quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Adultério, Divórcio e Novo Casamento



Adultério, Divórcio e Novo Casamento




A Bíblia fala em alguns textos sobre situações que levaram a necessidade de separação sem que necessariamente fosse por causa de relações sexuais ilícitas ou fornicação (porneia).


Como já é conhecido, Moisés deu carta de divórcio (ou documento de repudio) por causa da dureza de coração. Qual seria a dureza de coração para que se fizesse necessária a separação?

Vamos ler o texto de Deuteronômio?

Dt 24.1.4 Quando um homem tiver tomado uma mulher e consumado o matrimônio, mas esta, logo depois, não encontrar mais graça a seus olhos, porque viu nela algo de inconveniente, ele lhe escreverá então uma ata de divórcio e a entregará, deixando-a sair de sua casa em liberdade. Tendo saído de sua casa, e se ela voltar a pertencer a outro, e se também este a repudia, e lhe escreve e lhe entrega em mãos uma ata de divórcio, e a deixa ir de sua casa em liberdade (ou se este outro homem que a tinha esposado vem a morrer) o primeiro que a tinha repudiado não poderá retomá-la como esposa, após ela ter-se tornado impura: isso seria um ato abominável diante do Senhor. E tu não deverias fazer pecar a terra que o Senhor teu Deus te dará como herança.

VEJA:
É por causa desse texto e de mais alguns que vou citar, que os Judeus lá no Novo Testamento repudiavam por qualquer motivo suas mulheres segundo a interpretação das escolas que estavam presentes com Jesus em Mt 19.
Vamos estudar um pouco sobre as escolas de Shammai e Hillel. Posso antecipar que um era mais conservador e outro mais liberal, e a partir desses influentes rabinos os fariseus interpretavam a Lei segundo as suas comodidades, a ponto de uma mulher poder ser repudiada por estar feia, de unha mal feita, queimasse a comida. Resumindo; por qualquer motivo.

Você percebeu que o marido que repudiou e a mulher repudiada poderiam casar de novo em Dt? Na discussão e interpretação bíblica não pode haver contradição entre Antigo e Novo Testamento (Primeiro e Segundo Testamento)
Ela podia pertencer a outro e o marido que a repudiou só não podia ficar com ela porque se tornara impura pelo fato de ter pertencido a outro. Que machismo maldito!
Já existe uma dificuldade no texto porque em Deuteronômio cap. 22.22 diz que a mulher adúltera e o homem com quem ela adulterou tinham que ser mortos.
Lembre-se que a discussão lá no Novo Testamento está em torno destes textos aqui.

Como alguém poderia casar com uma mulher repudiada se ela tinha que ser morta pela lei?

Os Fariseus estavam ali para pegar Jesus em alguma contradição com a Lei. A Bíblia diz que eles foram ali para prová-lo. Veja, nem o homem que adulterou com ela estava ali, que segundo a lei, deveria ser morto junto com ela. Era uma armação clara contra Jesus. Lembre-se: Entre as escolas judaicas uma delas permitia o repúdio por qualquer motivo banal.
Lembre-se novamente que a discussão está acontecendo com os textos aqui, sendo o seu contexto.

Voltemos a Êxodo 34.16 quando Moisés fala de união mista (Israelitas com mulheres de outras nações), ele queria preservar a identidade do povo e a fé. A carta de divórcio (ou documento de repudio) foi por causa disso, levando-nos a considerar que a dureza de coração tinha ligação direta com isso.

Verifique o que estou dizendo em Esdras cap. 10.1,5, onde Esdras manda também que os israelitas se separem por causa de casamentos feitos com mulheres de outras nações.
Neemias é o caso mais grave porque se tratava da linhagem sacerdotal (Ne 13.23,31).
São excessões que parece que Paulo em 1Cor 7, abre uma outra excessão que não o adultério (lembrando que a tradução de pornéia como adultério, não é a melhor tradução). Depois falaremos sobre sobre essas coisas.


Vou comentar muito ainda sobre o Novo Testamento e o momento histórico onde se dá o fato, comentando os textos dentro dos seus contextos, respeitando claro os princípios de interprtação da Bíblia

Vamos devagar para ver se dá para entender, e entendendo, continuamos.
Vou atualizando devagar.

Um Abraço
Wagner

17 comentários:

  1. esclarecimento necessário!!!

    alguns representantes da igreja evangelica, no geral, agem como verdadeiros robôs, ou pior, como papagaios no que concerne este tema.


    parabéns

    obrigada pela visita ao meu blog é uma honra

    ResponderExcluir
  2. A minha proposta é de reflexão teológica. Existe muita dor e desesperança entre cristãos de igrejas evangélicas para ficarmos discutindo sobre sexo dos anjos.
    É muito bom te-la por aqui.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho no blog. Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    Te espero lá!

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hermes obrigado e parabéns pelo teu trabalho.
    Estamos juntos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Wagner, meu casamento ja deu oque tinha de dar, não sou perfeito mas minha esposa não vive a vida de casado.
    Se eu me seprar dela não por adultério, oque acontecerá?
    Mauro

    ResponderExcluir
  6. Mauro
    Bom tê-lo por aqui.

    Eu gostaria que você pudesse ler os outras duas postagem do blog sobre divórcio, porque talvez te ajude. Depois falaremos sobre o que está acontecendo contigo.

    Um abraço
    Wagner

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo e irmão, cá estou eu novamente, demorei um pouco mas estou por aqui.
    É impressionante ver como o povo dito de Deus trata as coisas...Sou totalmente contra o divórcio... o divórcio de qualquer jeito, por qualquer motivo, o problema é que o povo não tem mais força de vontade de lutar, não tem mais paciêcia com o outro, é mais facil trocar de conjuge, e depois, tenta ser feliz novamente, como? Casando denovo, e assim vai, uma, duas, três vezes, não se faz o menor esforço pra ficar bem com o outro, muito menos se faz investimento no casamento, na família.
    Por outro lado, temos casamentos onde não se tem mais respeio, carinho, sexo, muito menos amor, a única coisa que se tem em comum é o teto e os filhos, estão debaixo do mesmo teto porém a décadas de distância emocional, não existe cumplicidade alguma, diálogo algum, não tem como ser casamento, depois dizem que o casamento é uma instituição falida, falido está a humanidade com seus conceitos deturpados, com seus valores corrompidos.
    Sou contra o divórcio, porém, sou muito mais contra um casamento de mentira, de fachado, onde se vive, para dar satisfação a sociedade, a igreja principalmente, um casamento onde sofrem os dois e sofrem os filhos que crescem vendo o exemplo de mentiras, despreso, arrogância e de falsidade dentro da própria casa.
    Por isso é que a humanidade está deste jeito. O exemplo vem de dentro de casa.

    ResponderExcluir
  8. abram os olhos nao culpem DEUS as novelas brazileiras sao 100% culpadas dos divorcios nas familias nao ha uma novela em que nao impere traiçao e divorcios ora se os que vao á igreja depois vao ver no telao as novelas filmes que o mundo vê assim nao existe diferença entre crente e nao crente...afastem as novelas de vossas casas apaguem a televisao e orem peçam perdao a DEUS e verao que vivem felizes ate partirem para DEUS.O CRIADOR É CONTRA O DIVORCIO MEUS AMADOS IRMAOS...nao façam o que o mundo fas..

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, coloque o seu nome.

    O texto trata do assunto teológicamente e buscando entender o casamento e divórcio biblicamente.
    Se puder contribuir, será sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, não vou nem publicar porque não vale nem apena. Você fala do que não sabe e fala (biblicamente) totalmente equivocado.

    Quem disse que ela perdoou? Vc não conhece a história. Davi adulterou, matou o marido da mulher e vc lê os Salmos dele. Tu é um hipócrita mesmo.

    Quem pode julgar o arrependimento de alguém? Se vc está se referindo ao Caio, ele não casou com a mulher com quem ele teve uma relação apenas e logo chamou a esposa para contar tudo.

    Vc nem sabe a que tipo de adultério o texto se refere. Vc pensa com essa cabecinha mediocre achando que para a cultura da época o texto significa a mesma coisa.

    A "amante" era casada, e ele nunca se casou com ela, ele casou 2anos depois com uma outra pessoa.

    Ve se coloca o teu nome seu arrombado ou não entra mais aqui.

    O assunto esta sendo tratado teologicamente se vc não conhece, vê se não fala merda.

    ResponderExcluir
  11. Sabe porque o mundo erra tanto ao tentarem interpretar a bíblia? leiam 2 Coríntios 3:19. (Aquilo que o mundo acha que é sabedoria, Deus acha que é loucura. Deus sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada.)
    A bíblia não foi feita para lerem como um livro de história. Ela só é entendida para aquele que a vê com os olhos de Deus e para quem a sente segundo o coração de Deus.
    Um grande abraço.
    Que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  12. Por favor me diz o que entender de um ex marido que quebra a aliança contigo por uma traição, se divorcia de vc, se casa com outra mulher, depois de 4 anos se divorcia da outra e propõe se casar contigo que outrora foi sua mulher dizendo que teve um encontro verdadeiro com DEUS, e que agora entendeu o verdadeiro propósito do casamento,diz q irá orar p que DEUS faça a obra de restauração no coração da verdadeira esposa, e em um mês se casa novamente com a outra mulher a quem foi o alvo de traição e do divórcio do primeiro casamento... Confuso né... mas se alguém sabe o que me dizer sobre esse caso inédito que nunca vi igual, aguardo um feedback... Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho uma duvida doida, me perdoem, mas assim, se a pessoa é traida, ela é obrigada a levar o casamento adiante, e viver sendo corna todo dia? Infeliz? Se houvere separação não pode casar, ou namorar outro porque é adulterio... oque faz? Mata o marido para ser livre? rs (brincadeira) gostaria de tirar essa duvida. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualquer situação vc pode separar se quiser ou tentar reconstruir se quiser.

      Excluir
  14. É sempre um prazer apreciar seus artigos e ouvir Deus falar através deles. Minha oração é que o Senhor continue a escrever aos nossos corações usando o amado irmão.
    Ricardo Constantini
    (www.sermaodahora.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  15. ola....eu sou uma pessoa que sirvo a Deus desde aos meus 25 anos de idade, e hoje tenho 38 anos...desde aos meus 15 anos de idade eu vivi com um homem e viviamos apenas amaziados e depois que tive um encontro com Jesus nos casamos legalmente no cartorio..olha, tivemos 3 filhas mas a nossa vida antes e depois do casamento nao foi nada facil...o meu esposo me traia com ate as minhas amigas que iam na minha casa ..e depois que ele foi para a igreja e aceitou Jesus ele ficou um tempo firme mas teve alguns outros deslizes e mais uma vez com uma amiga minha..eu perdoei ele e tentamos levar adiante o nosso casamento..mas as coisas ja nao eram mais como antes..ele passou a nao ir mais a igreja e começou a sair com algumas outras mulheres e novamente com mais uma amiga minha e ela engravidou dele..ai foi um choque para mim e eu me separei difinitivamente dele..depois fui embora da cidade com muita vergonha dos fatos ocorridos e com passar de 2 anos ele foi e ficou na minha casa com a intençao de voltarmos.eu mais uma vez aceitei ele mas quando eu achava que estava tudo bem ele ja estava dando de cima de uma outra amiga minha q ela mesma me contou que ele passava de carro businando pra ela e mexendo com ela e começou a ligar para a outra que teve um filho e depois resolveu voltar para a cidade q ele havia saido e voltou para a mulher q tinha um filho com ela..eu ja estava cansada e resolvi apelar para o divrcio e contratei um advogado e dei inicio ao processo..nos divorciamos e poucos meses depois conheci um pastor que estava em oraçao por uma serva de Deus.nos conhecemos e nos casamos e hoje faz 5 anos que estamos juntos e casados e temos uma vida diferente da que eu viv no primeiro casamento.o meu atual esposo me respeita e me ver como uma mulher de Deus e nao como um objeto de prazer e nem como um brinquedinho..gostaria de saber da sua opiniao se eu fiz a escolha certa ou se cometi um grave erro me casando novamente...obrigado e que Deus Abençoe a todos;;;;

    ResponderExcluir
  16. é verdade muitos da biblia cometeram pecados horriveis ..mais pediram perdão foram perdoados mais isso não quer dizer que ficaram ilesos de sues pecados...cada um deles sofreu a represaria pelo seu pecado...pagou pelo seu erro ...então isso naão quer dizer que eu vou pecar pedir perdão p deus e vai ficar td certo ...

    ResponderExcluir