terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tenha Mais Zelo Com a Bíblia


A Bíblia não pode ser forçada ou instrumentalizada. Ela tem sua própria mensagem e nós devemos ser fiéis à verdade nela contida. Não podemos usar a Bíblia para dar uma mensagem nossa. A Bíblia não pode ser manipulada.

Quando o assunto escolhido para uma reunião não tem seu correspondente no Evangelho, é melhor deixar em paz. Há outros documentos que podem ser citados, sem precisar instrumentalizar a Bíblia. Por isso é fundamental uma boa base bíblica. De vez em quando é necessário um cursinho bíblico.
Às vezes algumas pessoas ficam em dúvidas quando estão diante da Bíblia. Como entender a linguagem da Bíblia e algumas passagens difíceis?
Preparar-se é sinal de respeito para com o povo. Para compreender melhor a Bíblia é preciso lê-la. Na medida em que se cria familiaridade com a Sagrada Escritura, as passagens difíceis tornam-se mais claras.
Outro problema é o da linguagem. Quando se depara com trechos difíceis da Bíblia é preciso procurar quem sabe dar uma explicação correta. Quando pelo contrário, a dificuldade é menor, o dirigente e os participantes podem tentar resolver. Porém, se a dúvida persistir e for uma coisa séria deve ser levada a quem entende mais de Bíblia.

Hoje em dia tem muita gente brigando com outras igrejas por causa da Bíblia para não serem taxados de fanáticos ou fundamentalistas. Como deveríamos respeitar e se relacionar com as outras igrejas?
Ora, na Bíblia só encontramos o que procuramos. Precisamos ir a Bíblia com problemas concretos, aqueles problemas que a vida mesma levanta todos os dias. Lida com atenção, a Palavra de Deus ilumina os fatos da vida e mostra uma solução, dá uma resposta. Pode acontecer também que, lendo a Bíblia, motivados por umas perguntas nossas de repente paramos diante de uma frase que nos faz lembrar outro aspecto importante da vida que nós já estávamos até esquecendo.

A Bíblia ajudou a lembrar. Há uma interferência mútua. Não é bom envolver-se de tal maneira pelos nossos problemas a ponto de pensar que só existe aquilo e de achar que a única coisa válida é a nossa necessidade e a nossa maneira de ver as coisas, pois assim fazendo corremos o risco de reduzir a Bíblia ao nosso tamanho, e, ela não terá mais nenhuma mensagem para nós.
A Teologia da Mesa

Pare e pense
Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário