quinta-feira, 8 de abril de 2010

"A Impotência Humana"




Diante das tragédias provocadas pela chuva no Rio de janeiro, as pessoas perguntam: Onde estava Deus que em seu amor e bondade não impediu que tamanha tragédia acontecesse?
.
Eu mesmo estou chocado com a notícia da morte de um garoto de oito anos que estava soterrado, que pedia ajuda ao pai que estava junto com os bombeiros tentando tirar toda aquela terra e escombro de cima do garoto. Diz à matéria que o menino pedia ajuda ao pai, mas o mesmo estava impotente, desesperado e atônito diante de tamanha desgraça.
.
Deus não agiu? Deus se mostrou impotente? Houve falta de amor em Deus permitindo na morte do menino? Deus não sabia o que estava acontecendo?
.
Essas perguntas são comuns, e principalmente para as pessoas que passaram por algo desse tipo.
.
Eu quero repensar algumas coisas, talvez seja um tipo de auto defesa, ou apenas estou um pouco deprimido, estressado, pensativo e chocado diante da dor e da impossibilidade e assombro pelo impossível, e total descontrole da própria vida e da vida de todos aqueles que são próximos a mim.
.
Quando choro pelos outros, quando a alma se inquieta, quando as imagens falam mais alto do que qualquer palavra. Um pai que dizia: filho eu estou indo, filho eu estou indo, filho estou cavando, filho espera! Enquanto cava, as mãos se ferem, mas não há dor física. A dor é na alma, a dor é na impossibilidade. E a voz de socorro? não se ouve mais, é a dúvida que se instala.
.
O filho finalmente é resgatado, mas já estava morto. A esperança acaba, uma vida foi interrompida, os sonhos acabaram, a vida nunca mais será a mesma, o pai não conseguiu.
.
Quero mostrar onde estava Deus na tragédia, o Deus “onipresente”?
.
O Deus onipresente estava ali representado nas pessoas, mas não apenas no momento da tragédia. Ele estava presente muito antes, quando os pais resolveram construir as suas casas num lugar de risco, quando as autoridades permitiram que essas casas fossem construídas, quando por causa do egoísmo as pessoas foram empobrecidas e levadas a níveis de pobreza absurdos. Nós construímos as tragédias, nós desobedecemos todas as leis de Deus, nós como seres humanos estamos em todos os lugares ao mesmo tempo. Somos nós, porque só em nós se instala as causas e as consequências, e claro pensando no ser humano não na sua individualidade, mas na coletividade.
.
Como ser humano, quero incitar a todos dizendo: Nós estávamos lá. Estávamos anestesiados achando que a dor não era nossa. Estávamos indiferentes exatamente por isso, só que a gente não percebe que já temos uma doença instalada em nós mesmos.
Estou cheio de teologia da burguesia, da teologia da vaidade, da teologia da soberba, da teologia da auto-promoção, da teologia da academia, da teologia apologética, da teologia dos blogueiros e outras teologias que me fazem gastar o meu tempo com aquilo que não é. Prefiro a teologia da mesa, do encontro, do abraço, da amizade, do amor, da prontidão que se move a favor do bem e etc.
.
Existem princípios que precisam ser respeitados. Deus é onipresente, principalmente porque o ser humano está em todos os lugares ao mesmo tempo, quando pensamos na coletividade. Ele é onisciente, porque ele conhece todas as coisas, principalmente quando nos encontramos com Ele diante de um espelho. Deus é onipotente diante de tantos poderes destrutivos e construtivos, inclusive o poder de nos omitir, de destruir a criação, de destruir a nossa grande casa. INACREDITÁVEL! TEMOS O PODER DE DESTRUIR TUDO! Nós somos uns malditos poderosos, e com uma inclinação poderosa para o mau.


Que Deus nos ajude
Chorando e chocado
Wagner

5 comentários:

  1. Essa pergunta: "onde Deus está?" é uma doença humana. Ontem mesmo eu estava pensando nesse caso do Rio de Janeiro... fiquei triste... tentei entender porque Deus não fez algo, etc.

    Mas vamos pensar um pouco:
    1- Uma chuva forte é uma reação comum da natureza;
    2- A construção de casas em lugares irregulares é uma ação humana;
    3- A obstrução dos escoamentos das águas da chuva também é uma ação humana.

    Juntemos 1 + 2 + 3 = Desastre.

    E como você disse Wagner: causa-efeito.

    Na minha opinião alguém com um olhar voltado ao Evangelho não se pergunta onde Deus está. Mas sim o que eu posso fazer por Deus (nas pessoas).

    ResponderExcluir
  2. Oí amigo, muito bom tê-lo por aqui

    Concordo com você e principalmente com a fórmula do desastre.
    Nós somos a causa e a consequencia do caos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá!Concordo com o primeiro comentário a fórmula mostrada por ele é perfeita = ao desatre.Ontem conversei com meu marido e disse que se acreditasse num Deus Carrasco diria é Castigo...devido que nas imensas tragédias acontecidas com outros povos noutrs países sem pre leio comentários de uma parte "dita important" do povo evangélico que diz, isto aconteceu porque são isso, fazem, isso... e agora esta aqui no Brasil além da miséria que assola o nosso país as tragédias naturais, também.Mas Deus não tem nadahaver com isso não porque ela é fruto da ganância de uns, ignorância de outros que acham que são os donos do mundo e podem dispor da natureza a seu bel prazer sem pensar nas conseqüencias.
    Mas por outro lado Deus esta presente sim , quando vai lá e diz para muitos "Vai lá ajuda" "Não se acovarda, seque as lágrimas, lute é seu irmão!"
    Que O Senhor continue a nos mandr forças para podermos ajudar a quem precisar de nós!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella

    O comentário é meu e a responsabilidade é nossa.

    Um abraço
    Seja sempre bem vinda por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Olha Wagner, este texto no seu blog é o primeiro que leio que é de sua autoria, e é um dos que eu mais gostei.

    Deus é mesmo im-potente que não “pode” resolver todas as injustiças no mundo, pois delegou este poder a nós seres humanos, portanto, uma teologia comprometida com a vida é aquela que não procura “defender” deus diante da tragédia com o monte de explicações teóricas, mas sabe que honra muito mais a Ele quando assumimos a responsabilidade de agir e ser o que esperamos que ele faça, mas que incumbiu a nós de fazermos, dando toda ênfase na praticidade da vida humana.

    Abraços

    ResponderExcluir