domingo, 28 de junho de 2009

O Homem de Intenção Impura


O Homem de Intenção Impura

O Homem de intenção impura não vê claramente que ele se engana a si mesmo. Cegado pelo próprio egoísmo, não vê se quer a sua própria cegueira. A hesitação que o divide entre a verdade própria e a divina não é completamente clara. Ela não envolve uma escolha prática entre duas alternativas manifestamente distintas. Ela mergulha-o numa confusão de escolhas duvidosas, num reboliço e possibilidades. Se ele tivesse suficiente paz interior para ouvir a consciência, escutála-ia dizer que ele não sabe realmente o que está fazendo. Verifica obscuramente que, se melhor se conhecesse, estaria menos inclinado a aludir-se a si próprio. Compreende que é às próprias idéias que ele está seguindo cegamente, sob a capa de motivos que não se apressou a examinar. Mas a verdade é que ele não quer examiná-los porque, se o fizesse, poderia descobrir que sua vontade e a vontade de Deus estão diretamente opostas uma a outra. Poderia acabar por descobrir que nenhuma outra alternativa lhe resta senão fazer a vontade de Deus, que de fato não deseja fazer.

Pensando nisso, já vi muita gente que quando teve uma situação muito boa, não demonstrou ser humilde, não demonstrou desapego ao dinheiro, quando teve algum êxito ministerial se tornou uma pessoa soberba, quando por necessidade, precisou inflingir as leis de Deus, não titubiou, quando Deus operava em sua vida, não deixou de valorizar sua própria glória.
Em outras palavras, é muito fácil só bater nos outros e principalmente quando se está fora do benefício e da glória que esse "ótimo" evangelho oferece pra muita gente. A VERDADE IRMÃOS: SE ESTIVESSEM LÁ, TALVEZ FOSSEM PIORES DO QUE TODOS ESSES DENUNCIADOS PELOS SENHORES.
Para terminar, tenho visto muita gente mudar o discurso quando as mesmas situações privilegiam a elas mesmas. Pessoas mais "santas", "éticas", "bem intencionadas", e que denunciam os "erros dos outros", na realidade, é só o vômito da frustração de não fazer parte disso.

Homem algum é uma Ilha
Thomas Merton

Pense e reflita
Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário