sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rudolf Bultmann e o encontro com Cristo

Rudolf Bultmann tornou-se uma das figuras mais controvertidas dentre os teólogos cristãos do século passado. Aspectos secundários de seu pensamento teológico são usados por seus críticos, geralmente ligados ao fundamentalismo teológico, a fim de denegrir com rótulos absolutamente falsos o teólogo alemão.

Nasceu em 1884, na cidade de Wiefelstede (Oldenburg), na Alemanha, e, desde a mais tenra idade, foi marcado pela intensa religiosidade de seu lar. Sou avô paterno trabalhou como missionário em Serra Leoa, África, e seu pai era pastor luterano. O ambiente familiar, fortemente carregado pelo pietismo evangélico luterano, foi o fator preponderante que levou o pequeno Bultmann a estudar teologia.

Em 1903, deu início aos estudos teológicos na Universidade de Tubinga. Posteriormente, deu continuidade a seus estudos em Berlim e Marburg. Esta última é considerada seu verdadeiro lar intelectual. Obteve seu doutorado em teologia em 1910, defendendo a tese “O estilo de pregação paulina e a diatribe cínico-estóica”. Estava definida a sua predileção pela exegese, disciplina responsável pelo estudo científico dos textos bíblicos em suas línguas originais, e pela história da igreja primitiva.

Em 1912, obteve habilitação para atuar como professor de Novo Testamento, deixando sua marca em universidades como Marburg, Breslau e Giessen.

Criado como parcela significativa dos teólogos de seu tempo na chamada teologia liberal, Bultmann rompeu com a mesma, juntando-se ao novo círculo de teólogos neo-ortodoxos, ou dialéticos, liderados por nomes como Karl Barth, Paul Tillich e Emil Bruner. Após algumas divergências, em um futuro não muito distante, romperia com boa parte destes pensadores.

Contestando fortemente os pressupostos da teologia liberal, Bultmann deixou o seguinte testemunho: “O objetivo da teologia é Deus, e a acusação contra a teologia liberal é esta: ela não tratou de Deus, mas do ser humano. A teologia, cujo objeto é Deus, só pode, portanto, ter a palavra da cruz como seu conteúdo; esta, porém, é um escândalo para o ser humano. E assim a acusação contra a teologia liberal é que ela se evadiu diante deste escândalo ou tentou suavizá-lo”. Resumindo, para Bultmann, o liberalismo teológico tirou o Cristo crucificado do pensamento teológico.

Com o advento do nazismo, ligou-se prontamente a chamada Igreja Confessante, grupo eclesiástico que unia luteranos e reformados em oposição aos conhecidos “cristãos alemães”, elementos que desejavam a submissão da igreja diante do hitlerismo. Posicionou-se de forma clara contra o parágrafo ariano, lei que proibia a ordenação de pastores de origem judaica.

Como era de se esperar, deixou um legado de importantíssimas obras: A História da Tradição Sinótica (1921), Jesus (1926), Crer e Compreender (três volumes, lançados respectivamente em: 1933, 1952, 1960), e a clássica Teologia do Novo Testamento (1948, 1951 e 1953).

Idéias de Bultmann

Como especialista em Novo Testamento, Bultmann procurou transmitir o centro da mensagem cristã de uma forma que fosse compreensível para o ser humano de sua época, que não enxergava o mundo da mesma forma que uma pessoa do primeiro século. Sem menosprezar a historicidade de Jesus, para Bultmann o que realmente importava a respeito de Cristo era sua mensagem.

Através do kerigma, isto é, da proclamação, o ser humano é desafiado a dizer sim ou não à pessoa de Jesus Cristo. “A convicção de Bultmann foi que apenas com a proclamação da Palavra o acontecimento de Jesus se torna um acontecimento salvífico para nós; a saber, na recepção da fé”, afirma o pastor e teólogo luterano brasileiro Walter Altmann, presidente do Conselho Mundial de Igrejas.

Seguindo a corrente filosófica existencialista de Martin Heidegger, Bultmann chegou à conclusão de que a vida humana é desprovida de qualquer sentido. Tal sentido somente seria preenchido por um contato direto com Deus, obtido exclusivamente pela fé em Jesus Cristo. Temos aqui a reafirmação de um dos principais dogmas da Reforma, o conhecido “sola fide”, isto é, só a fé. Não obstante, a fé, para ser realmente fé, não deve se apoiar em qualquer outro meio que não seja Cristo. Comprovações históricas ou científicas, assim como a atenção demasiada a milagres, levam o ser humano a condicionar sua fé a elementos materiais.

Para o teólogo de Marburg, fé é uma auto entrega completa do ser humano nas mãos de Deus, fé que abre mão de comprovações de qualquer espécie.

Nos dias atuais, infelizmente, o centro da pregação e até mesmo da fé cristã está sendo invertida. De um lado, grupos fundamentalistas firmam suas crenças em supostas comprovações científicas de pormenores insignificantes do texto bíblico. Não percebem que, desta forma, estão submetendo Deus ao pensamento humano. Em outra esfera, a fé tem sido um exercício baseado apenas em milagres e prodígios que visam à satisfação material das pessoas. Cristo tem sido seguido por aquilo que ele pode proporcionar, não pelo que ele realmente é, o único capaz de conceder um verdadeiro sentido à alma carente de Deus.

Por esta razão, a teologia de Rudolf Bulmann, que nada mais é do que a valorização do encontro desinteressado da pessoa com Cristo, pode ser uma ferramenta para a proclamação do evangelho ao mundo moderno.


Bultmann por ele mesmo

“A fé verdadeira em Deus não é o reconhecimento que se dá a uma imagem de Deus, por mais correta que seja; é, antes, a prontidão para o fato de que o eterno quer encontrar-se conosco, a cada momento, no presente, nas mais variadas situações da vida.



POR : ANDRÉ TADEU DE OLIVEIRA

7 comentários:

  1. oi, tudo bem? como estão as coisas?

    eu discordo que o sentido da vida só possa ser encontrado na fé em jesus; pode-se também nele encontrar sentido mas o sentido de cada um deve ser buscado naquilo que realmente lhe faça sentido na vida. senão, diríamos que um ateu ou cético não pode ter nenhum sentido na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito q tudo tem o desfecho sobrenatural...e tratando de um sentido ou proposito, vejo q a especie humana precisa de algo q possa preenche sua fenda, e este algo não esta aqui neste planeta.

      Excluir
  2. Eduardo,
    Concordo com você. Até parece um pouco de contradição com o último parágrafo.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, como autor do post, gostaria de esclarecer algo; o mesmo foi escrito para uma revista cristã, vinculada a uma denominação protestante ( IPIB), portanto seu conteúdo é direcionado para cristãos professos. Dentro do cristianismo, seja de forma latente ou manifesta, apenas Cristo dá o sentido para a existência humana que está em busca do Incondicionado ( Tillich). Entretanto, notem o sentido da frase;

    " único capaz de conceder um verdadeiro sentido à alma carente de Deus.

    Acredito que existam almas que não estejam carentes de Deus. Não citei que a crença em Deus seja a única capaz de dar sentido para a vida de um modo geral, mas sim para aquelas pessoas que estão abertas para tal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Só Deus nos dá um verdadeiro sentido para a vida. O resto é enganação que nós insistimos em sustentar.

    ResponderExcluir
  5. André

    Desculpe pelo retorno mais do que atrazado.
    Eu entendi a tua resposta, e como eu, você e o Eduardo concordamos, vamos continuar refletindo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oí Juan bom tê-lo por aqui.

    "Só Deus nos dá um verdadeiro sentido para a vida. O resto é enganação que nós insistimos em sustentar".

    Será? Que Deus? O que você quis dizer por enganação que insistimos em sustentar?

    Um abraço e seja sempre bem vindo

    ResponderExcluir