domingo, 12 de julho de 2009

Quem é o Cego?


QUEM É O CEGO?
Evangelho de Marcos 10:46,52

46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

O nome do cego é Bartimeu, Bar = filho; Timeu = afortunado. A história começa com uma sutileza impressionante. Bartimeu é um filho afortunado, mas era cego. O cego que enxerga. Os que enxergam, mas não vêem. O texto diz que o cego estava assentado junto do caminho, mendigando. Ouvindo que era Jesus de Nazaré (vejam a sutileza do texto) o texto diz: Jesus de Nazaré. Quando o cego percebe que ele está passando, começou a clamar, e a dizer filho de Davi tem misericórdia de mim. Notaram a sutileza no texto? Ele ouviu que Jesus de Nazaré estava passando, mas quando começou a clamar ele grita: Filho de Davi! Perceberam a sutileza? Porque Jesus de Nazaré estava passando e ele clama pelo filho de Davi?
Quase sempre damos muita importância as exterioridades do texto, perdendo a essência da mensagem que está por traz das linhas escritas.
Para a multidão e para os fariseus que queriam pegar Jesus em alguma falta, Jesus é apenas Jesus de Nazaré. Assim o texto denuncia que muitos que enxergam não conseguem ver e muitos cegos estão vendo. Jesus está denunciando um grupo de pessoas que tem olhos mas não vêem, que tem ouvidos mas não ouvem.
Enquanto muitos estão discutindo exterioridades como: devemos comer sem lavar as mãos ou não, que tipo de música devemos tocar nas igrejas, que tipo de roupa devemos vestir, quem está qualificado para o ministério e etc.
Assim como o texto denuncia a cegueira dos que viam, denuncia todo aquele que enxergando, promove apenas o mesmo espírito dos fariseus defensores da religião, mas só enxergam Jesus de Nazaré e não o filho de Davi.
Meus amigos, tem muito “cego” enxergando mais do que muitos pastores, e muitos pastores que só vêem Jesus de Nazaré passando. Cegos pela sua religião, estão de mãos dadas com os fariseus, enxergando Jesus no mesmo nível da religião hipócrita, cega, cercada de estereótipos, mas sem nada dentro do coração. Zelosos por fora, mas podres por dentro.

Pense nisso
Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário