quarta-feira, 10 de março de 2010

A Ação Cristã, Por José Comblin



A Ação Cristã, Por José Comblin

“A ação cristã vai buscar a pessoa esquecida, a pessoa que não cabe dentro das estruturas e das categorias e coloca essa pessoa no centro da atenção. Trata-se de um descobrimento da pessoa negada pela sociedade estruturada e estabelecida.

A ação social da Igreja é sempre a busca da ovelha perdida. Trata-se de reabilitação pública e efetiva dos rejeitados, reabilitação e acesso ao estado de pessoa do pecador numa sociedade imbuída de valores morais, do não observante numa sociedade religiosa, do escravo numa sociedade escravocrata, do desocupado numa sociedade de trabalho, do homem sem capital numa sociedade capitalista, da mulher numa sociedade machista, do louco numa sociedade de sábios, das crianças numa sociedade adulta, de todas as fontes de insegurança numa sociedade baseada na segurança, dos hereges numa sociedade de ortodoxos, dos doentes numa sociedade de atletas.

A libertação não consiste numa mudança de estruturas sociais, o que teria por conseqüência a pura substituição de certos grupos dominantes por outros sem mudar o valor fundamental que é a segurança. Uma humanidade livre é uma humanidade que se deixa interpelar por todas as pessoas que não lhe oferecem nenhum interesse, nenhum valor, que não oferecem nenhum poder novo, nenhuma garantia, mas apenas riscos e ameaças de perturbação.

A partir dessa prática iniciada por Jesus, o Espírito inventou e suscitou uma história de liberdade da qual conhecemos apenas a aurora e que será o tecido do desenvolvimento do reino de Deus neste mundo.”


José Comblin, A liberdade cristã (Ed. Paulus, 2009)
É muita honra divulgar Padre José Comblin
Muito bom
Wagner

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo Wagnão este texto do José Comblin.

    Temos que tentar, ainda que seja utópico, através de palavras e ações, resgatar o sentido perdido a muito tempo do reino de deus do aqui, de inclusão social, respeitabilidade, valor, justiça e liberdade aos oprimidos e marginalizados pela sociedade hodierna.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ô Wagner, por quê você sumiu dos blogs dos amigos e nem apareceu ainda no blog da Confraria? aconteceu alguma coisa? tá de saco cheio de responder perguntas do márcio? Chegou à conclusão que todos nós somos uns meninos inconsequentes brincando de ser teólogos? Tá passando por alguns problemas?

    Poxa, amigo, não some não, pois as tuas duras e sábias palavras sempre enriqueceram os nossos blogs.

    abraços

    ResponderExcluir