quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Resposta Sobre Dovórcio


Maledicência
1 Qualidade de quem é maledicente ou maldizente
2 Ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, detração, maldizer.

Eu gostaria de perguntar aos exegetas. Estou errado?

Existem princípios de interpretação, (e quero falar especificamente sobre divórcio) que devem ser observados para não cairmos no extremismo.
Para a interpretação bíblica, qualquer assunto que existem mais de uma interpretação ou correntes teológicas que em alguns pontos diferem entre si, não podemos dizer que a nossa posição é a única correta. Existem posições diferentes para vários temas da bíblia e inclusive sobre divórcio, porque existem biblicamente concessões que precisam ser avaliadas, a cultura que precisa ser muito bem estudada e a aplicação (hermenêutica), precisa abordar inclusive questões atuais para uma melhor atualização e entendimento do referido tema.

Dito isto:

Não posso afirmar nada sobre qualquer pessoas divorciada e casada de novo, e inclusive afirmar biblicamente que ela é adúltera por ter contraído novo casamento e nem dizer que não pode exercer qualquer função ministerial.

Afirmar maldição ou dizer que alguém é isso ou aquilo, primeiro não compete a mim, e Deus não me dá esse direito de fazer isso com ninguém, não só porque estamos todos no mesmo barco, como também Deus avalia com categorias e critérios que transcende a minha capacidade de discernir e entender qualquer outra pessoa.

Para que eu afirme qualquer coisa sobre alguém biblicamente, esse assunto deve estar esgotado e definido teologicamente. Exemplo: (Jesus é o nosso salvador) (Jesus é nosso Senhor). Isso pode se afirmar porque é um assunto definido, fechado e é consenso em todas as correntes teológicas.
Sem que isso aconteça, não podemos dizer no caso específico (divórcio e novo casamento), que alguém está em adultério, porque não é um assunto fechado teologicamente e para muitos ainda não há consenso.

O perigo de dizer e rotular alguém pelo que diz ou por qualquer outra coisa sem que esse assunto esteja fechado, é MALEDICÊNCIA, principalmente uma maldade e PECADO. Quem pratica esse pecado FICARÁ DE FORA IGUAL AO ADÚLTERO segundo a bíblia.

Provérbio diz: Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos.

Pare e reflita
Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário