terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Homem Coxo e Mente Coxa


Reflexão


Por que será que um homem coxo não nos incomoda da mesma forma que uma mente coxa? Não é devido ao fato que um homem coxo reconhecer que estamos andando de forma ereta, enquanto uma mente coxa compreende que todos nós coxeamos ao andar? Não fosse por esta distorção nos compadeceríamos dele ao invés de ter raiva.
Epíteto consegue ir muito mais além quando indaga: Por que não sentimos raiva se alguém nos diz que estamos com dor de cabeça, mas ficamos enfurecidos se alguém afirma que estamos raciocinando de maneira tola e ilógica?
Porque podemos ter a absoluta certeza de que não estamos com dor de cabeça e que não somos mancos, mas não podemos ter a mesma certeza de que estamos fazendo a escolha certa ou expressando um argumento correto. Uma vez que nossa certeza repousa apenas no que os olhos vêem, quando alguém vê algo diferente do que vemos, sentimo-nos surpresos e desconfortáveis. Isso é reforçado quando mil outras pessoas ridicularizam nossa decisão, pois somos inclinados a preferir nossa própria visão em detrimento da visão dos outros e isso é uma coisa tanto ousada quanto difícil de se fazer. No entanto, no caso do homem manco, nossos sentidos não geram tal contradição.

Pare e pense

7 comentários:

  1. É por isso que eu fico com a frase de Aristóteles que diz: “A dúvida é o principio da sabedoria”.


    Dúvidar dos seus próprios argumentos é imprescendivel!


    É por isto que eu gosto de dizer que: “Tenho poucas certezas, algumas percepções e muitas dúvidas”!


    Abraços duvidosos. Rsrrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Bem pensado! Quem não é capaz de duvidar das suas próprias certezas, crê que anda ereto, mas na verdade, é coxo e não percebe sua própria doença: a imobilidade mental.

    ResponderExcluir
  3. Muitos acham que os piores defeitos saõ os que podem ser vistos a olho nú, quando na verdade são aqules que não se pode detectar visualmente, pois estão na alma, muitos deixam de perceber deus erros para apontarem os dos outros, em Lucas 6:42 ele diz 'Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?' eu apredno algo nesta passagem, que jamais devemos apontar os defeitos do próximo enquanto não percebermos e concertarmos primeiramente o defeito que há em nós. Por isso irmãos, antes de reparar no irmão, olhemos para´dentro de nós, creio que as coisas seram vistas de outra forma. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. em ex cap. 15/v.26 a palavra de Deus fala se ouvires atento a voz do senhor.teu Deus.e fizeres o que e reto diante de teus olhos.e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos.e guardares todos os seus estatutos.nenhuma das enermidades porei sobre ti.que pus sobre o egito´porque eu sou o senhor.que te sara.

    ResponderExcluir
  5. Antonio, bom tê-lo por aqui

    O que você esta querendo dizer com este versículo?
    Você entendeu o texto?

    Mesmo assim, Um abraço

    ResponderExcluir