domingo, 29 de março de 2009

O Fundamentalismo e o Engessamento da Reflexão



O Fundamentalismo e o engessamento da reflexão

Contradições Bíblicas.

Na Bíblia, encontra-se uma série de erros em matéria de ciência e de história.

- O grão de mostarda, não é “a menor de todas as sementes que há na terra” (Mc 4.31)
- A arqueologia evidenciou que jericó, hai e gabason não eram habitadas nos tempos de Canaã (Js 6,9). Igualmente, lakish e Taanak não sofreram destruição alguma e não passaram a ser cidades israelitas antes do século. X.
- O percurso da conquista apresentado em Juizes 1 é muito diferente do que encontramos em Josué. Além disso, foram incluídas cidades como Dor, Jerusalém, Gezer, Meguido e Taanak (Jz 1,21ss), que continuaram sendo cananéias, não israelitas durante muito tempo depois da conquista.
- Belsazar, em Daniel 5, na realidade nunca foi rei. Tampouco era filho de Nabucodonozor, mas de Nabonid, o último rei babilônico.
- Contrário ao que está dito em Daniel 6, não foi Dario, o Medo, (que nos é desconhecido) que conquistou a Babilônia, mas Ciro.
- Dario (persa) não foi “filho de xerxes” (Dn 9,1), mas antes seu pai.
- Segundo Daniel 11,2, a Ciro sucederiam “três reis” antes que seu império tivesse caído, mas sucederam-lhe nove reis.
- Atos 7.16 confunde Abraão com Jacó (confira Gn 23.17ss; 33.19).
- O lugar onde ocorreu o famoso milagre da água que brotou da rocha, chamado Meribá, segundo Ex 17,1.7 situava-se em Rafidim, mas segundo Números 20,1.3 se encontrava em Cadesh.
- Quem foi o sogro de Moisés: Jetro, Jeter, Reguel, ou Hobab (Ex 2,18; 3,1.4; 4,18;Jz 1,6)? Sempre é “o sogro”, ou seja, o mesmo.
- Segundo Jr 22.19 e 36,30, o rei Joaquim teria um enterro humilhante “fora das portas de Jerusalém” e não teria descendência. Mas 2Rs 24.6 informa-nos que “Joaquim se associou a seus pais, e seu filho Joaquim reinou em seu lugar” Qual está certo?
- De acordo com 2Sm 24,1ss, Deus ordenou a David fazer um censo em Israel. Mas segundo 1Cr 21.1 o censo foi feito por insistência de Satanás.
- O resultado do censo foi: 2Sm 24.9 “Oitocentos mil homens de guerra e em Judá quinhentos mil”. Segundo 1Cr 21.5, as cifras eram de “um milhão e cem mil e de quatrocentos e setenta mil” respectivamente. Além disso, as cifras, são descomunalmente imensas para a população daqueles tempos na Palestina.
- 2Sm 24.24 informa que Davi comprou um terreno para construir um altar para Deus por cinquenta siclos de prata, mas, segundo 1Cr 21.25 Davi pagou seiscentos siclos de ouro pelo mesmo terreno.
- Os Evangelhos sinóticos (Mt, Mc e Lc) situam a expulsão dos vendilhões do Templo por parte de Jesus no final de sua vida pública, mas João a situa no início (Cap 2).
- De acordo com Mt e Mc, Jesus apareceu aos discípulos na Galiléia, não em Jerusalém, como se lê em Lucas e em João. Além disso, segundo Lucas, a ascensão de Jesus teria sido no mesmo dia de sua aparição e perto de Betânia, enquanto, segundo Atos, teria ocorrido quarentas dias depois e no monte chamado das Oliveiras (1,3.12).

Os textos colocados, não são somente para questionar a inspiração, mas sim para reflexão sobre a inerrância da Bíblia e sua infalibilidade.
Eu posso explicar muitas coisas colocadas, mas não vou fazer, para que cada um tire as suas próprias conclusões.
A dor continua, não se mate. Aprenda a ter uma mente reflexiva e livre da religião engessada que te impede e pensar.

Um abraço a todos.
Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário