sábado, 11 de julho de 2009

O Cantus Firmus: A Memória de Deus e de Jesus Cristo


O Cantus Firmus: A Memória de Deus e de Jesus Cristo


Dar centralidade à experiência de Deus no seguimento de Jesus Cristo significa colocar essa experiência como o projeto fundamental da vida, como o pólo orientador de todas as atividades e o marco para todas as demais referências. A memória de Deus e de Jesus Cristo constitui, para usar uma bela expressão do grande teólogo protestante, mártir da resistência contra Hitler, Dietrich Bonhöffer, o cantus firmus em torno da qual cantam as outras vozes.
A partir de sua experiência de Deus, o religioso contempla o mundo, os homens, as tarefas que devem assumir dentro da igreja e da sociedade. O cultivo consciente do espaço de Deus não leva o religioso a fugir do mundo, mas conferir um colorido novo à sua relação para com o mundo. Sua atitude fundamental deverá ser como aquela de Jesus Cristo, uma atitude contemplativa que lhe permite ver, viver e saborear em todas as coisas a presença misteriosa de Deus. Os trabalhos que executará, os engajamentos que assumirá, os gestos que esboçará não são como os demais gestos, engajamentos e trabalhos. Se for realmente autêntica, sua experiência religiosa os colorirá de uma forma que eles se tornam comunicadores e reveladores dessa experiência de Deus.
Essa experiência de Deus para ser cristã virá calcada na experiência de Jesus Cristo. Isso implicará não somente a vivência da extrema proximidade de Deus, mas também do acolhimento de toda a dimensão de sombras e de trevas que a vida presente pode apresentar. A sombra negra que sempre nos acompanha também é caminho de encontro com Deus; a cruz é a forma dolorosa como nos encontramos com Deus, no completo despojamento e na perda de todas as seguranças que têm como contrapartida uma confiança sem limites naquele que pode transformar a morte em vida e o velho no novo.

Decidi por esse texto para falar quase por parábolas.
Quem tiver entendimento entenda!

Experimentar Deus
Boff Leonardo

Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário