sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tempo de Quebrantamento



Tempo de Quebrantamento


Nada é mais difícil do que você estar envolvido (e ser obrigado a isso) com pessoas que pensam em total oposição a tudo aquilo que você acredita. Pessoas que reproduzem a acides de uma religião engessada, que lutam a qualquer custo pelo dogma, pelo seu pedaço no bolo, defendem “Jesus” contra a vida e contra todos, criam inimizades, dividem as pessoas, rotulam as pessoas, colocam placas, “discernem entre o bem e o mau”, as suas “igrejas” estão acima de qualquer coisa e não se quebrantam nem diante de Deus e nem diante de situações de tragédia.

Aparecem pessoas de todo tipo. Lideres, por exemplo, julgam a tragédia natural como juízo de Deus, apesar de que segundo a Bíblia o juízo começa pela casa do Senhor (que não são os templos), porque os templos já estão sob o juízo desde da sua fundação. Líderes que se estabelecem sobre pessoas apenas com intuito de se dar bem não só pelo dinheiro, mas pelo sistema chamado de “igreja”, pervertendo assim outras áreas da vida.
Por exemplo:
A sensação de poder tem pervertido muita gente “ética”. A vaidade é o caminho pra baixo na questão da espiritualidade. Deus resiste ao soberbo, toda altivez será abatida. O sistema tem levado muitos líderes “éticos” à prática do nepotismo. Muitos que são “honestos”, porque honestidade não é só na questão do dinheiro, mas até nas motivações interiores, porque aí se instala a falta de temor e a verdade de cada um.

Acho-me impotente diante de um quadro tão pessimista e desesperançoso, o que posso fazer de prático e que seja realmente pertinente a favor da vida. Qual será o legado a ser deixado?

Muitas vezes me pego chorando pela impotência, me pego oscilando entre dois pensamentos. Tem momentos que desejo o juízo sobre toda hipocrisia, sobre toda maldição maldita e amaldiçoada promovida por essa gente; incomodo-me com a resistência das pessoas que preferem ser enganadas a abraçarem a verdade. Em outro momento me vejo penalizado, desejoso que as coisas mudem, com pena daqueles que são manipulados, preferindo Barrabas, e gritando em alto e bom som CRUCIFICA-O!

A impotência diante de uma “igreja” que não se comove com mais nada, que se não se quebranta com a tragédia, que não choram com os que choram e onde o bem das pessoas serve apenas para alimentar a inveja de corações doentes e empedrados pela religião.

Choro por causa da fome e pela desesperança diante de um quadro irreversível. Choro porque a sensação é de que não há mais nada a fazer. Choro porque Deus nos deu muito e não tem quem deseje ardentemente ao genuíno leite espiritual que é a Palavra dita, e até a que não está dita (entenda quem puder). Choro diante de uma “igreja” que não se dobra, é altiva, engessada, amargurada, vingativa, sem amor ao próximo, capitalista, emburrecida, instrumento de maldição não só a respeito da vida, mas de toda a terra. Choro por uma Igreja (aí sim com letra maiúscula), que tem sua referência no prédio e não no dia a dia. Choro pela ambigüidade construída nos corações (são uma coisa na “igreja” e outra fora dela) e choro pela falta de referência que temos e pela falta de exemplo de vida daqueles que se intitulam líderes.

O que fazer?
O que esperar?

Não me venham com uma resposta simplista como: A Palavra está se cumprindo. Diante mão já quero dizer que é muito mais do que isso.

Pare e pense
Wagner

21 comentários:

  1. Amigão Wagner desculpe minha ausência nesta sala do pensamento, mas já recobrei o animo, estou novamente me reerguendo e voltarei a ler e comentar os seus maravilhosos textos – pois criei este mecanismo, para saber se de fato saberem se li alguma postagem, basta ver o meu comentário, se não comentei é porque não li. Então dá para ver que já faz um bom tempo que não lei os seus textos, mas vou tirar o atraso a parti de agora, lendo-os, a começar pelos primeiros até chegar ao último que eu ainda não tenha lido!!!!


    Wagner eu passei por essa face, de estar congregando em uma igreja, com pessoas que eu gosto muito, mas estava em oposição a tudo que eu acreditava, e ainda acredito hoje.


    Não foi fácil a tomar a atitude de sair da minha antiga denominação, pois lá estive por mais de 10 anos.
    Eu já tinha decidido fazia uns 2 anos, mas não tinha coragem, por pensar nas pessoas que eu iria deixar, apesar de ainda tentar ter contato com algumas, mas infelizmente, rompendo-se as idéias, rompem-se os relacionamentos.


    Lembro bem, o dia em que o meu ex-pastor anunciou do púlpito a minha partida, foi de forma amigável, pois o meu espírito é dócil. Nunca gostei de brigar, de ferir e magoar as pessoas, mas eu não agüentava mais, participar de uma igreja que pensava totalmente diferente de mim – ou eu pensar diferente da igreja.


    Foram os dois anos piores de minha vida, pois participa de eventos que no fundo meu coração, já não partilhava das mesmas idéias.
    Confesso que ainda tentei influenciar as pessoas, obreiros e lideranças da igreja.


    Quando tinha oportunidade de pregar, tentava passar as minhas idéias, pois nunca aceitei e nunca aceitarei ser um mero produto do sistema.
    Não deixarei ir contra minha consciência, embora a verdade seja verdade de minha consciência, mas é a minha verdade segundo o que eu penso, e eu não posso ser falso, trair e suicidar minha consciência.


    Hoje tento influenciar através de minha escrita de textos no blog, e se alguns poucos (muitos? Tomara!!) me ouvirei, estarei satisfeito.


    Acredito ser isto Wagner que temos que fazer, além de chorar e lamentar pelo estado da igreja, tentar de alguma forma contribuir para o bem da igreja, ainda que seja de forma quase insignificante, mas o que não podemos é cruzar os braços e deixar para Deus, pois nós podemos ser a resposta de Deus, ao clamor do próprio Deus:



    “Mas agora que há de ir por nós?”

    Eis me aqui, envia-me a mim!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A única solução pratica seria matar alguns desses charlatães famosos como exemplo para o resto, mas com não temos como a gente prometer um céu sexual cheio de virgens para alguns suicidas, temos e que infernizar mesmo através da escrita.

    Quero escrever no futuro alguns romances que retratam os meandros das intituiçoes evangélicas cuja síntese já esta no meu próximo póst: "como se corrompe um ser"

    Mas no fundo do do meu coração, eu que não acredito em inferno, que acredito no direito de matar nas guerras e defesas pessoais, e que sei que tudo o que a gente fazer vai ser pouco, eu desejaria criar um sociedade secreta que faz justiça com as propias mãos, escrevendo vários textos e sendo o primeiro a dar exemplo, assassinando alguns desses caras.

    Quem sabe no futuro eu não faço isso.

    Julguem o que digo como homens adultos que podem prestar um grande favor a humanidade, e não como crentes.

    ResponderExcluir
  3. Quando foi que o cristianismo/igreja intitucionalizada foi um reflexo fiel do Jesus dos evangelhos?

    Nunca...

    Se já a partir dos próprios evangelhos, a pessoa de Jesus foi "teologizada", imagine depois daí! Não devemos nos desesperar. Nem querer ser os arautos do "verdadeiro evangelho", pois não existe tal coisa.

    Qualquer evangelho vai ser sempre interpretação. Apesar disso, podemos e devemos partir dos evangelhos, ainda que eles não reflitam completamente o Jesus da história, visto que ali, o Jesus da história está misturado ao Jesus da compreensão teológica de cada comunidade de discípulos.

    Qual igreja deveríamos refletir e ter como referência? A igreja que na verdade ainda não era "igreja" dos Atos dos Apóstolos onde todos vendiam tudo e tudo era de todos?

    Se quisermos um referêncial teria que ser essa igreja. Quantos de nós estaria disposto a fazer tal coisa?

    Se realmente nossa base for o Jesus dos Evangelhos, então precisamos do lugar de culto: Jesus ia constantemente às sinagogas e visitava o Templo de Jerusalém. E não consta que ele disse uma única palavra contra os sacrifícios do templo, como fizeram os essênios.

    Então a questão é complexa. Vamos desenvolver o assunto.

    E antes que o Gresder comece a assassinar líderes evangélicos, temos que reunir a Confraria para votarmos a sua prisão em camisa de força...

    ResponderExcluir
  4. Eduardo


    Foi exatamente o que eu disse quando escrevi que a igreja institucionalizada já nasceu sob o juízo.

    Quem disse que a Bíblia tem que ser Palavra de Deus para ser referência? Se você tem na Bíblia um livro de princípios, não importa a construção que fizeram. Por isso não precisamos ser arautos do verdadeiro Evangelho, podemos ser arautos do Evangelho.

    Com relação à igreja vender tudo, não concordo.
    Primeiro não havia nenhum mandamento para fazer isso. E segundo, havia uma expectativa de Jesus voltar naqueles dias. Sabe o resultado disso? Pobreza na igreja em Jerusalém.

    O fato de visitar as igrejas sendo cristãos evangélicos ou qualquer outra coisa, não necessariamente quer dizer concordar com aquilo que acontece. Foi o que Jesus fez; ele participava dos cultos (era essencial que assim agisse, mas nunca deixou de se posicionar).

    Muitos de nós ainda participamos de igrejas, mesmo que seja antagônica a nossa consciência.

    Vou comprar uma camisa de força pra você também

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Gresder

    A vontade é essa.

    Eles matam as pessoas se utilizando da religião e da palavra que eles dizem que é de Deus.

    Eles não vivem, nós precisamos viver, pelo menos aquilo que nós cremos.

    Se eles não são referência, precisamos ser.

    Se eles matam se utilizando da Bíblia, nós precisamos dar vida nos utilizando da mesma ferramenta.

    Vamos pensar sobre isso?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Márcio

    Realmente o caminho da nossa consciência, é nos levar para o antagonismo, nos tornamos seres alienígenas ao sistema.

    Só quero te dizer uma coisa: Podemos influênciar muito mais do que isso.

    Com relação a nos tornarmos essênios, não precisamos ser tão radicais.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. EDUARDO E WAGNER

    O que o Gresder disse em seu comentário é muito sério, ele não está brincando - eu sei que ele é um moleque que gosta muito de brincar, mas desta vez o negocio é serio!!!

    Foi nesta sexta-feria que passou, ele me ligou, e me disse isto, baseando sua logico no deus dos hebreus, onde os proprios hebreus matavam até crianças indefesas.

    Mas o pior disto tudo é que ele falo que, vai reuniar a confraria, para fazer uma reunião, onde ele nos dará esta ideia, para que juntemos a ele para assassinar esses malditos pregadores!!!

    Já pensou nisto, a confraria que começou numa bela e singela amizade, terminar matando gente......é Eduardo concordo com você, VAMOS TER QUE ENTERNAR O GRESDER E UM HOSPICIO PARA LOUCOS!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Márcio

    Existe uma diferença enorme entre Deus mandar matar e os Hebreus matarem em nome de Deus.

    Assim se faz hoje. A guerra é sempre santa, Deus está sempre sendo o agente da maldade humana e o Diabo e o seu serviçal, sendo quem recebe a maioria da culpa pelos pecados que são praticados por nós.

    Você disse em outro comentário, entendendo o Gresder, que pecar com o corpo liberta a alma.
    Não acho, porque o corpo é o reflexo da alma “Não é o que entra pela boca do homem que contamina o homem; mas o que sai da boca, porque do interior do homem procede todos os maus desígnios”. O homem pratica com o corpo aquilo que a sua alma é. Se for livre seu corpo será livre, se for cativa, assim será o seu corpo (dificilmente seremos libertos dos desejos e pulsões da alma).

    Podemos pensar sobre isso
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Essa questão está começando a ficar interessante...

    Me colocar numa camisa de força???? Por que??? Não sou eu que quero matar líderes é o Gresder-louco-adorador-de-Iaweh, o deus sanguinário e guerreiro dos antigos hebreus.

    Eu dei o exemplo da igreja primitiva como exemplo. Aquela era a igreja mais próxima do evento Jesus, e eram assim que eles agiam.

    A igreja hoje espera quem? Jesus ainda volta? o que você crê? A verdade é que quando começamos a desconstruir todo o arcabouço de ideias religiosas e teológicas que dominaram a cristandade por séculos, isso provoca um vácuo.

    Desconstruimos, e aí? O que faremos com a fé da primeira igreja que esperava jesus "pra ontem" e por isso não dava valor a mais nada?

    Precisamos de novas respostas para novos problemas. Uma nova fé que se seja relevante ainda hoje. Qual será?

    Não concordo absolutamente que Jesus frequentava o Templo mas não concordava com o ritual do Templo. No que ele era contra, ele se manifestou. E duramente. Teve até chicote!!

    Mudando de alhos pra bugalhos. Estive no IBE, cheguei lá um pouco mais das 10 horas e você não estava mais lá. Bom, por um lado foi até bom, pois evitei a tentação consumista que os produtos que você vende me despertam, pois ainda não estou com dinheiro sobrando para comprá-los. rssss

    Quem sabe lá para maio ou junho? vai tá mais tranquilo pra mim. Apesar que livro teológico hoje em dia já não me atrai tanto, só preciso mesmo comprar os clássicos que ainda não tenho: As teologias do NT do Bultmann, do Dodd e do Jeremias, e do AT do Van Rad.

    ResponderExcluir
  10. Gente nunca falei tão serio, o problema é que eu não quero ser preso, ao mesmo tempo em que queria assumir o atentado, Mas se um dia eu perdesse a razão de viver eu e faria isso sem nenhum medo. Agora Márcio eu não usei a lógica do deus dos hebreus, mas a ética do pastor Bonhoeffer que entrou num esquema para tentar matar Hitler.

    Pensem, sou deísta, não creio no inferno, Deus não intervem, a gente ficar escrevendo isso aqui não muda nada, milhois são enganados na mão desses filhos da p.., matar esses caras seria um favor imenso para a humanidade, alem de tocar terror nos que tentarem fazer o mesmo pelo resto da historia pois eu garanto que muitos no futuro iriam segueir o exempro.

    O pobrema é que eu sou covarde e amo a liberdade, mas se tivesse como ficar impune, eu faria isso mesmo...gora vocês nao vão matar esses caras e depois me incriminar pelo que eu escrevi e deixei registrado na blogofera KKKKKKKKKKkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Ó barba de bode – xiiiiiiiiii, errei no apelido!!! Hahahahah

    Você está trocando as bolas, ora bolas!!! Hahahaha

    Primeiro: Não sou eu que sou adorador de yaweh – é o Gresder que, sendo um reflexo do seu deus assassino e sanguinario, defende o seu deus com unhas, garras e dentes!!!

    Portanto a sua frase: “Márcio
    Existe uma diferença enorme entre Deus mandar matar e os Hebreus matarem em nome de Deus”.

    Minha resposta: Eu sei disto, estou cansando de saber, e, ainda tem mais, está é a minha maior discurssão com o Gresder, pois entendo que o deus dos hebreus não passava da imagem da psique humana projetada nele!
    Portanto, os assassinatos hediondos, incluindo os infaticidios, e a morte de velhos como de mulheres indefesas, não foi Deus quem mandou matar, mas os hebreus que resolveram matar, e, depois ao inves de assumir a responsabilidade, colocava nas costas largas de deus os seus crimes barbaros!!!!

    Em segundo lugar: Novamente sua frase dirigida a mim: “Você disse em outro comentário, entendendo o Gresder, que pecar com o corpo liberta a alma”.

    Eu somente disse dizendo o que o Gresder costuma dizer, pois ele dize e você não compreendeu o seu dizer, por isso que eu disse o que disse dizendo o dizer popular Gresderiano.

    Então barba-de-arão, se quizer discutir, vai pra cima do Gresder, pois ele – e não eu – é quem defende essas teses malucas!!!!


    GRESDER SIL

    Meu amigo, como eu te amo, e quero ver você voltar ao seu juizo normal, e para não causar tragedias, vou te denunciar para policia agora mesmo.

    Lembre-se, provas é que não faltaram para isto!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu amado irmão, gostaria de estar mais aqui tecendo alguns comentários, mas não tenho conseguido, porém estarei sempre que puder.

    Meu amigo, creio no Poder de Deus, porém, creio que este Poder tem se tornado impotente mediante os acontecimentos atuais,visto que o poder atrai, por isso temos visto tão grande nº de pessoas fazendo questão de títulos -visto os semi-deuses e jesus dois por aí- por issoestamos cada vez mais vendo este tipo de absurdo em igrejas,-meu filho será meu substituto-, mesmo que não tenho o menor chamado ou vocação pastoral ou para p ministério da Palavra, ou, quando o malandro fala um pouquinho melhor ou tem e um pouco mais de poder de persuazão, este então, é a pessoa ideal para ser um bom evangelista, mesmo que seja um salafrario e mal caráter, hoje não nos relacionamos com as pessoas por amizade ou amor, e sim por troca, por aquilo que ela pode oferecer, este mal está dentro de nós, só nos falta reconhecer e lutar ele, contra nós mesmos, somos nossos maiores inimigos,(por isso nosso Mestre nos ordenou, "negue a sí msmo".
    Meu amigo não concordo quando vc diz que as pessoas gostam de ser enganadas, não irmão, não é isso, é muito mais, é mais cômodo para o povo dito de Deus ter alguém manipulando e dizendo o que devem fazer, como diz um amigo, apascentar é ensinar, abrir as porteiras e dar liberdade para fazer o que quizer, mesmo que seja besteira, somos livres para fazermos tudo, mas escravos das consequencias, é muito mais facil eu ter em quem colocar a culpa.

    ResponderExcluir
  13. Eduardo!!
    "Se quisermos um referêncial teria que ser essa igreja. Quantos de nós estaria disposto a fazer tal coisa?"

    O fato da igreja de Jerusalém agir assim, não quer dizer que eles estavam corretos.

    Com relação a desconstrução formar um vácuo, jamais, porque nós temos o Evangelho. Tudo depende da maneira com que você enxerga o Evangelho.

    Você disse:
    "Não concordo absolutamente que Jesus frequentava o Templo mas não concordava com o ritual do Templo. No que ele era contra, ele se manifestou. E duramente.Teve até chicote!!"

    Ele era contra ou concordava?
    Ou ele era contra e ao mesmo tempo concordava?

    Você está confuso meu filho. O Gresder está te contaminando hahahaha.

    um abraço

    ResponderExcluir
  14. Ô Barba-ungida, você tá ficando tapado é??? As muitas letras de fazem delirar heeeeeee

    Não estou dizendo que o proceder da igreja primitiva era certo, só estou dizendo que nenhuma outra igreja esteve mais perto dos eventos que produziram o cristianismo, e isso, deve ser um ponto de reflexão.

    E eu disse que se Jesus fosse contra os rituais do Templo, ele teria dito isso claramente, como fez quando surrou os que faziam do Templo do seu pai, covil de ladrãos e salteadores.

    Ele foi contra fazer do templo motivo de comércio e de profanação. E o que os vendilhões estavam profanando??

    Os rituais sagrados do Templo, ora!!!

    Sacou agora?

    Um abração

    ResponderExcluir
  15. Será que posso meter o meu bedelho (é assim que se escreve?) no debate entre vocês dois?

    Barba de bode (Ops! Errei de novo, caramba viu, é barba de Arão ungida!) e Du, Dudu e Edu, concordo de vocês dois ao mesmo tempo!!!!
    (Será isto possivel? Pra mim tudo é possivel ao que crer!!! Também, sou mesmo um paradoxo paradoxalmente paradoxal controverso em minhas controversias incoerente!!)

    Primeiro em relação a igreja, concordo com o WAGNER, quando ele diz que a igreja se comportou historicamente assim, por pensar que aqueles dias eram seus últimos dias, pois esperavam o arrebatamento .
    Mas em contrapartida, concordo com o EDUARDO, pois de fato, a igreja primitiva vivenciou os primeiros momentos do nascedouro do cristianismo, isto tem que nos remeter no minimo, para uma reflexão!

    Em segundo lugar, concordo com o EDUARDO quando ele diz que Jesus se manifestou a sua insatisfação contra o comercio no templo, mas concordo com o WAGNER que Jesus era contra sim, muitos (pode até ser que nem todos) dos rituais, pois só para começar, ele desdenhou inumeras vezes contra o ritual sagrado da purificação da agua.
    Os mais importante foram: Transformou a agua da purificação em vinho, desprezou o ritual de jogar agua nos degraus do templo, quando na ocasião da festa dos tabernaculos, ele disse queaquela agua de nada prestava, mas agua que ele tinha para dar, nunca mais as pessoas que bebessem sentiriam sede, e permitiam os seus discipulos comerem sem lavar as mãos, nada mais profano para um judeu daquela epoca!

    Pois existiam uma historia (dizem que é veridica) que um judeu por nome akiva (não sei se esta correto a minha escrita do nome) que foi preso, e na cadeia, ele recebeu diariamente uma porção de agua que dava somente para manter um consumo minimo do necessario para o seu corpo, pois ele não bebia, porque usava da mesma agua para se purificar, conclusão da historia: akiva morreu, e sua historia serviu ainda mais para dar um ar de sagrado ao ritual.

    Portanto para mim, jesus não se importava de ser incoerente e paradoxo – como eu sou, deve ser por isso que eu adoro jesus, ele é o meu grande idolo, pois de tão humano, ele se parece comigo!!!!!

    Ou como diria o Leonardo Boff: “Jesus é tão humano que só poderia ser divino!!!”

    ResponderExcluir
  16. Eduardo seu doido!

    Você disse:
    Qual igreja deveríamos refletir e ter como referência? A igreja que na verdade ainda não era "igreja" dos Atos dos Apóstolos onde todos vendiam tudo e tudo era de todos?

    Se quisermos um referencial teria que ser essa igreja. Quanto de nós estaria disposto a fazer tal coisa?

    Porque teríamos que fazer tal coisa se a atitude foi um erro de interpretação?

    Como teríamos uma fiel referência se o Evangelho que temos foi construído? Só de Evangelhos que não estão na Bíblia, são centenas.

    Quando Jesus não fala claramente contra os sacrifícios, nem precisava porque o que ele disse foi muito mais contundente. “Não ficará pedra sobre pedra”. Não só o sacrifício ia acabar como também o local de culto.

    Você disse:
    A igreja hoje espera quem? Jesus ainda volta? O que você crê? A verdade é que quando começamos a desconstruir todo o arcabouço de idéias religiosas e teológicas que dominaram a cristandade por séculos, isso provoca um vácuo.

    Desconstruímos, e aí? O que faremos com a fé da primeira igreja que esperava Jesus "pra ontem" e por isso não dava valor a mais nada?

    Quem disse que precisamos esperar alguma coisa?
    Qual é a fé da primeira igreja? Se for essa, não serve.
    Se você se sente num vácuo, eu não.

    Você disse:
    Não concordo absolutamente que Jesus frequentava o Templo, mas não concordava com o ritual do Templo. No que ele era contra, ele se manifestou. E duramente. Teve até chicote!!

    Ele concordava, mas no que ele era contra, ele se manifestou. Tu és doido mesmo!

    Vou continuar mais tarde
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Querido Wagner, finalmente depois quase um século que nos encontramos no blogsfera, aqui apareci eu para dar um toque feminino nesta página, que a coisa tá crítica por aqui em amigo...rsrsrsr...

    Me desculpe por não aparecer antes, mas é que ainda estou na lição 1, e até alcançar vocês, precisamos de muita calma.....mas eu bem que analisei o sumiço de um comentarista em meu blog, mas são tantos homens nesta confraria, que demorei um pouquinho a perceber que era você...vim aqui cobrar sua visita, e deixar meu aviso, que agora estou como agente de vigilância sanitária, e estou fizcalizando essa "sujeira" que esses homens andam deixando nos blogs por aí...rsrsrs....aveee, parecem um tornado, por onde passam, vão devastando tudo...rsrsr....

    Mas deixando as brincadeiras de lado um pouquinho, e refletindo sobre o texto, que ficou ótimo, Parabéns.....Tudo o que você escreveu, é uma realidade a qual vivenciamos desde a época de crucificação de Jesus. O povo, por não ter decisão própria, ou coragem para se manisfestar contra uma lei, uma regra....se deixaram por levar, e preferiram liberar Barrabás e cruficicar nosso amado Jesus....olha onde está a hipocrisia do povo...

    Muitos preferem ser subordinados, manipulados...por uma religião, por uma igreja...para não terem problemas com a sociedade, ou por terem medo de afetar o nosso Deus. Isso é ignorância, nós temos que ver se o que ouvimos em certas igrejas está de acordo com as leis do Senhor, temos que exigir....ignorar, aceitar certas coisas, mas criticar quando não está correto...

    Você chora, por toda essa situação...e eu choro também, porque muitos estão indo pelo caminho errado sem perceberem......podemos esperar em Deus?! Sim. Mas cabe a nós perceber um palmo à nossa frente...temos que acordar para a realidade das coisas.....

    Idéias contrárias às nossas, sempre vão existir...mas que nunca mudemos as nossas idéias, se elas estão certas, para agradar alguém....não temos que agradar a humanidade, nós temos que agradar a Deus, sempre e em primeiro lugar....

    "HOMEM SÁBIO é aquele que busca a compreensão....e sabe compreender quando algo está errado".

    Cabe a cada um de nós despertar de forma sábia!!

    A Paz do Senhor querido!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Marcio, tenho que falar contigo por aqui e pelos blogs da confraria, pois meu PC deu pau de novo e na lan e na hause daqui, os comentários do teu blog não abrem, pois são bloqueados heeeeeeeeee

    nem o dono da lan sabe por que haaaaaaaaaaaaa

    Para simplificar: eu vejo Jesus querendo purificar o judaísmo do seu tempo, tirando os fardos que foram colocados durante anos pelos sacerdotes e dirigentes do povo.

    Todos concordamos que Jesus não queria fundar uma nova religião, muito menos o cristianismo, então, o que ele queria?

    Wagner, não acredito em "erro de interpretação", acredito em interpretação certa para aquela época. Paulo e a igreja primitiva esperavam Jesus para a época em que ainda estariam vivos, e não aconteceu.

    Acredito que era a interpretação certa para a época. Quando viram que todos estavam morrendo e Jesus não voltava, novas interpretações foram criadas.

    Quando eu digo que estamos num "vácuo" é exatamente por que estamos em uma época em que novas interpretações precisam ser feitas para o nosso momento histórico.

    Até criarmos isso, existe um vácuo.

    Aí você diz: não há vácuo porque temos os evangelhos...

    Mas como interpretamos hoje os evangelhos? Como fazem os fundamentalistas? os liberais? os neo-ortodoxos? os católicos? os calvinistas? a IURD?

    Estamos num vácuo sim!!!!

    ResponderExcluir
  19. Eduardo tú tá maluco mesmo

    Você disse:
    Wagner, não acredito em "erro de interpretação", acredito em interpretação certa para aquela época. Paulo e a igreja primitiva esperavam Jesus para a época em que ainda estariam vivos, e não aconteceu.

    Só que nós não temos o Evangelho verdadeiro para sabermos realmente sobre a vida e prática da igreja. E como você disse, não aconteceu porque estavam errados, inclusive para aquela época. Eles esperavam um reino terreno, e Jesus nunca falou sobre isso.

    Você disse:
    Quando eu digo que estamos num "vácuo" é exatamente por que estamos em uma época em que novas interpretações precisam ser feitas para o nosso momento histórico.

    Quando eu disse que não estamos num vácuo, eu me refiro ao fato que o Evangelho que temos, mesmo sendo dogmátizado e construido, é suficiente em sua mensagem, tem um valor histórico importante, sem necessáriamente ser inspirado.
    Se você acha que estamos num vácuo, eu não me sinto assim. As interpretações estão aí, se você ainda não as conhece, volte a estudar teologia e menos outras coisas. Nunca se publicou tanta literatura crítica como hoje.

    Volto a dizer: Não estamos num vácuo, estamos com um grande desafio para que as pessoas aceitem aquilo que muitos já alcançaram, sendo contrário a uma ordodoxia já instalada a mais de um milênio pelo menos.

    você disse:
    Mas como interpretamos hoje os evangelhos? Como fazem os fundamentalistas? os liberais? os neo-ortodoxos? os católicos? os calvinistas? a IURD?

    Meu amigo, não estou preocupado com isso, até porque estou fora da gaiola. O Evangelho primeiro está sendo interpretado para mim mesmo, e partir disso a todos aqueles que de coração quiserem compartilhar comigo do encontro que tiveram com Jesus.

    Só isso. Muito simples né?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Pode até parecer simples...mas não é. Você diz que nunca se escreveu tanto sobre o tema, isso só prova que estamos procurando alguma coisa, ou seja, há um vácuo sim!!

    Se o evangelho que temos não é o "verdadeiro" e sim o dogmatizado e o interpretado pela comunidade primitiva, o que nos serve ainda tal evangelho?

    Isso só nos leva a crer que temos que construir o nosso evangelho a partir do que temos, mas sabendo que o que temos, é interpretação.

    E isso pode ser desanimador para alguns, por isso, os crentes crêem no que aprenderam como verdade e disso não abrem mão.

    O que podemos construir hoje partindo dos evangelhos já interpretados de várias maneiras? construir mais uma interpretação?
    eu não vejo nada simples...

    Talvez a solução seja mesmo o evangelho pessoal subjetivo, em que cada um que tem fé irá se aproximar do evangelho segundo as suas próprias raízes históricas e da sua própria vivência existencial, sem dogmatizar mais nada.

    E cumé que tu diz eu estou maluco???? eu sou maluco mesmo!! heeeeee

    ResponderExcluir
  21. Eu devo estar falando Grego.

    Quando eu disse que não importa, é porque não preciso do Evangelho "inspirado", para me utilizar dos princípios de vida que pode ser produzido pelo evangelho que temos. Como disse o Karh Bart "A Bíblia se torna Palavra de Deus". Então meu amigo esse Evangelho serve como as outras expressões religiosas também.

    A interpretação que temos não é da igreja primitiva mas de séculos depois. Você deve estar de sacanagem ou não está lendo com cuidado o que eu estou escrevendo.

    Você disse:

    "Talvez a solução seja mesmo o evangelho pessoal subjetivo, em que cada um que tem fé irá se aproximar do evangelho segundo as suas próprias raízes históricas e da sua própria vivência existencial, sem dogmatizar mais nada."

    Porra! Finalmente você escreveu alguma coisa que preste. Se você conseguiu entender, para de escrever esse monte de contradição que é caracteristica de quem está no limbo.

    Mesmo assim
    um abraço rsrsrs

    ResponderExcluir