quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Apocalipse é Profético Mas Não Transcendente


Apocalipse é profético mas não transcendente


Primeiro é importante saber que o escritor estava preso, não podia falar claramente porque a carta escrita seria lida pelos romanos e provavelmente o escritor seria morto. Esse é exatamente o motivo pelo qual ele escreveu por símbolos em que a comunidade entenderia mas os soldados não conseguiriam entender a linguagem.


Todos os símbolos têm um significado para os destinatários, uma comunidade simples, mas que entendiam claramente a linguagem do autor.

Cada símbolo tem seu significado histórico, sendo primeiro entendido assim, para depois descobrir seu significado profético, mas nunca transcendente.
O problema na interpretação do apocalipse, é que a maioria dos autores consegue ver chifre em cabeça de cavalo e fazem do símbolo algo literal, dificultando o entendimento porque todo juízo vem de cima, com uma ação de Deus que de repente age para trazer o seu juízo sobre a terra, julgando os ímpios, as nações, o Diabo, os crentes e etc.

Eu prefiro enxergar o homem como instrumento desse juízo e nessa perspectiva, nós somos os responsáveis por tudo que acontece aqui. O Apocalipse então serve como pedagogia para nós; é como se Deus deixasse o livro para nos avisar das coisas e para nos lembrar que nós somos o próprio opositor, os destruidores e executores do juízo contra nós mesmos.

Não estamos conseguindo salvar a terra; o consumismo e a depreciação dos recursos naturais. O Apocalipse nos mostra em nossas ações, os selos sendo abertos todos os dias na nossa cara, mas o desejo de lucro e consumo fala mais alto do que a preservação.

Um dos selos quando aberto tira a paz na terra. Quem são os instrumentos da guerra e da maldade entre os homens senão os próprios homens.

Outro selo, se instala a pobreza, gerado por um capitalismo maldito onde poucos detêm os recursos da terra.

Outro selo, morte provocada pelas guerras e até guerras urbanas, pela fome e pela doença

Outro selo fala do clamor pela justiça e o sofrimento do justo vivendo num mundo de injustos, onde a injustiça parece prevalecer.

Assim como os selos, as trombetas também são potencializadas pelo fruto das nossas ações e também provocados por tragédias naturais. Deus está no controle, nos avisa e nos responsabiliza como cuidadores dessa grande mãe.
Infelizmente, o caminho será de dor mas de perseverança e vitória. A vida não será fácil para a maioria dos seres humanos. O egoísmo e a maldade serão muito maior, até pela falta de recursos e recursos centralizados em alguns privilegiados.
Não tenho esperança para as próprias gerações, porque nós somos destruidores dos poucos recursos naturais. A coisa básica como água potável que já é escassa, ninguém se preocupa em poupar; os líderes mundiais não conseguem nenhum acordo. A terra já está esgotando seus recursos, já ultrapassando em 25% na capacidade de se auto renovar. Hoje são instintas mais de três mil e quinhentas espécies por ano. É uma tragédia!


E nós estamos discutindo teologia.
Pare e pense
Wagner

23 comentários:

  1. Amigo Wagner


    Sua frase no final dise tudo: “E nós estamos discutindo teologia”.


    Especializamos-nos com “verdades” transcendentais e espirituais – verdades estas, abstrais – , que esquecemos do que realmente importa, a nossa existência, realidade, mundo e vida.


    O que adianta discutir sobre Deus, anjos, demônios, inferno e céu, se o nosso planeta esta diariamente sendo destruído?


    E a igreja – que somos nós – para piorar a situação, da ênfase e se preocupa com o céu, que se esquece de que vivemos ainda no mundo.


    Por isso, afirmo minha tese:
    A mensagem do céu, ainda que faça parte do Cristianismo, não tem que ser o nosso grande alvo, mas antes, a nossa terra, pois o lá – no céu – está distante, pode o não ser uma realidade que vem ocorrer, mas o aqui – na terra – estamos vivendo.


    De forma que a mensagem do céu se tornou entorpecedora do ser e agir.


    Pois a lógica da literalização do apocalipse, mais a da queda, juntando maldição + juízo vindouro, nos anestesia, pois se de fato é assim, logo se segue, para que lutar por um mundo melhor?


    Se o mundo esta amaldiçoado, não adianta tentar mudar.
    Se Deus vai destruir o mundo pelo seu juízo, e, se nós achamos que servimos a Ele, então se segue o absurdo:


    Lutar por um mundo, tentando melhora-lho, é, lutar contra Deus, tentando reverter a sua vontade soberana de juízo e castigo.


    Por isso, minha ótica de ver e entender o apocalipse, é a mesma que a sua – nesta concordamos, acho que não vai ter discussão, não é mesmo? Ou será que ainda vai? Rsrsrsrsrsrs


    Assino embaixo – pelo menos nesta postagem, tá bom?!rsrsrsrs – tudo que você escreveu ai – essa foi você quem escreveu mesmo? Se sim, parabéns. Se não, quem é o autor? – o grande erro foi de conferir ao apocalipse o status de transcendência e literalidade, fazendo deste livro rico em símbolos e figuras, um livro de guerra, carnificina e juízo vindoura da grande ira de Deus.


    E pior ainda, foi interpreta os evangelhos, Jesus, sua vida, atitudes e palavras, pelo apocalipse!


    Urge que os evangélicos, principalmente os fundamentalistas revejam seus conceitos, e mude os seus discursos, para que possamos trabalhar mais, a perspectiva ecológica.


    Abraços

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Põ Marcio,
    Se concordarmos demais já era.
    Vou ler o teu comentário com mais cuidado, para discordar de você em alguma coisa.
    Brincadeiras a parte, o assunto é muito sério e inclusive por causa das suas implicações.

    O texto é meu e vai ciontinuar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Wagner, eu não iria discordar, mas como você mesmo disse, que desta forma não tem graça, então para ter mais graça, e ficar mais legal, vou pega o trecho em que eu discordo – tive que ler duas vezes.rsrsrsr


    Sua fala: “Deus está no controle, nos avisa e nos responsabiliza como cuidadores dessa grande mãe”.


    Como assim, Deus está no controle??


    Se Deus está no controle, segue-se, que nós não somos totalmente responsáveis, pois o fazer e o permitir, pra mim é tudo igual.


    Pense comigo, seguindo minha linha de raciocínio:


    Deus controla o mundo, tem o poder de fazer e permitir tragédias e acidentes, logo, Deus seria culpado, pois estaria comandando todos os eventos, ora causando-os e ora permitindo-os.


    Pois se tem o poder de não permitir e permiti, segue-se quem tem poder e comanda, mas não é bondoso, e se não permiti e controla, segue-se que é bondoso, pois não queria que fosse assim, mas não é poderoso e nem controla o mundo.


    Como é que fica então??


    A-Deus controla tudo.
    B-Deus controla parcialmente.
    C-Deus não controla nada.


    Aguardando vossa resposta....................

    Abraços

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que o Marcio esta aqui com essas perguntas!!! eu ainda vou parar de responder é só perguntar, para ele saber o quanto ele é chato, puta que lá merda...

    Mas como não é para discutir teologia rsrs eu vou apenas te convidar para ler o meu apocalipse na minha próxima postagem, e te dizer que não sei como eu nunca tinha pensado no contesto histórico especifico em que João escreveu aquilo, isso muda tudo!!

    ResponderExcluir
  5. Marcio
    Vou te respoder mais tarde e de forma muito simples. Vou deixar por enquanto.

    Gresder vou ler a tua próxima postagem, e vamos tentar crescer.

    Um abraço Marcio e Gresder

    ResponderExcluir
  6. Puxa Gresderzinho!!!

    Queimando o meu filme com o mano Wagner!!!
    Brincadeira você viu, ta loco, nem quer mais me responder, e não quer que outros me respondam heim!!!

    Eu já reconheci que sou um maníaco –compulsivo-perguntandor-pensante-insastifeito-curioso-especulativo!!!rsrsrsrsrs

    Wagner, não se assuste não viu, e pior, não deixe que o Gresder venha dissuadir você, pois continue com essa maestria e educação respondendo minhas indagações. Rsrsrss

    Abraços meus amigos.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Marcio

    É importante não esquecer que já coloquei a minha posição em outras postagens e comentários.

    Lembrando e acrescentando:

    O teólogo de linha liberal, não faz afirmação sobre a transcendência. Qualquer pessoa que diga que prefere essa teologia deve desconstruir qualquer dogmatismo da sua mente, já entendendo que esse é o caminho natural de quem gosta do método histórico crítico. (ele só sabe que não sabe)

    Aí você pergunta: Deus controla tudo, parcialmente ou não controla nada?

    Para mim, Deus controla a minha vida e da minha família...se controla a tua não sei. Eu não tenho uma afirmação doutrinária, mas experiencial, que serve apenas para mim e minha família que tivemos juntos a nossa experiência.

    Vou contar apenas um testemunho:

    Há 18 anos a minha esposa engravidou e a minha casa estava passando por uma dificuldade extrema. Eu estava sem nenhuma perspectiva de sustentar minha família. Fiquei tão desesperado que pensei em me suicidar. Quando estava preparando alguma situação para isso, Deus falou comigo com voz audível (assim como nós falamos), e me deu entre outras coisas uma forma de eu começar a sobreviver. As portas se abriram de tal forma e por 18 anos sustento a minha família de forma milagrosa.

    Sem me alongar porque teria muito mais a falar.

    Para mim e para a minha experiência, Deus cuida e controla 100%. Para os outros, eu não tenho nenhuma resposta para o sofrimento humano, a não ser que quando Deus nos colocou como cuidadores da terra, ele deixou a responsabilidade de nós cuidarmos um dos outros e quando falhamos nisso sofremos.
    Não sei se sou uma exceção a regra, mas se sou, bendito seja Deus por isso.
    Hoje, busco ser uma voz de cuidado e reconciliação em amor, querendo pregar esse caminho para que não ajam entre nós pessoas que passem pelo que eu passei.

    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Wagner


    Agradeço pelas suas palavras sinceras e reveladoras da sua experiência.


    Não comentarei, pois essa foi a sua experiência de vida, e isto, eu não tenho o direito – e nem quero ter – de fazer alguma avaliação.


    Muito obrigado mais uma vez, pela sua confiança em mim, e mais ainda pela sua amizade, em contar tal testemunho pessoal.


    Abraços carinhosos!

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Marcio
    Exatamente!
    Já que estamos discutindo teologia, e não temos certeza de nada, devemos respeitar a experiência das pessoas em qualquer movimento religioso por mais estranho que nos pareça.

    Estamos caminhando para deixarmos de ser meninos.
    aleluia!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. O apocalipse é revelação, diferentemente da maneira como o tratam hoje os teólogos, mostrando-o como um mistério. Nada pode haver de mistério em algo revelado... não é mesmo? Portanto se é que o próprio revelador insiste em dizer aos seus leitores primários que as coisas ali escritas estavam por acontecer brevemente, (porque o tempo está próximo), arrematando no cap. 22:6, 10 que as coisas narradas na prefalada revelação estão prestes a acontecer, (porque próximo está o tempo), é uma insensatez trazer isso para o futuro, maiormente para nossos dias, fazendo de Jesus de Nazaré um profeta futurólogo e não aquele que veio cumprir o que dele foi escrito no passado (Lei, Salmos e Profetas. A modernidade é o ocaso da instrução bíblica!

    ResponderExcluir
  11. João
    É bom tê-lo por aqui.

    Um princípio da interpretação é procurar entender o significado primário do texto. O que o autor quis dizer aos seus destinatários. A Bíblia é um livro de princípios que são aplicáveis a nós. O Apocalipse quando revela toda degradação humana e o processo destrutivo dos recursos da terra, vemos acontecer em nossos dias tudo que foi profetisado .É como se Deus estivesse nos falando: Se voces nào mudarem, todas essas pragas virão até voces sem que necessário seja através de uma ação direta de Deus mas fruto da burrice humana.
    Vejo apocalipse daqui de baixo desencadeando todo esse processo histórico.
    Deixa a rapasiada procurar chifre em cabeça de cavalo

    ResponderExcluir
  12. Wagner vejo que esta tudo bem com você e que continua querendo entender melhor as revelações de deus e principalmente o apocalipse.
    Em principio Wagner posso concordar em tese com o que você expõe e principalmente o aspecto social da revelação. creio que devemos nos debruçar mais sobre as revelações bíblicas para não continuarmos a cair no canto da sereia do capitalismo moderno. por mim creio que é inadmissível pensar-se que um regime opressor econômico tenha alguma coisa a vê com o cristianismo muito embora seja essa a defesa atual dos evangélicos.mas não tenho interesse em discutir essa teologia aqui agora. o apocalipse é de fato uma revelação não há portanto como se falar de revelação da revelação. mas se ele foi escrito para os cristãos e para isso parece não haver duvidas porque então não o entendemos na sua totalidade todos?
    Creio que nos afastamos muito do pensamento judeu para podermos entendê-lo. talvez também por ser um livro único semelhante acho apenas ao livro de Ezequiel.
    Se não podemos falar em revelação do já revelado podemos falar de entendimento da revelação feita em apocalipse.
    Eu escrevi um entendimento que me deu o senhor e espero dentro de breve lançar um livro. espero também que você o apóie como apóia sempre livros que procuram desvendar os mistérios que ainda cercam as revelações.
    Quanto ao que você diz e outros mais afirmam eu creio que o apocalipse pode ser visto primeiro como uma dupla referencia tão comum na bíblia. assim ele fala de realidades existentes na época nas igrejas citadas como uma tipologia para entendermos a revelação do que ocorre no mundo celestial e pré material tridimensional. assim muitos se referem ao apocalipse apenas como o tipo usado para revelar e não o que é revelado pelo tipo o que é muito comum nos nossos escritos.
    Pelo que eu entendi 80 ou 90 por cento do que ali esta escrito é o que ocorre nas regiões celestiais e os outros 10 ou 20 por cento o que vai acontecer na terra como resultado do que agora já ocorre nas regiões celestiais. sim caro Wagner porque o apocalipse já está ocorrendo nessas regiões enquanto aqui na terra discutimos a teologia. respeito todos os pensamentos teológicos porque o contrario seria julgar quem pois tem como pessoas não comprometidas com o evangelho do senhor Jesus,. trata-se de um livro que já trouxe e certamente trará ainda muitas discussões devido aquilo que ele representa querendo ou não o juízo do homem ímpio.mas isso fica para depois que você tiver a oportunidade de ler o livro que eu escrevi afinal não se pode condenar o que não se conhece ainda.
    Mas Wagner uma coisa fique bem clara: a grande maioria dos textos apocalípticos está falando do que agora já esta ocorrendo nas regiões celestiais e que conseqüentemente como tudo que lá acontece vai acontecer aqui na terra.

    ResponderExcluir
  13. Continuação...

    Podemos resumir assim: tudo o que ocorre na terra já ocorreu nas regiões celestiais. mas nem tudo o que ocorre nas regiões celestiais vai ocorrer aqui na terra já que o futuro, aquilo que agora ocorre lá é sempre alternativo quando se chega aqui. se possível poderemos considerar essa tese em outros escritos.
    Então o apocalipse já acontece lá e os seus reflexos serão sentidos no futuro aqui já que se trata do juízo sobre os homens ímpios. eu não disse a destruição do nosso mundo porque não encontro uma justificativa sequer na bíblia que me leve a pensar isso. a bíblia fala para mim na restauração de toda a criação e não na destruição dele porque eu creio assim como você expressa que deus está no absoluto controle de tudo. ora ordenando e ora permitindo. se eu não entendo porque lhe permitir o mal é preciso que eu procure entender melhor os desígnios de deus para o homem.
    Algumas coisa ficam no ar quando vemos explicações espetaculares sobre as revelações que revela total divorcio entre as revelações e o entendimento humano sobre elas.por exemplo uma das revelações que mais me deixa preocupado é quando dizem que os seres viventes também chamados genericamente de querubins tem quatro caras uma virada para cada lado sendo uma de homem, uma de boi, uma de leão e outra de águia. sinceramente essa passou muito longe da realidade.
    Fico feliz em poder escrever-lhe e espero ter um encontro com você assim que nos marcarmos lá no SOS Vida.

    Um Grande abraço e que DEUS continue te abençoando.

    Pr.Armando Macedo

    ResponderExcluir
  14. Pr Armando Macedo
    Quero primeiro agradecer a tua reflexão por aqui.
    Vou te responder brevemente e espero crescer junto com o irmão e outros que estejam por aqui.

    ResponderExcluir
  15. BRAVO!! BRAVÍSSIMO!!!
    É, fico fora alguns dias e a moçada não dá descanso aos neurônios.

    Assino em baixo em tudo (quase) que você escreveu. Aliás, essa tese do cuidar da terra foi o tema do meu artigo que eu acho que você ainda não leu(não tenho certeza), se quiser ler veja o tema lá na Sala "O que somos nós ou Voltando à missão original".

    Só acrescentando, devemos levar em conta o estilo literário do livro: ele pertence à categoria da apocaliptíca, que lê e procura entender a realidade e também os seus desdobramentos através de simbolos, mitos e figuras.

    É difícil para o leitor do século 21 exatamente por isso: não estamos familiarizados com o estilo; os conservadores vão querer ver ali uma mensagem literal para o futuro, não entendendo que o livro foi escrito para os seus destinatários originais, dentro do contexto histórico vigente, com uma mensagem clara que os judeus entenderam muito bem.

    Querer levar os temas do apocalipse para "as regiões celestias" é apenas adentrar ao mundo das suposições teológicas, e aí, cada um faz o "bolo" com a receita que mais lhe agrada.

    Parabéns pelo texto, meu amigo, abraços

    ResponderExcluir
  16. Um mundo que acaba não pode ser o mundo de Deus, porquanto Deus é de eternidade a eternidade, ou seja: sem princípio, e sem fim. Com fulcro no exposto supra chega-se a seguinte conclusão: sábio foi Salomão que não esquentou seu cabeção deixando bem claro em sua declaração que; "Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. Ec. 1:4 - "Sei que tudo o que Deus faz durará eternamente; (Ec. 3:14-a).

    ResponderExcluir
  17. O GRANDE PROBLEMA DO HOMEM É QUE AS PALAVRAS DEVIAM SER PARA ESCLARECER E A MAIOR INVENÇÃO DELE ´QUE ELE FAZ CONFUNDIR.
    FICO IMAGINANDO COMO SERIA HORRIVEL UM MUNDO ONDE TUDO SERIA ABSOLUTAMENTE IGUAL. CANSATIVO. VEJO AINDA QUE O GRANDE PROBLEMA É TERMOS QUE ENTENDER COMO PALAVRAS QUE DEFINEM UM MUNDO TRIDIMENSIONAL PODEM TRANSMITIR PARA O HOMEM OS CONCEITOS INERENTES AO PROPRIO DEUS. POR ISSO VEMOS ACADA MOMENTO ALGUEM DIZENDO QUE DEUS É HOMEM OU MULHER. O DRAGÃO OU A SERPENTE. O QUE SIGNIFICA ISSO? COMO ENTENDER? TIPOLOGIA?
    O QUE É UM ESPIRITO? O QUE É A ALMA? COMPARAMOS COM O QUE? O QUE A REPRESENTA? O QUE É O MUNDO FORA DA NOSSA REALIDADE TRIDIMENSIONAL? NÃO EXISTE?
    O QUE ACHA IRMÃO WAGNER?

    ARMANDO MACEDO

    ResponderExcluir
  18. Pr. Armando
    É um prazer tê-lo por aqui.
    Já lhe respondo.

    A princípio, já discordo de algumas coisas e principalmente quando disse que o regime opressor econômico nada tem a ver com o cristianismo. Não só tem haver com o cristianismo como tem haver com o Apocalipse.

    Quem disse que as revelações são transcendentes? O livro foi escrito para uma comunidade pobre, os símbolos eram históricos e só foi escrito por símbolos para que os Romanos não á entendesse.

    Se não era transcendentes para eles, é um erro querer encontrar chifre em cabeça de cavalo.

    Por favor não me venha com experiências pessoais que para a reflexão teológica isso não vale e nada.

    A inda não está respondido. É só uma palinha para não ficar sem resposta.

    Vamos continuar refletindo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. J. Carlos
    Bom tê-lo por aqui
    Não podemos não esquentar, até porque nós estamos destruindo a terra. Desde 1970 que já se sabe que a terra não se auto-renova. A capacidadeda terra se auto-renovar já ultrapassou em quase 30% ... Hoje mais de 3500 espécies são extintas todos os anos. A terra caminha para o caos e não tem como evitar; o que se pode fazer hoje é diminuir a velocidade que isso vai acontecer.
    Por isso não podemos nos omitir, Deus nos colocou aqui como cuidadores da terra e como cristão temos uma importância fundamental no processo.

    Vamos continuar refletindo

    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Pr.Armando

    É preciso perceber o significado do Apocalipse, e não pensarmos que o livro caiu do céu como uma mensagem para os nossos próprios dias – que é maneira como as seitas o entendem. Se quisermos entender o Apocalipse, devemos deixá-lo em seu próprio tempo, com o seu pano de fundo religioso e histórico, por estranho que ele nos seja. Sua própria palavra inicial, “revelação” (Apocalipse), situa-se explicitamente na tradição,,perspectiva e gênero literário da apocalíptica judaica do tempo.
    A apocalíptica judaica fornece-nos a chave para entender os pensamentos fantásticos e a linguagem arcaica do Apocalipse.
    O Autor tenta num ambiente de uma provável perseguição, para encorajar os irmãos na fé e dar um sentido ao sofrimento da comunidade e explicar o que está acontecendo na história do seu tempo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. OI WAGNER
    O QUE VOCE ME FALA É O QUE EU ESTUDEI NO SEMINÁRIO A MASI DE 40 ANOS. QUANTO AO QUE VOCE ME DIZ NÃO HÁ NADA A CONTESTAR. ALI´PAS NESSA LINHA WAGNER EU PROCURO UM LIUVRO QUE LI E ESTUDEI A 30 ANOS OU MAIS E QUE SE NÃO ME ENGANO CHAM-SE DIGNO É O CORDEIRO COMO VOCE CONHECE DISSO TALVES MA POSSA AJUDAR A ENCONTRÁ-LO. É LINDO E MARAVILHOSO. FIQUEI ENCNTADO COM ELE MAS PERGUNTO ELE ESGOROU TODOS OS PENSAMENTOS A RESPEITO DO APOCALIPSE?
    OUTRA COISA WAGNER INDEPENDENTE DO APOCALIPSE EM FALEI SOB O MUNDO GTIDIMENSIONAL E NÃO TRIDIMENSIONAL E TAMBÉM DO ESPIRITUAL. PAA VOCE É UMA COISA SÓ OU PODE-SE TER O DIRETIO DE EXPANDIR-SE O PENSAMENTO PARA MAIS LONGE COMO OS FAZEM OUTROS PENSADORES NAO EVANGELICOS, A INTELIGENCIA É UM ATRIBUTO ODS CRISTÃOS EVANGELICOS OU DE TODOS OS HOMENS?
    ACHO QUE O LIVRO DIGNO É O CORDEIRO É UMA ANALISE PERFEITA DA SITUAÇÃO EUM QUE O APOCALPSE FOI ESCRITO MAS ACHO TMBÉM QUE ACIMA DE TUDO É UM TIPO MARAVILHOSO USADO NA BIBLIA COMO DUPLA REFERENCIA MAS QUE A SEMELHANÇA DO MESMO TEMPLO DE JERUSALÉM FALA DE TIPOS QUE NOS LEVAM A ENTENDER O IMPOSSIVEL DE SER MOSTRADO DE OUTO MODO.
    WAGNER TAMBÉM TENHO UM PEQUENO ESTUDO SOBRE TIPOLOGIA.
    WAGNER NADA DISSO ESGOTA O TEMO OU A INTELIGENCIA ESPECULATIVA DO SER HUMANO. ESPERO QUE VOCE ENTENDA QUE UMA MOEDA NÃO TEM APENAS UMA EFIGIE,
    DE QUALQUE MODO É BOM EXERCITAR A INTELIGENCIA COM QUEM PELO MENOS PODE-SE FALAR AO CONTRARIO DA MEDIOCRIDADE QUE IMPERA NAS IGREJAS CONSTIUTUIDAS.
    COM TODAS ESSAS COLOCAÇÕES SUAS ESPER QUE NÃO FECHES TODAS AS PORTAS DA CAMINHADA HUMANA NO ESTUDO EVANGELICO E BIBLICO NUMA DEMOSNTRAÇÃO DE INTOLERANCIA COM QUE NÃO PENSA COM A MINHA MENTE.
    QUANTO AO PROBLEMA DE SER PRODUTO DO CRISTIANISMO EU NÃO CONCORDO NUNCA POIS TAMBÉM TENHO UM ESTUDO SOBRE GENESIS E NÃO VEJO OPRESSÃO COMO PRIVILEGIO DOS CRISTÃOS E SIM COMO OA ATUASI DETENTORES DO PODER OPRESSOR EXISTENTE.

    ARMANDO MACEDO

    ResponderExcluir
  22. Até quando vai se buscar no futuro o que se fez no passado!? "Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, PORQUE PROXIMO ESTÁ O TEMPO. (Apoc.22:10)

    ResponderExcluir
  23. Débora,
    É um prazer tê-la por aqui.

    Não só se fez no passado, mas no tocante a nós, o presente determinará o futuro que teremos.

    Um abraço

    ResponderExcluir