra, que na verdade não é minha mas dAquele que conhece nosso interior, costumo dizer que Cristo fez tudo certo e que só nos complicou quando disse, Negue o homem a sí mesmo, principalmente porque ele sabia que nosso mairo inimigo somos nós mesmos e apartir do momento em que negássemos a nós mesmos o mundo seria melhor, visto que, nossa luta é tão somente para relizar nossos desejos e anseios, para realiza-los, fazêmos qualquer negócio, utrapassamos qualquer barreira, mesmo que esta barreira seja um ser humano, para tal meta, usamos as pessoas, fazêmo-la escrava, brincamos com seus sentimentos e se necessário for o colocamos em humilhação, justamente aquele que Deus disse ser sua imagem e semelhança.
    Somos assim, o pecado habita em nós e se quisermos ser um pouquinho melhor ou seja, menos ruim devemos fazer uma análise a todo o tempo de nossas atitudes e desejos, questionar em todo o tempo nossas atitudes, pois, apartir do momento em que coseguirmos negar a nós mesmos, chamar nossas crises pelo nome e nos dispuzermos a ser um pai, filho, mãe, funcionário, patrão, vizinho, irmão, profissional, em fim um sujeito melhor aí sim, teremos um mundo melhor.(Quer comais,bebais ou fazeis qualquer outra coisa, fazei tudo para glória do Meu NOME)

    ResponderExcluir