quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Máscara da Hipocrisia



A Máscara da Hipocrisia


O que é hipocrisia? É um disfarce, uma mentira, um engano. Quem é o hipócrita? O hipócrita é um ator que representa um papel diferente daquilo que é na vida real. Ele faz o papel de outra pessoa. Ele apresenta-se como uma pessoa totalmente distinta da sua verdadeira personalidade. O hipócrita é o homem que faz com que sua luz brilhe de tal forma diante dos outros que eles não possam saber o que está acontecendo por detrás dela. O hipócrita vive de aparências. Ele se protege atrás de máscaras. Vive uma mentira, uma farsa. Ele faz da vida uma peça de teatro e olha os demais como uma plateia que precisa entreter, e sob os efeitos das luzes artificiais, representa um papel comovente destinado a arrancar os aplausos de seus admiradores.
Jesus foi mais duro em suas palavras com os hipócritas do que com os ladrões e prostitutas. Esses tinham consciência de que eram desprezíveis. Aqueles também o eram, mas procuravam impressionar com qualidades que não possuíam. Uma prostituta maquiada é menos perigosa do que um hipócrita disfarçado.
Somos quem somos, não o que apresentamos ser. Mas, na realidade, nos admiram e amam pelo que aparentamos. Não é nossa personalidade que é amada, mas a máscara que a encobre. O personagem que representamos no palco da vida, com os cosméticos da vaidade e sob as luzes da auto glorificação, é diferente do “eu” que existe no recesso da intimidade, sem as máscaras da hipocrisia. Nossa verdadeira identidade surge quando estamos sozinhos, longe de casa, dos amigos, da igreja, da vigilância.


Nada há pior que sermos por fora aquilo que não somos por dentro.

Removendo Máscaras
Hernandes Dias Lopes

Pare e pense
Wagner

2 comentários:

  1. Tudo muito bem, tudo muito bonito, mas não entendi a frase "Uma prostituta maquiada é menos perigosa do que um hipócrita disfarçado."

    Como assim, "menos" perigosa? As prostitutas são perigosas para quem?

    A não ser que ele esteja dizendo que a pintura da prostituta também é um modo de hipocrisia. É isso?

    abraços

    ResponderExcluir
  2. As prostitutas são identificáveis e assumem o que são. Os hipócritas são mascarados, enganadores, buscam seus próprios interesses, e acima de tudo, mostram uma imagem mentirosa de si mesmo.
    As prostitutas, algumas serão encontradas no Reino. Os hipócritas, até Jesus não lhes revelou a palavra, para que eles a ouvindo se convertessem.
    Um abraço

    ResponderExcluir