domingo, 20 de dezembro de 2009

Falando Pela Boca de Einstein


Falando pela boca de Einstein



Descrevendo três tipos de religiosidade:


“Entre os homens primitivos é o medo, acima de tudo, que provoca a religião – medo de fome, das feras, das doenças, da morte [...]. Os impulsos sociais são outra forma de cristalização da religião [...]. O desejo de ser guiado, de amor, de apoio, leva o homem a formar o conceito moral de Deus. Este é o Deus da Providência, que protege, dispõe recompensa e pune [...]. Este é o conceito moral ou social de Deus. A Bíblia judaica ilustra admiravelmente a passagem de uma religião de temor para uma religião moral, um processo que continua no Novo Testamento. As religiões de todos os povos civilizados, especialmente no Oriente, são primariamente religiões morais [...]. O que há de comum nessas formas de religião é o caráter antropomórfico do conceito de Deus [...].
Mas há um terceiro estágio da experiência religiosa que está presente nos anteriores, embora seja dificilmente encontrável em sua forma pura: Eu o denomino sentimento religioso cósmico [...]. O indivíduo sente a futilidade dos desejos e objetivos humanos e (sente) a ordem sublime e maravilhosa que se revelam na natureza e o mundo do pensamento [...]. [Este] sentimento religioso cósmico já aparece nos salmos de Davi e em alguns Profetas. O Budismo [...] contém isso de modo ainda mais forte. Os gênios religiosos de todos os tempos se distinguiram. Poe este tipo de sentimento religioso, que desconhece dogmas e um Deus conhecido como imagem do homem [....]. É precisamente entre os hereges [...] que nós encontramos homens [...] com o mais elevado sentimento religioso desta espécie [...] que eram considerados pelos seus contemporâneos muitas vezes como ateus e às vezes também como santos. Nesta perspectiva, homens como Demócrito, Francisco de Assis e Espinoza estão muito próximos entre si”. ([124, apud [121}, PP. 36-38).

Pare e pense
Wagner

11 comentários:

  1. .
    Wagner lendo esse texto me lembrei que tenho algo muito semelhante escrito há três anos atrás e que se encaixa mais precisamente na mentalidade cristã e não necessariamente na religiosidade universal como sugere o texto, mas pode cooperar com o pensamento proposto. Eis o texto sobre três estágios de entendimento religioso no âmbito do cristianismo:

    O primeiro e inferior é o daqueles que se apegam à tradição e à doutrina de sua denominação, acreditando que ela é a melhor, quando não a única, para se chegar à salvação e à verdade.

    O segundo é o de homens mais eruditos e conciliadores, que se preocupam em defender não a confissão de uma denominação, mas, sim, a ortodoxia cristã.

    O terceiro é o daqueles que acreditam que, acima da tradição e da ortodoxia, está à espiritualidade dos que, em toda a História da Igreja, em meio às “seitas” e “heresias”, apaixonaram-se pelo Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Gresder!
    Que bom tê-lo entre aqueles que lêem o Blog.

    A terceira opção me agrada e principalmente se eles não tiverem que passar para o lado de cá para ter direito as promessas, seja quais forem.
    As outras opções, não volto a falar, até porque, para mim, seria retroceder a coisas que já são totalmente ultrapassadas. Já deixei os mortos enterrarem seus mortos e não quero recuar.

    Um grande abraço
    Wagner

    ResponderExcluir
  3. Como vocês, também estou no estágio 3 mas em vistas de evoluir para o estágio 4 que ainda não sei qual é..rssss

    Já há algum tempo, meu "pastor" se chama Albert e meu "professor de teologia preferido" chama-se Baruc.

    abraços e celebremos o nascimento daquele que ousou ultrapassar o estágio em que sua religião se encontrava.

    ResponderExcluir
  4. Como disse o Eduardo, eu também estou entrando no quarto estagio.


    Tenho minha Fé em Cristo, mas tenho Fé na Fé universal da vida. Alias quem crer em Cristo, crê na vida, e quem crê na vida, crê mesmo não crendo também em Cristo, pois Cristo é a máxima personificação da vida.


    A verdadeira espiritualidade é aquela que alcançamos sem buscar - lá, pois não somos nós que a encontramos, mas ela é que nos encontra.


    Espiritualidade esta no coração do homem, para desenvolver-la, não precisa de mecanismo, esforço humano, apenas viver a vida.


    Quem vive a vida, mesmo sem pensar em Deus ou em uma religião, já alcançou a verdadeira espiritualidade.


    Espiritualidade é a vida vivida em plenitude e abundancia!


    Um abraço

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  5. E aí Marcio
    O Eduardo disse que esta tentando evoluir para o quarto estagio e você já está entrando. Eu sempre achei que você era mais evoluido do que o Eduardo. Vocês só perdem para o Paul Yonggi Cho, que já domina a quarta dimensão.

    Falando de espiritualidade:

    *Espiritualidade significa a vida segundo o Espírito. Essa vida se opõe à vida na carne.
    *A tendência da carne é a morte, enquanto a tendência do espírito é a vida e a paz Rm 8.6.
    Espiritualidade é toda atividade a humana. É o projeto humano orientado para a reprodução, promoção e defesa da vida.
    * Andar segundo o Espírito produz gestos e atitudes que expandem a vida.
    * Andar segundo a carne é viver a vida ao redor do egoísmo, num projeto humano centrado apenas em si mesmo, insensível a vida e as tribulações dos outros.
    * Andar segundo a carne implica em degradar a vida de si próprio e oprimir a vida dos outros.

    * Nessa perspectiva, a verdadeira oposição na espiritualidade cristã não é entre corpo e alma, mas entre a vida e a morte.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Amigo Wagner
    Há entendi.......quer dizer Espírito x Carne, numa espécie de dualismo-gnóstico?

    Aguardando resposta......

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. O texto de João e Romanos revelam esse dualismo. Agora a influência gnóstica rsrs, podemos pensar sobre isso pisando numa linha tênue de heresia. Será?
    Mesmo assim, vindo dos hereges.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Se vocês puderem me ajudar!!
    A relação de postagens antigas do blog desapareceram, e não consigo recoloca-las.
    SOCORRO!!

    ResponderExcluir
  9. Como assim?

    Seja mais especifico no seu pedido de ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Se você notar a relação no meu blog de recentes postagens está em branco. As postagens aparecem quando adiciono mais não aparecem no blog.
    Alguma coisa está travando.

    ResponderExcluir
  11. Cara, vou lhe dar umas pequenas dicas....

    Se o seu gadgets esta com problemas, exclua e coloque outro no seu lugar.

    O melhor site de dicas para blogs que eu conheça é: http://usuariocompulsivo.blogspot.com/

    Quase todos os gadgets do meu blog são de lá.

    Lá vai ter o gadgets para postagens recentes.

    Espero ter ajudado.

    Precisando, não hesite em pedir.

    Um abraço mais uma vez.

    ResponderExcluir