sábado, 16 de janeiro de 2010

Jesus Pregou o Reino e Em Seu Lugar Veio a Igreja Instituida


Jesus Pregou o Reino e em Seu Lugar Veio a Igreja Instituída


Esta é a espiritualidade de Jesus, base sobre a qual se constituiu o edifício histórico do cristianismo. Em primeiro lugar fez-se uma tradução da experiência de Jesus e ela foi consignada nos quatro evangelhos. Em seguida criaram-se comunidades que tornaram Jesus como referência de vida e de sentido. Nasceram as igrejas. Junto com elas surgiram os primeiros hinos de celebração, ritos sacramentais, credos doutrinários e códigos de conduta ética e moral. Lentamente se constituiu o cristianismo como corpo histórico.

Mas atentemos bem. Jesus não anunciou uma igreja. Ele anunciou o Reino de Deus e a transformação interior (conversão). Posteriormente, no seu lugar, surgia a igreja como comunidade dos fiéis que crêem em Jesus. Essa evolução é quase fatal e férrea. Mas ela é outra coisa. Não pode ser identificada com a experiência original de Jesus. Ela esta subjacente à igreja e às suas instituições, mas não se identifica com elas. Uma coisa é a fonte de água cristalina. Outra coisa é a sua canalização para o aproveitamento humano. O cano de água não é a água.

Infelizmente, muitas vezes os cristãos identificaram o Reino de Deus com a igreja. Essa identificação representa uma patologia e uma decadência. O meio se transforma em fim. A igreja, ao invés de se apresentar como o caminho de salvação, se apresenta erroneamente, como a própria salvação, como se a imagem do pão fosse o próprio pão. As autoridades eclesiásticas, ao invés de serem representantes de Deus e do povo religioso, ocupam o lugar de Deus pela reverência e obediência total que exigem. A igreja deve ser como a vela acesa. O que ilumina é a chama e não a vela. A vela é suporte para que a chama queime, irradiando luz e calor. A vela é a igreja, a chama é Jesus e sua experiência fundadora.

Mas o que conta fundamentalmente no cristianismo em suas múltiplas igrejas é a experiência singular de Jesus de Nazaré. Nós seremos herdeiros de Jesus não por habitarmos a instituição cristã e seguirmos seus preceitos. Seremos herdeiros se tentarmos continuamente refazer a experiência de Jesus, se entrarmos no movimento de Jesus, nos sentirmos filhos de Deus e, ao mesmo tempo, olharmos os outros também com filhos, tratando-os com respeito, como tem contempla, reverente, Deus nascendo dentro de cada um e fazendo de cada homem e mulher, seus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs.

Se o cristianismo não é instrumento de transformação do nosso interior, se continua a ser religião de consolo e meio de salvação por medo da perdição ela se transmuta em ópio. Se permite que seus ritos e símbolos sejam usados e abusados no mercado religioso, especialmente pela grande mídia, para apenas suscitar comoção e não aquela transformação interior decorrente da experiência do Deus vivo e do engajamento pela justiça, pela paz e pela integridade do Criador, ela se transforma em puro fetiche. Podemos até, com a religião, pecar contra Deus e pela religião afogar a espiritualidade. Por isso é sábia a prescrição do decálogo ao coibir, no segundo mandamento, o uso do santo nome de Deus em vão. Talvez seja o mandamento contra a qual as religiões mais pecam e principalmente as igrejas mediáticas.

Banaliza-se o sagrado, como se Deus, Jesus e as Escrituras fossem uma moeda circulante para todas as finalidades. O nome de Deus passa a ser usado para os interesses dos homens, não para os interesses de Deus, em dissonância com a natureza do sagrado e do espiritual.



Pense muito nisso
Espiritualidade
Leonardo Boff

Wagner

22 comentários:

  1. Começo tecendo o meu comentário com algumas perguntas que não querem calar:


    A igreja evangélica está falida??

    Se caso positivo, qual ou quais seria a solução????

    Tentar uma nova reformulação???

    Ou algo mais radical, tal como fechar as igrejas??


    Jesus existiu??? Claro, sem sobras de dúvidas!!!

    Basta olhar para uma das provas mais cabais......o calendário que é quase que universal.
    Lá está dividido em A.C e D.C, ou seja, toda historia humana esta dividida em antes e depois de Cristo.


    Isto significa dizer que, Jesus é o centro da humanidade, é o marco, o divisor de águas!!!


    Podemos levantar algumas objeções tais como:

    As palavras e obras de Jesus não foram adulteradas???


    Será que Jesus disse o que disse, fez o que fez, era quem era, ou foram apenas interpretações das pessoas a sua volta, que mais tarde essas mesmas interpretações foram distorcidas?????


    Não sei! Não posso garantir e nem “desgarantir” nada!!!


    Mas posso crer e devo crer como creio no que creio, pois o meu crer é crer de maneira crida na crença subjetiva da fé subjetiva!


    Mas posso, talvez, talvez, apontar para a grande distorção que corroborou para a igreja ser igreja como é igreja hoje.


    Foi sua institucionalização, ritualização e dogmatização!


    1-Institucionalização:
    Transformaram igrejas-homens em igrejas-templos.
    Rotularam, deram nomes e marcas como os nomes das grifes famosas.


    Construíram verdadeiros impérios imperiais com imperadores eclesiásticos.
    Arrecadaram dinheiro, muito dinheiro, e ao invés de investir no povo pobre, investiu na marca produto igreja.


    Inverteram a lógica de Jesus, pois para Jesus valia mais as pessoas do que o templo.
    Hoje para as igrejas, vale se mais os templos do que as pessoas.
    Até parece que as pessoas foram feitas para o templo, e não o contrário.


    2-Ritualização:
    Ritualizaram, inventaram ritos, e com isto prenderam as pessoas a uma obrigação.....a de ser fiel ao templo-igreja.


    E não a Deus e ao seu Reino, pois na concepção geral da maioria evangélica, reino de Deus está ligado ao templo igreja, e fazer a obra de Deus é simplesmente e pobremente fazer as obras da e para igreja-instituição.


    3-Dogmatização:
    Fizeram concílios, formularam dogmas, puseram cabrestos no povo, mentiram ao dizer que a verdade é uma só, e que esta por sua vez, só se encontra no cristianismo dos cristãos.


    Valorizaram mais o “crer” em detrimento do fazer e do si ser.


    Para os “guardiões da reta doutrina” o importante mesmo é crer conforme manda a cartilha – quer conhecer um ortodoxo fundamentalista, basta reparar no seu linguajar, eles se utiliza do chavão “cartilha” para se referirem a “sâ doutrina”.


    Sendo que para Jesus, o importante não esta no que e no como crer, mas no amor de se amar a Deus em amor.


    Não importa se é cristão ou ateu, o que mandam mesmo no fim das contas, é amar a Deus.


    O rabi judeu Jonathas sacks em outras palavras (pois eu me esqueci de cor as palavras exatas, até porque faz muito tempo que eu o li) diz que há dois tipos de religião no mundo – vou tentar descrever com minhas palavras o que eu subtendi.


    A primeira é a que promete consolo, atrai as pessoas, ajuda-as a sair da realidade crua e fria em que se vive – geralmente estas são a grande maioria.


    A segunda é a que nos desafia a arregaçar as mangas e lutar por um mundo melhor.


    Por isso é que devemos re-significar o cristianismo, abandonando a falácia da pregação de um céu futurístico glorioso e salvação do inferno futuro, enquanto a pessoa mesma vive no inferno terrestre, sendo isto um ópio que anestesia a pessoa impedindo-a de lutar.


    E redirecionamos a nossa mensagem para o aqui e o agora, interpelando as pessoas a se levantarem, rebelarem contra o sistema de injustiça, arregaçarem as mangas e começarem aqui e agora, o que desejam ver lá e depois.


    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcio
    Vamos lá
    A igreja está falida para nós que nos tornamos um peixe fora d’água. A solução deve ser feita apenas para aqueles que se tornaram incompatíveis ao seu convívio. Não acredito em reformulação porque ninguém vai largar o osso.
    Fechar as igrejas não. Tem pessoas que já estão a muitos anos lá dentro, e estão felizes como estão.
    O Jesus histórico é um fato. O problema é o Jesus dogmático. As palavras foram adulteradas sim, mas aí está o desafio; descobrir o Jesus real entre os entulhos da religião.
    Será que Jesus disse o que disse, fez o que fez, era quem era, ou foram apenas interpretações das pessoas a sua volta, que mais tarde essas mesmas interpretações foram distorcidas?????
    Inverteram a lógica de Jesus, pois para Jesus valia mais as pessoas do que o templo.
    Sendo que para Jesus, o importante não esta no que e no como crer, mas no amor de se amar a Deus em amor.
    Diante das incertezas sobre os ditos de Jesus e as afirmações sobre a lógica e o amor de Jesus, me parecem contraditórias. Eu entendi, só não resista à oportunidade e te perturbar. hahahaha
    Precisamos, talvez, de re-significar a nossa vida para um novo cristianismo diante das demandas de um mundo pós-moderno. Quem sabe fazer algo mais prático. Quem sabe produzir alguma coisa? Quem sabe um projeto de desconstrução- construindo? Quem sabe se a nossa vida será um instrumento de re-significação do cristianismo?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. É Wagnão você não perde a oportunidade de me alfinetar né seu malandro – pelo menos você lê os meus comentários, apesar do pesar de serem pesados (leia-se grandes) não é como uma pessoa que eu conheço, que não lê os meus comentários, porque é preguiçoso, não vou falar o seu nome, mas posso dizer que o teólogo que ele mais gosta é do Ed rene kivitz, mora pertinho da minha casa, é presbítero da assembléia de Deus, alto e gordo, e gosto de uns “amassos pensantes” discutido com o Wagnão. Ponto pra você Wagner!!!! Rsrsrsrsrs


    Então Wagnão vamos que vamos para o debate – só para não perde o costume. Kkkkkkkkkkkkk


    Sua fala: “A solução deve ser feita apenas para aqueles que se tornaram incompatíveis ao seu convívio”.


    Minha resposta: Mas qual seria esta solução??????



    Sua fala: “Tem pessoas que já estão a muitos anos lá dentro, e estão felizes como estão”.


    Minha resposta: Quer dizer que por estarem felizes no erro, devemos deixar as coisas como estão para ver como é que ficam??????????


    Sua fala: “O problema é o Jesus dogmático. As palavras foram adulteradas sim, mas aí está o desafio; descobrir o Jesus real entre os entulhos da religião”.


    Minha resposta: Desafio mais fácil e simples, não é mesmo Wagner??? – por favor, não vão interpretar literalmente estas minhas palavras, pois estou sendo irônico com o Wagner. Rsrsrs


    O problema é dizermos e reconhecermos que há um problema, pois ai tal problema é insolucionavel.


    Ou você acha que conseguiremos, em meio as adulterações que ocorreram, identificarmos a verdade-verdadeira da verdade-mentira????????


    Se caso positivo, COMO, me explique porque eu honestamente NÃO SEI!!!


    Sua fala: “Diante das incertezas sobre os ditos de Jesus e as afirmações sobre a lógica e o amor de Jesus, me parecem contraditórias”.


    Minha resposta: São contraditórias para outras pessoas, mas não para mim, que tento interpretar para mim, só para mim, o que vejo em mim que acredito ser palavras, atos e vida de Jesus.


    Como disse que disse dizendo que minha fé independentemente das possíveis adulterações dos evangelhos, permanece intacta, por ser Fé na fé do Jesus da fé!


    Sua fala: “Precisamos, talvez, de re-significar a nossa vida para um novo cristianismo diante das demandas de um mundo pós-moderno. Quem sabe fazer algo mais prático. Quem sabe produzir alguma coisa? Quem sabe um projeto de desconstrução- construindo? Quem sabe se a nossa vida será um instrumento de re-significação do cristianismo?”


    Minha resposta: Nisto eu concordo e assino em baixo!!!


    Wagner, alguns de nós consciente e inconscientemente, já estão re-significando o Cristianismo.


    Abraços pertubadores

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá
    A solução está na consciência de cada um. Você fala disso o tempo todo e depois esquece do escreve? Eu procuro me reunir em casa com pessoas amigas ... encontre o melhor para você.

    Você ainda está com o Demônio do dogmatismo montado nas tuas costas? Quem disse que elas estão no erro? Se nós somos uma contrdição, como você um falso liberal pode afirmar isso. Não podemos afirmar nada porque não temos certeza de nada. É por isso Gandhi disse ao Leonardo Boff quamdo perguntado qual seria a melhor religião. Sabe o que ele respondeu? Que a melhor religião é aquela que te faz bem, que te faz uma pessoas melhor e etc. Note que Gandhi não falou que era o hinduismo. Faça o mesmo!!!
    Com relação as fontes, não interessa!! Viva com aquilo que você tem. Meu amigo, voccê é um maldito dogmático inrrustido. Quanta contradição!!!

    Tu tá louco
    Sua fala: “Diante das incertezas sobre os ditos de Jesus e as afirmações sobre a lógica e o amor de Jesus, me parecem contraditórias”.
    EssA FALA FOI TUA!! Eu só copiei!! Você está questionando você mesmo.
    A nossa fé, que é fé para nós, está no Cristo experiêncial. Já falamos bastante sobre isso.

    Chega,
    Já te bati muito.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Wagnão eu ri de mais agora com os seus comentários, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Estou até chorando de dar risadas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Queria tanto conversa com você via telefone, mas não dá, porque o telefone que esta no seu blog dos livros é celular, e eu não tenho dinheiro para ficar bancando um conversa para um telefone celular, potanto, se tiver um numero residencial, ou um telefone da OI, ai da para conversarmos, blz???


    Vamos que vamos para mais um debate que estou vendo que vai chegar na casa dos cem comentários, isto só você e eu, imagina se outros caras entrassem para debater???


    Isto aqui viraria uma zona, que nem é o meu blog e do Gresder. Kkkkkkkkkkkkkkk


    Sua fala: “A solução está na consciência de cada um. Você fala disso o tempo todo e depois esquece do escreve? Eu procuro me reunir em casa com pessoas amigas ... encontre o melhor para você”.


    Minha resposta: Eu falo isto, pois isto é o que creio, eu só perguntei para querer saber a sua resposta, para ver como é que você pensa, que por sinal é a mesma coisa que eu penso!!!!


    Sua fala: “É por isso Gandhi disse ao Leonardo Boff quamdo perguntado qual seria a melhor religião. Sabe o que ele respondeu? Que a melhor religião é aquela que te faz bem, que te faz uma pessoas melhor e etc. Note que Gandhi não falou que era o hinduismo. Faça o mesmo!!!”.


    Minha resposta: Mais é exatamente está minha proposta!!!!
    Vou colar minha fala anterior, porque acho que você esqueceu: “Fizeram concílios, formularam dogmas, puseram cabrestos no povo, mentiram ao dizer que a verdade é uma só, e que esta por sua vez, só se encontra no cristianismo dos cristãos.
    Valorizaram mais o “crer” em detrimento do fazer e do si ser”.


    Novamente o que eu pergunto a você, não é necessariamente o que eu creio ou da forma como creio.


    É só um dialogar, quero saber o que você pensa, pois você, ora fingi ser fundamentalista, ora você fingi ser liberal.
    Ou você esta brincando com a gente, ou você é um louco-pensante. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Sua fala da minha fala: “Sua fala: “Diante das incertezas sobre os ditos de Jesus e as afirmações sobre a lógica e o amor de Jesus, me parecem contraditórias”.
    EssA FALA FOI TUA!! Eu só copiei!! Você está questionando você mesmo”



    Minha resposta: Maldito sejas seu barba-de-arão-ungida!!! Me fez perde muito tempo re-lendo meus próprios textos, para achar a tal da minha fala, mas não achei.


    Sabe porque???


    Porque você recortou de um contexto gramatical e encaixa as duas frases para que eu parecesse contraditório – isso já é golpe baixo, em Wagnão. Kkkkkkkkkkkkkkkk


    Sua fala: “como você um falso liberal pode afirmar isso” e “voccê é um maldito dogmático inrrustido”.


    Minha resposta: Caramba Wagnão ai você apelou apelando!!!
    Não sou um “falso liberal” e nem um “maldito dogmático irrustido”, pois eu já te expliquei que as minhas perguntas não revelam o que eu penso, mas antes, são para revelar o que você pensa.


    Só isso Wagnão, e mais nada!!!


    É só para trocarmos idéias.......não significa necessariamente ser o que eu penso ser de verdade!!!!!


    E ai, consegui te dar uma surra também??????!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Abraços pertubadores

    ResponderExcluir
  6. Não arrega não.
    Nem fica puxando meu saco!

    Vou te mandar o telefone por e-mail.

    Surra tá longe ein. Você um dia me chamou de hipócrita exatamente por ter essa postura. Pois agora lá vai. Você é HIPÓCRITA também hahahaha

    um abraço maluco

    ResponderExcluir
  7. Sua fala: “Diante das incertezas sobre os ditos de Jesus e as afirmações sobre a lógica e o amor de Jesus, me parecem contraditórias”.

    Não cortei nada!

    Você disse exatamente isso!

    ResponderExcluir
  8. A onde eu disse o que disse que eu disse o que disse, pois não encontrei o que disse que disse que você disse que eu disse que disse, será que você não esta enganado dizendo que eu disse que disse que você disse que disse que eu disse que disse??? Mas que tanto disse me disse. kkkkkkkkkkkkkk


    Tá bom, eu vou ler de novo os meus comentários!!!!


    Maldito sejas seu barba de arão ungida, por fazeres eu ler de novo meu caminhão de comentários!!!!!!!


    Isso só pode ser estratégia sua, para ganhar tempo, para desenvolver um argumento do nível dos meus comentários. kkkkkkkkkk


    Abraços e volto daqui a pouco. rsrsrsrss

    ResponderExcluir
  9. Uma outra coisa que eu já ia me esquecendo........

    Eu posso ser hipócrita-pensante como você o é.

    Só que a grande e esmagadora diferença entre eu e você, esta na MOTIVAÇÃO, e isto para mim conta e muito!!!

    A minha motivação é somente aprender mais com você - ou seja, uma motivação justa.

    Mas em contrapartida, suas perguntas não são para aprender, mas são como os fariseus do tempo de Jesus,que perguntava só para pegar Jesus no contra pé!!!


    SEU FARISEU HIPOCRITA PENSANTE!!!!!!!

    HAHAHAHAHAHAHAHA

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Maldito barba-de-arão-ungida!!!


    Eu te amaldiçou em nome de todos os deuses!!! - tenho que apelar para todos os deuses, para ver se derrepente a macumba pega. Lógico que eu não creio nisto, mas derrepende vai saber. kkkkkkkkkkkkk

    Li e re-li todos os meus comentários e quer saber de uma coisa...........NÃO ENCONTREI TAIS PALAVRAS, SEU MALDITO!!!!!!

    Foi você que falou tal frase!!!!

    Se você acha que foi eu, então me prove, copie o contexto gramaticas, uma frase antes e uma depois desta frase que você ensiste em falar que foi minha!!!

    Seu miseravel, vai queimar no fogo do inferno por toda a eternidade!!!!

    E sabe qual é o pior de tudo???

    É que eu vou estar lá ao seu lado para de eternidade a eternidade te fazer perguntas sem fim!!!!!

    Agora uma risadinha do DEMO:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  11. hahahahahahaahahhahhahhaha
    Tú é o compussivo mais doido da blogsfera.
    Tomara que a Paulinha não entre por aqui rsrsrs.

    Imagina essa maluquice no blog do Gresder?

    Um abraço doidão

    ResponderExcluir
  12. Wagnão quero acrescenta somente mais duas palavrinhas:

    1-Me passa a merda do numero do seu telefone!!! kkkkk


    2-Quero que prove, copiando uma frase antes e outra depois da tal frase que você diz que eu disse, não quero saber......pode ler e re-ler todos os meus comentários - que nem você me obrigou a fazer, perdi um tempão lendo e relendo os meus comentários, seu miseravel!!!!!

    Abraços e vou esperar, ou então..........vou encher a sua postagem com os meus comentarios gigantes!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Abraços do doido mais uma vez

    ResponderExcluir
  13. A outra coisa.....rsrsrsrsr

    (Não vem falar que estou dividindo os comentarios para que eu venha ser o primeiro da lista, porque aqui neste blog fuleiro, nem lista tem. rsrsrs)

    Pode ficar despreocupado, pois ninguém em sã consciencia lerá os nossos gigantescos comentários!!!kkkkkkk


    Portanto, se a paulinha entra neste cafofo mais sem graça, ela não vai perder tempo de ler as porcarias que nós escrevemos!!!kkkkkkkk

    outros abraços do mesmo louco!!!

    ResponderExcluir
  14. Como pode o autor afirmar que Jesus não anunciou uma Igreja? E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18.

    ResponderExcluir
  15. Oi Débora tudo bem?
    A Igreja para Jesus não eram os prédios e sim constituida de pessoas. Leia o primeiro comentrário do Márcio.
    Vamos continuar interagindo e avançando.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  16. Não agüento mais ler tanto comentário!! chega, vou só ler as postagens rsrs
    Não adulteração, nas palavras de Jesus, mas adequação aos interesse do momento, de forma que o evangelho é muito mais universal do que Fechado como no cristianismo, e a igreja é apenas um veiculo que fraca e humanamente preservou sua mensagem para o mundo.

    A igreja é a portadora da Mensagem, não a barca da salvação. Para que essa mensagem chegasse ate nos precisávamos de uma religião exclusivista que protegesse tal mensagem. Agora nos resta recodificar e descascar a mensagem para nos que estamos em tese, fora da igreja.

    ResponderExcluir
  17. Gresder já faço isso á algum tempo para não me deixar influenciar pelas heresias do Wagner e Marcio...rsrsrs.

    Ai caramba estou na sala do Wagner falando mal do cara que feio. Desculpe ai Wagnão foi mal...rsrsrsr

    O Wgnão estou relutando até agora, vc não deu uma mancada neste seu texto, concordo com tudo (com dor no coração estou admitindo...rsrsrs)

    Perdeu a graça queria mesmo é chegar aqui e acabar com esta sua pose de Dr. Teologia.

    Abraços eclesiasticos.

    ResponderExcluir
  18. A quem interessar possa: A IGREJA JÁ NASCEU FALIDA!!!!

    A igreja não reflete Jesus. Jesus não fundou nenhuma igreja. Todas as menções à igreja nos evangelhos são posteriores a Jesus.

    Sinceramente, não dá para eu ficar lendo todos os comentários, especialmente do delirante moleque Marcinho, que não são comentários, mas livros rsssssssss

    Mas isso só até eu conseguir um outro computador ou se conseguirem ressuscitar o meu, mas tá difícil...Tão logo esse pequeno problema seja resolvido, volto com a carga toda.

    Vocês não perdem por esperar hhahahahhhahahaha
    hahahahahhah hahahahahah ahahahahaha...

    risada maquiavélica á lá marcinho-comentador-obsessivo-compulsivo

    ResponderExcluir
  19. WAGNER EU TINHA PROMETIDO A MIM MESMO POIR ABSOLUTA FALTA DE TEMPO ME ATER APENAS O MEU INTERESSE IMEDIATO QUE É O LIVRO DE APOCALIPSE. CONTUDO É LARO QUE ACOMPANHAR O TEMA TRATADO POR VOCE ALI ME LEVA A TER CONTACTO COM AS DEMAIS IDEIAS EXPOSTAS NO BLOG E ESSA AI ME CHAMOU UMA ESPECIAL ATENÇÃO. EU VOU USAR UMA PALAVRA QUE HOJE É MUITO USADA E QUE POR ISSO MESMO ESTA CANSATIVA. MAS NÃO É PRECISO QUE A IGRFJA VOLTE AS SUAS ORIGENS DE UM MODO EM GERAL. A IGFEJA PRIMITIVA, AS ANTIGAS DENOMINAÇÕES E A SUA CAAMINHADA? USEI A PALAVRA AVIVAMENTO A MAIS DE 30ANOS E VI QUE CADA UM DEU A ELA A CONOTAÇÃO QUE QUIZ. MAS É ASSIM MESMO QUE AS COISAS ACONTECEM,. QUANDO COMECEI A FALAR SOBRE ISSO COMEÇARAM TODOS A FALAR. CURSOS ENCONTROS E DE TAL MANEIA QUE EU A ABOLI DOS MEUS COMENTARIOS. NUM DETERMINADO CURSO NA CIDADE DE ARARAS QUE ERA SOBRE O AVIVAMENTO UM DOS MAIS RESPEITADOS PASTORES NA ÉPCOA ASSIM FALOU: EU NÃO SEI O QUE É AVIVAMENTO E NINGUEM SABE. O QUE É ISSO? EVIDENTEMENTEE O APROVEITAMENTOM DE UM TEMA EM VOGAS POR QUEM NADA TINHA A VER COM ELE SENÃO EXPLORA=LO COMERCIALMENTE.
    MAS QUANDO LEMOS AS HISTORIAS DA DENOMINAÇÕES VEMOS QUE NASCERAM MUITO DIFERENTE DO QUE ESTÁ AI HOJE E ATE´NA MINHA PROPRIA DENOMINAÇÃO. MAS CONFESSO WAGNER QUE A HISOTIA DO METODISMO NO SEU NASCEDOURO ME EMPLOGA E MUITO. AMO AQUELA IGREJA E POR ISSO MESMO ME IDENTIFICO COM O TEMA O QUE ESTÁ ACONTECENDO>
    O MESMO COM AS DEMAIS DENOMINAÇÕES. PARECEM UE NASCEM, CRESCEM E PELO MENPOS QUANTO AO QUE ERAM MORREM FICANDO POR AI UM TEMENDO ESQUELETO QUE MAIS NADA DELA NOS LEMBRA.
    PARABENS. SE PUDER SOBRE ESSE TEMA MANDAR POR E-MAIL OS COMENTARISO PARA MIM EU TE AGRADEÇO.
    ARMANDO MACEDO

    ResponderExcluir
  20. Pr. Armando
    Me passa o e-mail para eu poder enviar os comentários.

    Vamos continuar interagindo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. WAGNER
    AI VAI O E-MAIL. ESPERO GANHAR COM ESSAS TROCAS.
    armandogmacedo@yahoo.com.br
    obrigado pela atenção
    UM ABRAÇO
    ARMANDO MACEDO

    ResponderExcluir
  22. A igreja de CRIS|TO não esta falida. A "igreja" de hoje sim está.
    Primeiro que JESUS nunca quis templos feitos por maos humanas...
    A igreja que deveria ser, não era pra ter paredes de tijolos, um teto, um altar, etc. Muitos usam essa fla: "mais JESUS ia ao templo." ele ia mesmo, mais em Galatas 4,4 diz q JESUS nasceu debaixo da lei. Entao pra ELE ser Santo ele tinha q cumprir a Lei... mais quando ELE morre surge o novo testamento, a nova aliança, onde JESUS é o sacerdote, o templo e o sacrificio. Cada seguidor de CRISTO é uma pedra viva, q quando se reune é a igreja de CRISTO. Não tem nda a ver com um lugar fixo!!!

    DEUS abençoe....

    ResponderExcluir