terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dar a Luz a Si Mesmo


Dar à Luz a Si Mesmo


O útero é a matriz do Ser por excelência. Em hebraico, réhem é a matriz, o seio interior, o útero da mulher. Ele envolve e acolhe a vida, fruto da união do masculino e do feminino, do homem e da mulher, numa só carne. No útero, o embrião é matriciado e desenvolve-se. Qual o significado do desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto? A palavra desenvolvimento foi tão usada pela economia e pela sociologia e acabou contaminada. Entretanto, sua origem etimológica é evidente: desenvolver é o oposto de envolver. Quem se des-envolve, livra-se de envolvimentos e matrizes. O desenvolvimento da criança, do adolescente e da pessoa humana traz à lembrança a vocação desse processo, oposto às prisões, aos envolvimentos ilusórios e esterilizantes. Cada indivíduo deve buscar seu verdadeiro lugar na vida, rompendo com envolvimentos que limitam e confundem. Para se libertar do primeiro envelope, o ventre materno, as forças naturais bastam. Para se livrar dos envelopes verbais e imaginários, como prepúcios como tecidos em torno de nós pelos pais, familiares e sociedade, as forças sobrenaturais – simbólicas e espirituais – são necessárias.
O primeiro envelope, o do ventre materno, é essencial e necessário por nove meses. A matriz uterina recebe, mantém e da à vida. Numa perspectiva bíblica mais ampla, Deus é a matriz de cada uma de suas criaturas ao longo de nossa existência. Mas esse envelope material, no final da gravidez, torna-se prisão e limite. O desenvolvimento progressivo do embrião, do feto e do bebê leva ao abandono do envelope uterino e ao nascimento. No tempo certo, mas de forma inevitável, a criança nasce, “rompendo” a matriz abdominal da mãe. As condições do parto não são sem consequência sobre a psique e o destino do recém-nascido. Ao sair de um envelope, entra-se em outro: o organismo familiar, uma nova matriz “abdominal”. A criança precisa de alimentos sólidos e líquidos para viver. E é alimentada nessa nova matriz, a mais exposta do ser humano, a que se manifesta a maior exterioridade e a menor interioridade. O que deveria ser matriz manancial, nascente e fonte pode tornar-se rapidamente um projeto de molde e forma.

Continua ...


Corpo
Território do Sagrado
Evaristo Eduardo de Mirando

8 comentários:

  1. Após o nosso nascimento, começa a nossa caminhada que ao longo da nossa vida, vai requerer de nós novos nascimentos ( mudanças de atitude ), que nos levarão ao amadurecimento e a formação de quem nós somos.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Wagner
    Estou gostando muito do seu blog, pois aqui encontro trechos de livros de diversos autores, que talvez nunca lesse se não fosse no seu blog.


    Mas...... Permita-me dar um conselho amigo?


    Gostaria muito de ler os seus próprios textos, mesmo que seja elaborado a parti de outros textos ou livros, pois mesmo assim, ainda seria seu texto, pois seria sua opinião sobre o que você leu do livro.


    (Não sei se todas as suas postagens são assim, mas até aqui, o que tenho lido, são de outros autores)


    Como diz o Padre Antonio Vieira: “A originalidade esta em esconder as fontes”.


    Inclusive, quando leio um livro, não sou ingênuo, sei e concordo com Salomão que disse: “Não há nada novo debaixo do sol”.


    Mesmo assim, concordo com o Leonardo Boff que diz que cada leitor é um co-autor, pois lerá a parti de suas próprias experiências, re-interpretando o texto, do seu ponto de vista.


    Não me interprete mal, por favor, não estou criticando, pois de fato, e insisto a repetir, o seu blog é muito bom mesmo, pois aqui é um emaranhado de textos de diversos autores profundos.


    Mas gostaria de ler os seus próprios textos, pois reconheço o seu potencial e brilhantismo!



    Um abraço do seu novo amigo

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Sandra
    Que bom te ver por aqui.
    Continue lendo as postagens. Estaremos juntos no caminho para nossa própria edificação, amadurecimento ou nascimentos como você disse.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Marcio, te respondendo por aqui, você já é segunda pessoa que me fala sobre as postagens.
    Eu quero cansar mesmo.
    Um dia mudarei a maneira de postar.
    Quem sabe.
    Você lê, mas o intruso cansa logo.
    Um abraço e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcio
    Varios textos meus estão por aqui. Tem autores que me permito citalos na integra, pois não vejo a necessidade de interpretalos em pequenas citações de suas obras, afinal não é uma resenha e nem um resumo.
    Outra questão é a interpretãção equivocada, colocando palavras na boca do autor.
    Outra coisa, as postagens divulgam a obra do autor, que para mim é muito importante.
    Tenho interesse que as pesoas comprem e conheçam os autores e suas obras.
    Como você mesmo disse:
    "Estou gostando muito do seu blog, pois aqui encontro trechos de livros de diversos autores, que talvez nunca lesse se não fosse no seu blog".

    Obrigodo assim mesmo

    estou escrevendo algo sobre um novo modo de ganhar dinheiro.
    Eventos de blogueiros "apologéticos", que a maioria deles nem conhece a Bíblia.

    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa, meu amigo Wagner, que me ocorreu....

    Você escreve os textos copiando-os do livro, ou você tem um site, em que você copia e cola???

    Se você escreve do livro.....cara que trabalhão!

    Agora, se você copia e cola de sites, quais os sites que podemos encontrar mais dessas perolas???


    Aguardando resposta...........

    Um abraço

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Marcio por incrível que pareça, Eu digito os textos, a não ser o do Caio e um ou outro do Éd. A maioria eu digito mesmo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Wagner, pela iniciativa, coragem e principalmente disponibilidade de tempo!

    Um abraço amigo

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir