quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

É UM ABSURDO!!


Pastor Pat Robertsom


Líder Evangélico Americano culpa Haitianos e seu pacto com demônio por Terremoto

Peço desculpas antecipadas por comentar uma declaração tão inoportuna e estúpida, mas o site norteamericano The Huffington Post informa que o televangelista Pat Robertson disse hoje que o Haiti foi amaldiçoado por ter feito um pacto com o diabo para conseguir a independência da França. Robertson é o fundador da rede evangélica de TV CBN (Christian Broadcasting Network) e apresentador do programa Clube 700 nos EUA (que também tem sua versão brasileira exibida pela Rede Gospel e outras emissoras isoladas). Foi pré-candidato republicano à Presidência dos EUA em 1988. É tristemente famoso também por suas declarações polêmicas como a sugestão (em 2005) de que Hugo Chávez fosse assassinado e que o AVC (acidente vascular cerebral) do premiê israelense Ariel Sharon em 2006 foi um castigo de Deus. Curiosamente, também esteve envolvido numa controvérsia sobre corridas de cavalo em 2002.

Pois é este expoente do conservadorismo evangélico norte-americano que vem a público num momento trágico como este, quando os milhares de corpos empilhados nas ruas de Porto Príncipe sequer esfriaram, dizer uma asneira como essa. Revela, primeiro, não ter uma palavra de conforto apropriada para o momento, algo que se esperaria de alguém que se diz líder cristão. Segundo, prefere o discurso tosco ao invés de simplesmente agir. Se a idade não lhe permite mais viajar a uma zona de desastre natural, que pelo menos animasse seus seguidores a fazê-lo ou investisse seus recursos em ajuda humanitária. Terceiro, até onde sabemos, Deus não passou uma procuração para Pat Robertson falar (e julgar) em Seu santo nome. Quarto, Robertson revela um profundo desconhecimento histórico a respeito da independência do Haiti, iniciada logo após a Revolução Francesa (1789), quando um escravo negro, Toussaint L'Ouverture, liderou a maior revolução de escravos de que se tem notícia nas Américas, que foi brutalmente reprimida pelas tropas de Napoleão em 1802 (na sua declaração, Robertson chega a confundi-lo com Napoleão III, que governaria a França a partir de 1848). Tudo isto não evitou a independência que viria a ocorrer em 1804, mas que consumiria tanto a população como os recursos do país, colocando-o numa instabilidade política e econômica que dura até os dias atuais. Entretanto, a independência do Haiti é motivo de orgulho para os países da América Latina, por ter sido o primeiro país da região a ter se tornado independente (o 2º das Américas depois dos EUA), e ter imposto uma vergonhosa derrota às tropas de Napoleão antes dos ingleses em Waterloo. A seguir o raciocínio bizarro do tele pastor desinformado, teríamos que deduzir também que os ingleses fizeram algum tipo de pacto com o diabo para derrotar Napoleão.

Pelo jeito, a promiscuidade entre igreja, política e televisão, além de explosiva, provoca diarréia cerebral. O senhor Pat Robertson perdeu, portanto, uma excelente oportunidade de ficar calado. Para os que não crêem, entretanto, ele fala em nome dos evangélicos ao se apresentar como "pastor". Enquanto alguns tecem lindas palavras para tentar localizar - com GPS, mas em vão - o tal "centro da vontade de Deus", outros estão no epicentro da dor que clama por Ele. Não deixa de ser um melancólico contraponto a uma mulher - brasileira e católica - como Zilda Arns, que não estava longe nem se refugiou em discursos estúpidos e juízos irresponsáveis, mas estava lá em carne e osso para ajudar a minorar o sofrimento e a miséria do povo haitiano. Algumas mortes trágicas têm o condão de serem muito mais dignas e cristãs do que pretensas lideranças evangélicas, que parecem conhecer a Deus tanto quanto conhecem o Haiti.

Matéria em O Contorno da Sombra


Leiam o que o pastor Ciro Sanches Zibordi disse a respeito da tragédia no Haiti em sua postagem "Ano novo, vida realmente nova". Estou chocado com a visão de Deus deste homem.

Enquanto muita gente ainda se diverte com as tragédias ficcionais do filme 2012, começamos o ano com as reais e mortais avalanches em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, com inundações, em São Paulo e Rio Grande do Sul, e agora com esse terrível sismo no Haiti (na verdade, um grande terremoto seguido de inúmeros tremores, suficientes para matar e destruir o que restou).


Por que essa catástrofe tinha de ocorrer exatamente em uma região tão miserável?

Se levássemos em conta apenas a lei da sementeira e sega, considerando causa e efeito para tudo o que acontece, o Brasil já teria experimentado várias outras tragédias, e de enormes proporções. Tragédias acontecem aqui e ali, umas maiores, outras menores. Mas o que é certo mesmo é que Deus está julgando o mundo por causa do pecado, pois “do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Rm 1.18). Por isso, são bem-aventurados os justos, os que temem ao Senhor (Sl 1).

Ciro Sanches Zibordi


É um absurdo!!

Meus pêsames a todos que gostam disso.


Wagner

9 comentários:

  1. Os tais representantes da palavra de Deus, não cumprem se quer uma virgula desta, No que diz respeito ao amor, pois ainda considero a palavra de Deus está fundamentada no amor. O que passa disto é invenção destes fariseus. O amor pede para chorarmos com os que choram.

    Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Jair
    Eu estou verdadeiramente chocado com tamanho absurdo. Coitado de mim pecador caindo nas mãos desses caras.
    Eu poderia navegar pelas páginas da Bíblia e desconstruir facilmente esse ridículo argumento.
    Essa gente deveria ficar isolada e principalmente deveriam buscar um lugar verdadeiro de arrependimento, porque nem 50.000 mortes comovem esses homens que já estão com seus corações empedrados a muito tempo.

    Que Deus (O verdadeiro) e não o deles, possa ter misericórdia.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Orras Wagner!!!
    Mal colocaste um texto e já pusseste outro?


    O texto anterior a este é muito profundo, tomara que os manos leia ele também.


    Depois eu vou ler este dai e fazer um comentário.

    Abraços do intrometido. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. É essa teologia conservadora que vê deus como um "deus cristão" que julga os infiéis pagãos que temos que desconstruir todos os dias.

    Que eles solenementes vão prá...tá, tá, vou falar outra coisa: que eles solenementes visitem os blogues da galera da "confraria dos pensadores fora da gaiola" prá vê se perdem um pouco desse cristianismo que eles professam.

    ResponderExcluir
  5. Wagner
    Realmente é lamentável tal atitude por parte do conservadorismo teológico, pois de fato, não há nada pior, não há nada que fere a honradez humana, do que os “supostos guardiões da reta doutrina” explicarem o mal no mundo, mas propriamente os acidentes e tragédias naturais como a “providencia divina” ou “vontade permissiva de Deus” – que alias, não fede e nem cheira, mas no fundo é dizer a mesma coisa que, foi da vontade de Deus – ou pior ainda, é dizer que foi castigo de Deus,


    Castigo de Deus?????


    As vezes me pergunto, a países tão idolatras do ponto de vista cristão, quantos os haitianos o são, e porque Deus não castiga da mesma forma????


    Será que Deus para mostrar o seu poder ao mundo, precisa fazer isto?


    E mais precisamente, fazer isto com os indefesos e pobres?


    Porque Deus não faz com os países de primeiro mundo, que tem condições estruturais e governamentais para se protegerem e amenizarem as catástrofes??


    Deus só ataca os indefesos????


    Deus então seria covarde????


    (Não estou te questionando amigão Wagner, são perguntas para todos nós refletirmos. Rsrsrsrs)


    Em segundo lugar, ao invés de falar abobrinha, ou questionar Deus, sejamos as bocas, mãos, pés e vidas de Deus aqui na terra, pois Deus não esta na origem do caos, mas na sua reconstrução!!!


    Quando questionam a Deus, o porque de Ele ter permitido, como por exemplo, o atentado nas torres gêmeas, ou em Ruanda, ou o holocausto de milhões de judeus, eu questiono também, só que não Deus, mas sim os homens, ou seja, nós todos:


    Porque nós deixamos coisas como o holocausto judeu acontecer??


    Porque não impedimos????


    Porque ao invés de investir nas pessoas, tentando ajuda-las, gastamos bilhões em investimentos militares????


    Como posso questionar a Deus, por ter morrido uma pessoa com bala perdida, se fomos nós que criamos armas?????


    DEUS NÃO TEM NADA HAVER COM NOSSAS MALDADES!!!!!!!


    Abraços meu amigo

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente esse literalismo da teologia tradicional como vontade de Deus, Onipotência,soberania, juizo etc...
    não dá mais para engolir...e pensar que já pensei assim um dia...aff!

    ResponderExcluir
  7. J. Lima
    A perversidade e a falta de juízo desses homens, cria uma resistência enorme nos corações das pessoas, que ficam com uma péssima impressão do Evangelho.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. "Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra" - salmos 137 : 9

    biblia , livro para manìacos e nao para pessoas de bom coração !

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, da próxima vez coloque o teu nome.

    O Salmo foi escrito se referindo aos inimigos Babilônicos. (os últimos versos),expressam o desejo humano de vingar-se dos inimigos. Talvez seja mais ou menos o que os radicais Árabes desejam aos americanos.

    Isso não quer dizer que Deus seja o agente das ações.

    O verso 9, revela o desejo do salmista que essa nação não tenha futuro.

    Não discordo totalmente de você, porque a Bíblia é muito mau interpretada, inclusive por quem acha que a conhece. Por isso, tanta resistência das pessoas a ela.

    O Antigo Testamento é apenas a história de um povo (Israel) só isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir