sábado, 11 de julho de 2009

A Tradição Pode Fomentar a Falsa Religião


A Tradição pode Fomentar a Falsa Religião

As tradições muitas vezes são impiedades mascaradas pela beleza e aparente correção da religião. Jesus utilizou as palavras de Isaias para a nação quando se referiu à prática dos fariseus.
Pois este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendido de cor (Is 29.13).
As tradições desenvolvidas pelos homens, independentemente de quão sagradas pareçam, contêm a semente da hipocrisia. As tradições parecem boas, pois controlam as emoções, governam nosso comportamento e tendem, a adquirir posição doutrinal divina. Entretanto, as tradições, em geral, têm um lado negativo. As tradições permanecem porque funcionam e porque as pessoas conseguem vê-las. Segue-se muitas vezes as tradições de forma mecânica e descuidada. Com o tempo, a distinção entre verdade de Deus e nossas tradições fica obscurecida, e temos a tendência de nos apegar com mais tenacidade às tradições humanas que as Sagradas Escrituras.
É mais fácil obedecer às tradições que à verdade de Deus. As tradições, com freqüência, focam as ações, enquanto Deus foca as atitudes que motivam as ações. As tradições podem ser realizadas pelo poder da força interior da pessoa, enquanto a verdade de Deus exige o poder do Espírito. A verdade do Deus vivo exige um relacionamento com ele. Quando as tradições se tornam automáticas, é fácil perder a intimidade.
As nossas tradições fomentam a falsa religião e contribuem para a hipocrisia. Como evitar fomentar a falsa religião com nossas tradições? Devemos trazer as tradições para o nível consciente. Precisamos nomeá-las e afirmá-las como tradições, e não verdades, recusando-nos a dar um valor doutrinal para a tradição. Não precisamos institucionalizar as formas de sentido. É essencial que nos lembremos a quem estamos adorando e como ele quer ser adorado.
“Em espírito e em verdade” João 4.24.

Pense nisso

A Neurose da Religião
Tom Hovestol

Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário