quarta-feira, 31 de março de 2010

O Evangelho dos Evangélicos


“Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” [Jesus Cristo]

Estou convencido de que um é o evangelho dos evangélicos, outro é o evangelho do reino de Deus. Registro que uso o termo “evangélico” para me referir à face hegemônica da chamada igreja evangélica, como se apresenta na mídia radiofônica e televisiva.

O evangelho dos evangélicos é estratificado. Tem a base e tem a cúpula. Precisamos falar com muito cuidado da base, o povo simples, fiel e crédulo. Mas precisamos igualmente discernir e denunciar a cúpula. A base é movida pela ingenuidade e singeleza da fé; a cúpula, muita vez é oportunista, mal intencionada, e age de má fé. A base transita livremente entre o catolicismo, o protestantismo e as religiões afro. A base vai à missa no domingo, faz cirurgia em centro espírita, leva a filha em benzedeira, e pede oração para a tia que é evangélica. Assim é o povo crédulo e religioso. Uma das palavras chave desta estratificação é “clericalismo”: os do palco manipulando os da platéia, os auto-instituídos guias espirituais tirando vantagem do povo simples, interesseiro, ignorante e crédulo.

A cúpula é pragmática, e aproveita esse imaginário religioso como fator de crescimento da pessoa jurídica, e enriquecimento da pessoa física. Outra palavra chave é “sincretismo”. A medir por sua cúpula, a igreja evangélica virou uma mistura de macumba, protestantismo e catolicismo. Tem igreja que se diz evangélica promovendo “marcha do sal”: você atravessa um tapete de sal grosso, sob a bênção dos pastores, e se livra de mal olhado, dívida, e tudo que é tipo de doença. Já vi igreja que se diz evangélica distribuir cajado com água do Jordão (i.é, um canudo de bic com água de pia), para quem desejasse ungir o seu negócio, isto é, o seu business. Lembro de assistir a um programa de TV onde o apresentador prometia que Deus liberaria a unção da casa própria para quem se tornasse um mantenedor financeiro de sua igreja.

O povo religioso é supersticioso e cheio de crendices. Assim como o Brasil. Somos filhos de portugueses, índios, africanos, e muitos imigrantes de todo canto do planeta. Falar em espíritos na cultura brasileira é normal. Crescemos cheios de crendices: não se pode passar por baixo de escada; gato preto dá azar; caiu a colher, vem visita mulher, caiu garfo, vem visita homem; e outras tantas idéias sem fundamento. Somos assim, o povo religioso é assim. Tem professor de universidade federal dando aula com cristal na mão para se energizar enquanto fala de filosofia.

E a cúpula evangélica aproveita a onda e pratica um estelionato religioso: oferece uma proposta ritualística que aprisiona, promove a culpa e, principalmente, ilude, porque promete o que não entrega. Aliás, os jornais começam a noticiar que os fiéis estão reivindicando indenizações e processando igrejas por propaganda enganosa.

O evangelho dos evangélicos é estratificado. A base é movida pela ingenuidade e singeleza da fé, e a cúpula é oportunista. A base transita entre o catolicismo, o protestantismo e as religiões-afro, e a cúpula é pragmática. A base é cheia de crendices e a cúpula pratica o estelionato religioso.

O evangelho dos evangélicos é mercantilista, de lógica neoliberal. Nasce a partir dos pressupostos capitalistas, como, por exemplo, a supremacia do lucro, a tirania das relações custo-benefício, a ênfase no enriquecimento pessoal, a meritocracia – quem não tem competência não se estabelece. Palavra chave: prosperidade. Desenvolve-se no terreno do egocentrismo, disfarçado no respeito às liberdades individuais. Palavra chave: egoísmo. Promove a desconsideração de toda e qualquer autoridade reguladora dos investimentos privados, onde tudo o que interessa é o lucro e a prosperidade do empreendedor ou investidor. Palavra chave: individualismo. Expande-se a partir da mentalidade de mercado. Tanto dos líderes quanto dos fiéis. Os líderes entram com as técnicas de vendas, as franquias, as pirâmides, o planejamento de faturamento, comissões, marketing, tudo em favor da construção de impérios religiosos. Enquanto os fiéis entram com a busca de produtos e serviços religiosos, estando dispostos inclusive a pagar financeiramente pela sua satisfação. Em síntese, a religião na versão evangélica hegemônica é um negócio.

O sujeito abre sua micro-empresa religiosa, navega no sincretismo popular, promete mundos e fundos, cria mecanismos de vinculação e amarração simbólicas, utiliza leis da sociologia e da psicologia, e encontra um povo desesperado, que está disposto a pagar caro pelo alívio do seu sofrimento ou pela recompensa da sua ganância.

Em terceiro lugar, o evangelho dos evangélicos é mágico. Promove a infantilização em detrimento da maturidade, a dependência em detrimento da emancipação, e a acomodação em detrimento do trabalho.

Pra ser evangélico você não precisa amadurecer, não precisa assumir responsabilidades, não precisa agir. Não precisa agregar virtudes ao seu caráter ou ao processo de sua vida. Primeiro porque Deus resolve. Segundo porque se Deus não resolver, o bispo ou o apóstolo resolvem. Observe a expressão: “Estou liberando a unção”. Pensando como isso pode funcionar, imaginei que seria algo como o apóstolo ou bispo dizendo ao Espírito Santo: “Não faça nada por enquanto, eles não contribuíram ainda, e eu não vou liberar a unção”.

Existe, por exemplo, a unção da superação da crise doméstica. Como isso pode acontecer? A pessoa passa trinta anos arrebentando com o seu casamento, e basta se colocar sob as mãos ungidas do apóstolo, que libera a unção, e o casamento se resolve. Quem não quer isso? Mágica pura.

O sujeito é mau-caráter, incompetente para gerenciar o seu negócio, e não gosta de trabalhar. Mas basta ir ao culto, dar uma boa oferta financeira, e levar para casa um vidrinho de óleo de cozinha para ungir a empresa e resolver todos os problemas financeiros.

Essa postura de não assumir responsabilidades, de não agir com caráter, e esperar que Deus resolva, ou que o apóstolo ou bispo liberem a unção tem mais a ver com pensamento mágico do que com fé.

Em quarto lugar, o evangelho dos evangélicos tem espírito fundamentalista. Peço licença para citar Frei Beto: “O fundamentalismo interpreta e aplica literalmente os textos religiosos, não sabe que a linguagem simbólica da Bíblia, rica em metáforas, recorre a lendas e mitos para traduzir o ensinamento religioso.” O espírito fundamentalista é literalista, e o mais grave é que o espírito fundamentalista se julga o portador da verdade, não admite críticas, considerações ou contribuições de outras correntes religiosas ou científicas.

Quem tem o espírito fundamentalista não dialoga, pois considera infiéis, heréticos, ou, na melhor das hipóteses, equivocados sinceros, todos os que não concordam com seus postulados, que não são do mesmo time, e não têm a mesma etiqueta. Quem tem o espírito fundamentalista se considera paradigma universal. Dialoga por gentileza, não por interesse em aprender. Ouve para munir-se de mais argumentos contra o interlocutor. Finge-se de tolerante para reforçar sua convicção de que o outro merece ser queimado nas fogueiras da inquisição. Está convencido de que só sua verdade há de prevalecer.

Mais uma vez Frei Beto: “o fundamentalista desconhece que o amor consiste em não fazer da diferença, divergência”. Por causa do espírito fundamentalista, o evangelho dos evangélicos é sectário, intolerante, altamente desconectado da realidade. O evangelho dos que têm o espírito do fundamentalismo é dogmático, hermético, fechado a influências, e, portanto, é burro e incoerente.

Em quinto lugar, o evangelho dos evangélicos é um simulacro. Simulacro é a fotografia mais bonita que o sanduíche. Não me iludo, o evangelho dos evangélicos é mais bonito na televisão do que na vida. As promessas dos líderes espirituais são mais garantidas pela sua prepotência do que pela sua fé. Temos muitos profetas na igreja evangélica, mas acredito que tenhamos muito mais falsos-profetas. Os testemunhos dos abençoados são mais espetaculares do que a realidade dos cristãos comuns. De vez em quando (isso faz parte da dimensão masoquista da minha personalidade) fico assistindo estes programas, e penso que é jogada de marketing, testemunho falso. Mas o fato é que podem ser testemunhos por amostragem. Isto é, entre os muitos que faliram, há sempre dois ou três que deram certo. O testemunho é vendido como regra, mas na verdade é apenas exceção.

A aparência de integridade dos líderes espirituais é mais convincente na TV e no rádio do que na realidade de suas negociatas. A igreja evangélica esta envolvida nos boatos com tráficos de armas, lavagem de dinheiro, acordos políticos, vendas de igrejas e rebanhos, imoralidade sexual, falsificação de testemunho, inadimplência, calotes, corrupção, venda de votos.

A integridade do palco é mais atraente do que a integridade na vida. A fé expressa no palco, e nas celebrações coletivas é mais triunfante, do que a fé vivida no dia a dia. Os ideais éticos, e os princípios de vida são mais vivos nos nossos guias de estudos bíblicos e sermões do que nas experiências cotidianas dos nossos fiéis. Os gabinetes pastorais que o digam: no ambiente reservado do aconselhamento espiritual a verdade mostra sua cara.

Estratificado, mágico, mercantilista, fundamentalista, e simulacro. Eis o evangelho dos “evangélicos”.



publicado por Ed René Kivitz


Muito Bom

Wagner

12 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido num cd esta mensagem, mas li inteirinha ela de novo, sem comentários, muito bom mesmo, principalmente esta passagem: "os fiéis estão reivindicando indenizações e processando igrejas por propaganda enganosa".

    Podia existir pessoas neste pais que lutassem para que muitos outros fizessem o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. E aí Gresder
    Estou te esperando aqui no Rio.

    Você conhece um debate sobre o livro Deus um Delírio?
    Esse debete foi entre Richard Dawkins e Jhon Lenox.
    Veja no youtube. Muito bom

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olha Wagnão, sem palavras este texto maravilhoso do Ed. Rene Kivitz.
    Este é um dos poucos (muitos?) pensadores cristãos que estão tentando salvar do que resta de digno e valoroso ainda no evangelho difundido no Brasil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Wagner publiquei no meu blog o texto referente a avareza e dei os créditos devidos a seu blog. Me visita e opine pois sua opinião é importante porque curto visitar este blog
    Este texto acima esta muito bom, parabéns pela qualidade do blog. abraços

    ResponderExcluir
  5. Existem muitos textos de sabedoria aqui no seu blog. Esse texto é muito intrigante.

    Mais o que mais me intriga é porque tantos homens com tal conhecimento insistem em continuar sob determinada denominação/igreja ou religião.

    O Ed por exemplo, é Batista.

    Engraçado que se vc perguntar a cada um porque não deixa a "organização" eles podem dizer que é pelo pelo povo ou por amor.

    Eu fico triste por ver que mesmo quando acertam em suas palavras... erram em suas vidas.

    Ao menos, gostaria de entender o que se passa em seus corações... se é medo ou algum motivo por menor que seja louvável.

    ResponderExcluir
  6. Julio, é bom tê-lo por aqui.

    O cordão umbilical é muito forte. Eu penso que que o Ed e outros acreditam ainda nas suas igrejas locais, outros acretitam na possibilidade de mudança e outros ficam por acomodação, achando que como todo lugar tem problema, ficam a onde estão.

    Cada um sabe das suas motivações.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Paz, Wagner.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  8. Oí Alexandre
    Muito bom tê-lo por aqui.

    Já estou te seguindo, e sempre que possível estarei comentando por lá.

    Ví pelo teu perfil que você é bem jovem ainda, quem sabe poderemos crescer juntos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Wagnão, eu to rolando de rir com o seu comentário para o ALEXANDRE PITANTE. Hahahahaha

    Não se iluda não, seu barba-de-arão-ungida-profetica-e-sacerdotal. Kkkkkkkkkkkkkk

    Este cara esta indo em todos os blogs existentes da blogosfera, colando e colando este recado spam, que não passa de outra coisa, se não, para promover o blog dele, já vi esse cara, com este mesmo comentário em umas centenas de blogs por ai, até lá na minha sala de heresias, o cara foi lá para colar esse maldito comentário, ao invés de humildemente ler as postagens e comentar. Hahahahahahahaah

    Pode anotar o que eu estou falando, esse cara nunca mais vai aparecer por aqui, pois ele já atingiu o objetivo dele: se auto-promover nos blogs dos outros. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de expressar a minha alegria e satisfação com a forma que você expôs de forma clara e objetiva a sua opinião.


    Parabéns.

    Ramon

    ResponderExcluir
  11. Os falsos profetas continuam e continuarão a se levantar a favor da mentira e da iniqüidade, resta saber quantos estão dispostos a se levantar a favor de Deus pela justiça e eqüidade e sofrer as conseqüências do que isso implica.


    parabéns

    continue assim Vagner.

    ResponderExcluir
  12. Verdadeiroevangelho,
    Seja sempre bem vindo por aqui.

    Agradeço pela motivação, espero estar evoluindo e compartilhando com todos aqueles que desejam mergulhar de corpo inteiro no Espírito do Senhor.

    Um abraço

    ResponderExcluir