sábado, 11 de julho de 2009

Deserto Como Busca do Paraíso



Deserto Como Busca do Paraíso





Para manter firme o canto de Deus em sua vida, o religioso deve se submeter a uma contínua vigilância, deve buscar com todo coração a inocência matinal perdida, ansiar pela purificação do eu de tal forma que Deus não tenha apenas um lugar na vida, mas ocupe todos os lugares do coração. A tradição espiritual do Ocidente chamou a isso de deserto, que é uma categoria geográfica, mas espiritual. Deserto exprime o desnudamento interior, a libertação de tudo o que possa apagar, ofuscar a memória de Deus; o controle sobre todas as imagens e conceitos que perturbem a interioridade ou possam fazer concorrência com o cantus firmus e assim destruir o projeto fundamental que é deixar Deus ser o único Senhor do coração.
Esse repouso dinâmico da contemplação, o religioso conquistará na medida em que se entrega à ruminátio Dei (ruminação de Deus) pela oração, pela meditação, pela vida de serviço desinteressado e pelo diuturno esforço de realizar a experiência de Deus. Viver assim é entrar no paraíso – não paraíso geográfico do homem adamítico, mas o paraíso dentro de si, que é a recuperação da reconciliação e transparência do Divino dentro do coração. Essa integração constituía a justiça original e foi perdida, ao largo do tempo, porque Deus deixou de ser o cantus firmus. Como advertia Thomas Merton, o grande místico e escritor norte-americano dos meados do século XX: O paraíso ainda não é o céu. O paraíso não é a meta final da vida espiritual. É, em realidade, apenas uma volta ao início. É começar de novo, ganhar uma nova chance. O monge que conseguiu atingir a pureza de coração e recuperou, uma certa medida, a inocência perdida por Adão, ainda não terminou a viagem, está apenas pronto para iniciá-la. Está pronto para um novo trabalho “que olho nenhum jamais viu, ouvido nenhum jamais ouviu, nem coração nenhum pôde conceber”. A pureza de coração é o fim intermédio da vida espiritual. O fim último, porém, é o reino de Deus.


Tentando explicar a parábola dizendo:
Quem tem entendimento, entenda.

Experimentar Deus
Leonardo Boff

Wagner

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